Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura realiza curso informal de autocuidado na zona Norte
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prefeitura realiza curso informal de autocuidado na zona Norte
Gestão EstadualGestão Municipal

Prefeitura realiza curso informal de autocuidado na zona Norte

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Visando qualificar as pessoas com hipertensão arterial ou diabetes para o controle dessas condições e a prevenção de agravos comumente associados a elas, a Prefeitura de Manaus abre uma nova turma do Curso Informal sobre Autocuidado para Hipertensos e Diabéticos, na quarta-feira e na quinta, 17 e 18/4. A nova turma do curso, coordenado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), é voltada a usuários da zona Norte e acontecerá no auditório da unidade de saúde da Família (USF) Amazonino Mendes, no bairro Lago Azul.

O curso será realizado no horário matutino, com início às 8h30 nos dois dias. Os interessados podem realizar a inscrição, de forma presencial e gratuita, na USF Amazonino Mendes, na avenida da Esperança, 550, ou na USF Dr. José Figliuolo, na rua Rio Maicuru, s/n, conj. Viver Melhor, ambas situadas no bairro Lago Azul.

No curso, os usuários terão orientações sobre autocuidado, hábitos saudáveis, qualidade de vida e prevenção de doenças ligadas à hipertensão arterial e ao diabetes, a exemplo de insuficiência renal, pé diabético e doenças cardíacas. A formação inclui conhecimentos básicos acerca das condições crônicas, e noções de outras áreas da saúde, como educação física, saúde bucal, farmácia e nutrição.

“Também vamos apresentar aos participantes o programa HiperDia, ofertado na REDE básica municipal e que é voltado justamente ao cadastro e acompanhamento de usuários hipertensos e diabéticos”, antecipa a chefe do Núcleo de Atenção à saúde de Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, enfermeira Nádia Brito.

Segundo Nádia, o curso informal reúne conhecimentos essenciais para o dia a dia de usuários com condições crônicas, incluindo cuidados na aferição da pressão arterial; manejo de insulinas e outras medicações; cuidados com os pés; higiene bucal; alimentação saudável, com foco em plantas, frutas e verduras regionais; e benefícios das atividades físicas e das Práticas Integrativas Complementares de saúde (Pics).

“Essas orientações e cuidados contribuem para que a pessoa consiga manter seus indicadores de saúde em níveis adequados, propiciando para ele ou ela maior qualidade de vida e bem-estar, e prevenindo doenças decorrentes da hipertensão e do diabetes”, aponta Nádia.

A turma será conduzida por uma equipe multidisciplinar, contando com profissionais das USFs Amazonino Mendes e Dr. José Figliuolo, gerenciadas pelo Distrito de saúde (Disa) Norte, entre enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e cirurgiões-dentistas.

Próxima turma

Após a zona Norte, a Semsa Manaus realiza uma nova turma do Curso Informal sobre Autocuidado para Hipertensos e Diabéticos para os usuários hipertensos e diabéticos da área do Disa Oeste, nos dias 24 e 25 deste mês, também no horário matutino. A atividade será no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, bairro Compensa.

As inscrições para a próxima turma da formação são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/PLWyAVCWGBeTMxVG9.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

   

Tags:capaManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus divulga informe epidemiológico de arboviroses
Próximo artigo Sine Manaus tem 219 vagas de emprego nesta terça-feira, 16/4

Mais notícias desta categoria

Pop Rua Jud AM: Cidadania e Cuidado em Manaus

14 horas atrás

Circuito da Mulher – Ações da Prefeitura de Manaus

15 horas atrás

Projeto de Niemeyer: Transformação em Encontro das Águas

18 horas atrás

Respeito aos idosos – Construindo uma sociedade justa

19 horas atrás

Subsídio Entrada do Meu Lar: Oportunidade de Sonho

1 dia atrás

UEA promove 1º Simpósio Internacional de Medicina Tropical

2 dias atrás

Perfis Genéticos Forenses – O Destque do Amazonas

2 dias atrás

Sociobiodiversidade: O Amazonas brilha em Macau

2 dias atrás

Obras no Centro de Manaus: Transformação Social

3 dias atrás

Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas

5 dias atrás

Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte

5 dias atrás

Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional

5 dias atrás
Parintins: Transformação Urbana e Investimentos Históricos
Amazonas e Argentina: Turismo em Conexão
Sífilis em Manaus: Crescimento Alarmante Entre Jovens
Prefeito David Almeida atua em chuvas intensas em Manaus
Zona Franca de Manaus: Seu Impacto na Economia
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?