Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura publica decreto e Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece Situação de Emergência em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura publica decreto e Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece Situação de Emergência em Manaus
Manaus

Prefeitura publica decreto e Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece Situação de Emergência em Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu, na tarde desta segunda-feira, 13/3, a Situação de Emergência da capital amazonense em decorrência das fortes chuvas do último domingo, 12, que resultaram em um deslizamento de barranco que soterrou 11 casas, levando oito pessoas a óbito no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

O prefeito David Almeida informou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, que decretaria a Situação de Emergência e que já tem uma audiência marcada com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, 14, para tratar de soluções definitivas para ocorrências desse tipo. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) na noite desta segunda-feira, assinado pelo prefeito; pelo secretário Chefe da Casa Civil, Rafael Bertazzo; e pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes.

“Nós já temos contratos para essas ações e para facilitar o repasse de recursos federais, eu vou decretar (a situação de emergência). Inclusive, estava com o secretário nacional de Defesa Civil conversando sobre isso, e nós estaremos amanhã com o presidente (da República) levando todo o levantamento dessas áreas e do que aconteceu no dia de ontem. Já levo o decreto em mãos para o governo federal. Com isso, agiliza a tramitação para a liberação de recursos”, informou Almeida.

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que a habitação também será pauta prioritária no encontro. O prefeito defende que as políticas nacionais de habitação são ferramentas essenciais para reduzir ocupações irregulares, desmatamentos e tragédias como a que ocorreu no último domingo. Segundo David Almeida, “é preciso garantir moradia digna às pessoas” (que vivem em áreas de risco).

Na atual administração municipal, uma série de investimentos vêm sendo realizados para amenizar os impactos das fortes chuvas, sobretudo no período de inverno: limpeza e desassoreamento de igarapés, contenção de grandes erosões (voçorocas), construção de redes de drenagens superficiais e profundas, desentupimento de milhares de bueiros, entre outras ações.

Residências interditadas

Com mais de 130 residências interditadas, só no bairro Jorge Teixeira, a Prefeitura de Manaus, por intermédio do Comitê de Gestão de Crise, vem realizando uma força-tarefa com diversos órgãos, para garantir o apoio às famílias afetadas. E entre as ações já garantidas pelo prefeito, o auxílio-aluguel.

Foram 97,2 milímetros de chuva no domingo, número que colocou a cidade em estágio de atenção, resultando em 110 registros pela Central 199 da Defesa Civil. Já nesta segunda-feira, mesmo com o baixo índice pluviométrico, mais ligações foram recebidas.

O Comitê de Gestão de Crise continua ativo até que o status da cidade volte à normalidade e as ocorrências de maior impacto sejam totalmente atendidas.

— — —

Texto – Divulgação / Casa Civil e Semseg

Foto – Divulgação / Semcom

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de ManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto aumenta pena para crimes contra patrimônio durante vigência de calamidade pública
Próximo artigo Regularização fundiária de áreas da Suframa é tema de reunião promovida pelo deputado Sinésio Campos

Mais notícias desta categoria

Maternidade Moura Tapajóz faz matriciamento de hospitais do Tocantins sobre contato pele a pele na primeira hora de vida

1 hora atrás

Ecoponto Zona Sul mobiliza bairro Educandos para ação social com foco em mulheres empreendedoras

1 hora atrás

Manaus promove Convenção de Metas 2026 e incorpora inteligência artificial ao monitoramento da prefeitura

2 horas atrás

Projeto Educação em Acordo do Procon Manaus negocia dívidas e permite retorno de estudantes à graduação

2 horas atrás

Manaus amplia prevenção ao câncer do colo do útero com campanha Março Lilás e oferta de exames em UBSs

4 horas atrás

Semed encerra primeiro módulo do Proleei para fortalecer leitura e escrita de crianças de 4 e 5 anos em Manaus

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus e MP-AM alinham projeto Escola em Paz para implementação e expansão em 2026

6 horas atrás

Inscrições para composição do Conselho de Mobilidade Urbana

6 horas atrás

Edital do IMMU seleciona entidades para compor Conselho de Mobilidade Urbana de Manaus no biênio 2025-2027

6 horas atrás

Detecta APS mobiliza Semsa e Einstein para qualificar rastreamento do câncer de mama e do colo do útero em Manaus até setembro

8 horas atrás

Prefeitura fortalece prevenção do câncer de mama e do colo do útero por meio do projeto Detecta APS

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre processo seletivo para projeto Qualidade de Vida no Trabalho com vagas para níveis médio e superior

8 horas atrás
Reinauguração do Cmei Professor Calixto Pereira Cavalcante em Manaus após reforma completa amplia atendimento
Nota Premiada Manaus encerra sorteios de 2025 e Prefeitura de Manaus distribui R$ 400 mil em prêmios
Prefeitura de Manaus e TCE-AM ampliam parceria para capacitação de servidores da educação municipal
Linha 085 passa a atender novas ruas do Colônia Antônio Aleixo
Prefeitura altera itinerário da linha 085 para ampliar atendimento no Colônia Antônio Aleixo a partir de segunda-feira, 2/3
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?