O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, explica que o sorteio é a forma mais democrática para manter a imparcialidade e transparência do festival. “Estamos alinhados com o secretário Marcos Apólo, e seguindo o que determina o regulamento, que passou pela aprovação dos grupos. Estamos trabalhando para fazer o melhor festival dos últimos tempos”, disse.
O sorteio vai definir a ordem de apresentação dos grupos folclóricos, iniciando pela “mostra folclórica”, seguida pela categoria Bronze, depois a Prata, e finalizando com a Ouro e Bois-Bumbás. Além do secretário de Cultura do governo e do diretor-presidente da Manauscult, estarão presentes os representantes legais das associações credenciadas, responsáveis pelos grupos folclóricos.
Após o sorteio, não serão aceitos pedidos de alteração na ordem de apresentação. Na oportunidade, a Prefeitura de Manaus realizará o pagamento do fomento que corresponde a quase R$ 1,2 milhão para 78 grupos, sendo 45 da categoria Prata e 30 da categoria Bronze. Além deles, os bois-bumbás Galante, Garanhão e Corre Campo também receberão o fomento, totalizando 78 grupos contemplados pelo edital.
— — —
Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
Foto – João Viana/Semcom