Com objetivo de observar e compreender como cada criança aprende, interage e se desenvolve, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 17/11, a 2ª Avaliação Diagnóstica do projeto Aprende+ na educação infantil – pré-escola, com crianças dos 1º e 2º períodos. A iniciativa conta com a participação de professores e gestores de todos os Centros Municipais de educação infantil (Cmeis) da REDE municipal de ensino. A ação continua nesta terça-feira, 18/11.
A Avaliação Diagnóstica possibilita à Semed, uma visão ampla do desenvolvimento das crianças que participam do projeto Aprende+. O levantamento permite identificar avanços relacionados à oralidade, leitura, escrita, conhecimentos matemáticos e científicos, além da compreensão sobre a transformação da natureza. Os resultados oferecem um olhar sensível e reflexivo sobre a prática e a intencionalidade pedagógica, contribuindo para um acompanhamento efetivo do processo de aprendizagem.
A chefe da Divisão de educação infantil (DEI) da Semed, Cláudia Magalhães, afirmou que a ação marca um momento importante para a educação infantil, pois qualifica os processos de orientação, formação, assessoramento pedagógico e prática docente, além de fortalecer a apropriação da função social da leitura e da escrita.
“Com a Avaliação Diagnóstica do projeto Aprende+, conseguimos um retrato do impacto do trabalho pedagógico realizado pelas escolas. Essa avaliação nos ajuda a entender como cada criança avança em seu próprio tempo e orienta o professor a ajustar suas práticas. O assessoramento é feito em parceria com as Divisões Distritais Zonais (DDZs), que têm um papel essencial no acompanhamento das escolas. Avaliamos processos e não crianças, para que o professor identifique seus avanços, compreenda os desafios e desenvolva estratégias que garantam inclusão e desenvolvimento para todas as infâncias”, afirmou.
A gestora Vânia Santos, do Cmei Irmã Evelina Trindade, no bairro Colônia Terra Nova, destacou que a Avaliação Diagnóstica na educação infantil é fundamental para compreender o desenvolvimento de cada criança. Segundo ela, a avaliação não é classificatória; serve para identificar habilidades já consolidadas, necessidades específicas e as melhores formas de apoio.
“Com base nesses dados, o professor planeja atividades mais significativas, ajusta estratégias e organiza os espaços para garantir que todas as crianças avancem. A avaliação também aproxima as famílias do processo de aprendizagem, orientando sobre como estimular a criança em casa e fortalecendo vínculos. Para os pequenos, o principal benefício é receber intervenções pedagógicas mais precisas e respeitosas com seu tempo de aprender”, explicou a gestora.
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Texto – Jorgiane Castinares/Semed
Fotos – Divulgação Semed


