Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura realiza treinamento para primeiro simulado do Programa Educa+Manaus 
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura realiza treinamento para primeiro simulado do Programa Educa+Manaus 
Manaus

Prefeitura realiza treinamento para primeiro simulado do Programa Educa+Manaus 

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Aproximadamente 600 profissionais da REDE Municipal de ensino vão aplicar o primeiro simulado do Programa Educa+Manaus, nesta sexta-feira, 10/3, em todas as unidades envolvidas na ação. Para isso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou na tarde desta terça-feira, 7/2, o treinamento do certame no auditório da Semed.

O Educa+Manaus começou no primeiro dia de aula, 6/2, e abrange 336 escolas da REDE municipal. Todo esse planejamento da Semed vai preparar 40 mil estudantes, das turmas de 5º e 9º ano, para as avaliações do Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb), que serão realizadas entre 25/10 e 3/11 deste ano.

A metodologia se alinha à meta estratégica 5 do Plano Nacional de educação, que visa alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental.

“Esse programa já deu certo. E gente, multipliquem essas informações, as nossas ações, e vamos nos envolver nesse relacionamento, pois estamos num relacionamento com a educação para mudarmos para melhor a educação de Manaus. Parabéns para todo mundo que está entregue nesse projeto e vamos para cima”, falou a secretária municipal de educação, professora Dulce Almeida, durante o treinamento.

Sobre o treinamento, o chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), Leandro Anjos, ressaltou que a ideia é passar informações para subsidiar o trabalho dos aplicadores, no dia do primeiro simulado do Educa+Manaus.

“Hoje, é o treinamento dos nossos aplicadores, são assessores que trabalham nas três subsecretarias da Semed. Eles aprenderam sobre o preenchimento do cartão, da organização da turma, da acolhida dos estudantes, do tempo de prova, do tempo de recolhimento e entrega ao gestor da escola, enfim, são informações importantes e primordiais para aplicação do simulado”, explicou Anjos.

O Educa+Mais tem inicialmente duas ações: sequência didática e sexto tempo, que inicia nesta quarta-feira; e já nesta sexta-feira tem o simulado, a terceira ação do programa. Depois do certame, a ideia é mensurar a proficiência dos alunos, ou seja, o aprendizado dos alunos de 5º e 9º ano da REDE municipal de ensino, segundo o chefe da DAM.

“Então, qual é o objetivo do simulado? Verificar o nível de proficiência desse estudante na sequência didática. Então, uma vez que eu tenha o resultado do simulado eu vou conseguir ir para uma próxima Educa+. Queremos dividir a turma em duas turmas para 6º tempo, que é uma turma para aprofundar conhecimento e outra para reforçar esse conhecimento. Ou seja, o estudante PODE estar dividido em duas fases. Aqueles alunos que tiverem um bom desempenho irão para uma turma para aprofundar esse conhecimento e aqueles com conhecimento abaixo do esperado estarão numa turma reforço para nivelar esses estudantes, após toda essa aplicação e toda a tabulação de dados dos simulados”, frisou Leandro. 

Uma das aplicadoras do simulado será a assessora pedagógica da Divisão Leste 1, Marisol Moura. Segundo ela, as informações repassadas serão fundamentais para saber como Agir no dia do simulado.

“Precisamos ter essas informações para que a gente faça uma aplicação correta com os alunos. Precisamos saber como ajudar alunos com deficiência, por exemplo, então há muitos detalhes que nós aplicadores precisamos estar a pá para saber o que fazer no dia 10 de março”, disse Marisol.

No total, durante o ano letivo, são 12 provas, sendo nove simulados do Educa+Manaus, duas Avaliações de Desempenho do estudante (ADE) e uma avaliação de diagnóstico Pró-Saeb.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAuVHG

Tags:Educação BásicaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Licenciamento urbano e inovação em gestão são temas de podcast nesta quarta-feira
Próximo artigo Atletas classificados para o Brasileiro de Jiu-Jítsu iniciam trâmites para receber passagens aéreas da Prefeitura de Manaus

Mais notícias desta categoria

Seletivas da 27ª Municipíadas começam na DDZ Centro-Sul

33 minutos atrás

Prefeitura intensifica serviços no igarapé do Passarinho

1 hora atrás

Minha Casa Minha Vida: Prefeitura orienta sobre inscrições

2 horas atrás

Sine Manaus oferta 396 vagas de emprego nesta quarta-feira, 15/4

2 horas atrás

Prefeitura informa novo cronograma dos editais da Pnab 2º ciclo

2 horas atrás

Prefeitura intensifica operação ‘Trânsito Seguro’ na zona Leste com abordagem de 373 veículos

3 horas atrás

Prefeitura abre vagas para castração de cães e gatos no CCZ Manaus nesta quarta-feira

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga processo seletivo para preceptores da Residência Multiprofissional

6 horas atrás

Prefeitura avança com recuperação asfáltica no Distrito Industrial 2

21 horas atrás

Prefeitura intensifica recuperação asfáltica no bairro São Francisco

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recapeamento no Centro

22 horas atrás

Prefeito Renato Junior prestigia posse de novos juízes do TJ-AM

22 horas atrás
Prefeitura de Manaus avança em obras de engenharia e na Oca Niemeyer no parque Encontro das Águas Rosa Almeida
Educação da prefeitura é destaque em conferência internacional
Guarda Municipal prende dupla por roubos na zona Leste
Prefeitura tem alta de 25% no volume de fiscalização em postura no mês de março
PMM leva serviços essenciais à população na Ponta Negra
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?