Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura realiza ação de sensibilização sobre os direitos da pessoa idosa em shoppings de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura realiza ação de sensibilização sobre os direitos da pessoa idosa em shoppings de Manaus
Manaus

Prefeitura realiza ação de sensibilização sobre os direitos da pessoa idosa em shoppings de Manaus

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
fadcde29 2059 4eef 8675 ae9df82d4651

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), promoveu, na segunda e terça-feira, 23 e 24 de junho, uma ação de sensibilização e panfletagem nos shoppings Sumaúma Park Shopping, na zona Norte, e shopping Cidade Leste, na zona Leste da capital. A atividade integra a programação do “Junho Violeta”, campanha dedicada à conscientização, combate e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

Durante a ação, equipes técnicas da FDT distribuíram materiais informativos e educativos, com orientações sobre os direitos da pessoa idosa, tipos de violência mais comuns (como negligência, abuso financeiro e violência psicológica), além de divulgar os canais oficiais de denúncia, como o Disque 100 e o Disque Idoso 165, da Prefeitura de Manaus.

A mobilização buscou sensibilizar frequentadores, lojistas e trabalhadores dos centros comerciais, levando à reflexão sobre a responsabilidade coletiva no cuidado com as pessoas idosas, que representam uma parcela de 9,7% da população da cidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A violência contra a pessoa idosa, muitas vezes, começa com atitudes simples, como a indiferença ou o desrespeito cotidiano. Estar presente em locais de grande circulação, como os shoppings, é fundamental para despertar a consciência da população. O ‘Junho Violeta’ é um convite à reflexão coletiva e ao compromisso com o envelhecimento digno”, afirmou o presidente da FDT, Eduardo Lucas.

A receptividade do público foi positiva. Para o comerciante Paulo Teixeira, de 57 anos, morador do bairro São José, ações como essa fortalecem o respeito e aproximam o poder público da realidade das comunidades.

“Essas ações precisam acontecer sempre, porque muita gente ainda não entende que o idoso tem direito a respeito e atenção. Essa mobilização ajuda a mudar mentalidades. Que bom ver isso aqui, no lugar onde a gente trabalha e convive todo dia”, destacou.

As atividades do “Junho Violeta” seguem até o fim do mês com uma programação diversa, que inclui palestras educativas, rodas de conversa e ações culturais.

— — —

Texto e fotos – Fábio Simões/FDT

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20250521164038599 768x473 1 Comissão aprova inclusão de QR code em carteira de identificação de pessoa com autismo
Próximo artigo SEMA Recicla Galera FOTO Aguilar Abecassis 1024x682 1 Festival de Parintins 2025: ‘Recicla, Galera’ entrega 250 itens entre EPIs e uniformes para Associação de Catadores

Mais notícias desta categoria

0392bfc6 f2fb 4f17 87a1 485b4fbf6ec5 1024x768 1

Prefeitura de Manaus realiza 13ª Feira de Ciências em escola da zona Norte

12 horas atrás

Manaus terá aquário municipal com peixes amazônicos e rooftop com vista para o rio Negro

13 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 191741 1

Centro de Manaus vai receber mutirão de serviços com ações de infraestrutura, limpeza e ordenamento a partir de 4 de agosto

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva auxílio às famílias afetadas pela cheia no rio Negro

15 horas atrás

Capacitação com foco no teste do pezinho

16 horas atrás
exposicao Antes do Angulo 5

Museu da Cidade recebe exposição ‘Antes do Ângulo’

17 horas atrás
Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro Sao Raimundo 3

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro São Raimundo

17 horas atrás

Recuperação de rua na comunidade Novo Reino

17 horas atrás

Prefeito em exercício faz balanço dos últimos sete dias da gestão

17 horas atrás
Prefeitura intensifica limpeza e mobilizacao no bairro Japiim para acabar com lixeira irregular no entorno de UBS

Prefeitura intensifica limpeza e mobilização no bairro Japiim para acabar com lixeira irregular no entorno de UBS

18 horas atrás

Prefeitura urbaniza área degradada no Santa Etelvina

18 horas atrás

Sinalização em frente a escolas e em vias estratégicas

19 horas atrás

USF Rosa Almeida terá atendimentos suspensos neste sábado

Prefeitura de Manaus realiza formatura de alunos do Programa Ampliando Horizontes da rede municipal de Educação

Casa Manauara: Prefeito Renato Junior transforma vidas

Manutenção viária e melhora mobilidade urbana no bairro Alvorada

Prefeitura de Manaus pavimenta ladeiras no ramal Rio Branquinho

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?