Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura promove visita de vinculação de gestantes ribeirinhas à maternidade Moura Tapajóz
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura promove visita de vinculação de gestantes ribeirinhas à maternidade Moura Tapajóz
Manaus

Prefeitura promove visita de vinculação de gestantes ribeirinhas à maternidade Moura Tapajóz

5 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Com o apoio de equipes de saúde da Prefeitura de Manaus, gestantes moradoras das comunidades ribeirinhas Nossa Senhora do Livramento e Nossa Senhora de Fátima, e entornos, na zona rural, realizaram, na manhã da quinta-feira, 10/4, a visita de vinculação à maternidade Moura Tapajóz (MMT), no bairro Compensa, zona Oeste. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio do Distrito de saúde (Disa) rural e da unidade materno-infantil municipal.

As gestantes tiveram o apoio da Semsa para o traslado até a MMT, sendo transportadas em uma lancha e um micro-ônibus da secretaria nos percursos entre as comunidades ribeirinhas e a marina do Davi, no bairro Ponta Negra, zona Oeste, e entre a marina e a maternidade. As oito usuárias que fazem acompanhamento pré-natal na unidade de saúde da Família (USF) Nossa Senhora de Fátima e na USF Nossa Senhora do Livramento, além de quatro acompanhantes, participaram da visita.

A chefe da Divisão de Atenção à saúde da Mulher, Lúcia Freitas, explicou que as visitas de vinculação são asseguradas às grávidas assistidas no Sistema Único de saúde (SUS), dando a elas oportunidade de conhecer a maternidade onde, possivelmente, terão seus bebês. Conforme a gestora, isso contribui para fortalecer a saúde da mãe e da criança e auxilia inclusive na redução da mortalidade materno-infantil.

“As populações que vivem em localidades ribeirinhas são de grande vulnerabilidade social e têm maior dificuldade de locomoção e acesso às maternidades situadas na área urbana, daí o esforço grande da Semsa em apoiar as mulheres que moram nessas áreas”, destacou.

Para o diretor do Disa rural, Rubens Souza, os recursos humanos e logísticos empregados na iniciativa, com equipes de saúde e veículos de transporte fluvial e terrestre, refletem o empenho da Semsa para o reforço no referenciamento das gestantes às maternidades. A ação contou com dez servidores da Semsa, entre enfermeiras, agentes comunitários de saúde (ACS) e condutores dos veículos.

“Seguindo orientação do prefeito David Almeida e da secretária Shádia Fraxe, estamos fazendo um SUS diferenciado, mais inclusivo, criando mecanismos para fortalecer o acolhimento e atendimento das usuárias nas instituições que vão recebê-las para o parto dos filhos”, afirmou.

A responsável técnica da área de saúde da Mulher do Disa rural, Rosa Belota, lembrou que o projeto de apoio ao referenciamento de gestantes do distrito começou a ser gestado nos fóruns de vinculação, quando foram apontadas as dificuldades geográficas, econômicas e sociais vivenciadas pelas usuárias na locomoção até a área urbana da capital.

“O objetivo é que as mulheres que vivem na zona rural tenham acesso aos mesmos serviços disponíveis para aquelas que vivem na zona urbana. Os desafios e dificuldades são grandes, mas a prefeitura e as equipes de saúde estão empenhadas para chegar a esse resultado”, assegurou a técnica.

Visita

Na MMT, as visitantes conheceram os ambientes e as equipes de saúde multiprofissionais que atuam na unidade materno-infantil, receberam orientações e esclareceram dúvidas sobre a importância do pré-natal, a preparação para o parto e os direitos de pacientes e acompanhantes, entre outros temas relacionados à gestação e ao parto.

Rosa Belota apontou que as visitas de vinculação proporcionam mais tranquilidade e segurança para as mães. “Quando a gestante sabe o que esperar, sabe o momento de buscar a maternidade e quais os serviços oferecidos lá, tudo isso empodera essa mulher e permite que ela seja integrada na REDE de serviços ofertados pela prefeitura”.

A enfermeira da USF Nossa Senhora de Fátima, Samara Franco, acompanhou as gestantes durante a visita e relatou que elas demonstraram satisfação com a atenção e o acolhimento das equipes, sentindo-se mais próximas da instituição.

“Elas passaram a ver a maternidade de forma mais humanizada. E esse é justamente o nosso papel: assegurar a essas mulheres que estamos ali para ajudar, que elas são protagonistas no processo do parto, sempre com o intuito de fortalecer a saúde materno-infantil”, disse.

acolhimento

Entre as gestantes atendidas na ação estava Rita Viana, de 23 anos, da comunidade Nossa Senhora de Fátima. Em sua segunda gestação, hoje com 25 semanas, ela contou ter gostado de conhecer os espaços e a equipe da MMT durante a visita. “Foi muito bom, foram muito atenciosos. Achei importante esse cuidado dos profissionais de saúde com as mães e os bebês em gestação”, afirmou.

Moradora da comunidade Agrovila, Rayane Bastos, 27, disse que a visita foi uma experiência nova. “É a primeira vez que estou conhecendo a maternidade onde vou ter meu neném e, para mim, foi um privilégio, eu me senti muito acolhida pelos profissionais de saúde e da assistência social”, relatou Rayane, gestante de oito semanas.

Mesmo não sendo mãe de primeira viagem, Lucileia Coelho, que vive da comunidade Julião, avaliou a visita como uma boa oportunidade para afastar os temores com o parto. Aos oito meses, ela se prepara para dar à luz novamente após 13 anos do nascimento do seu outro filho.

“Estava com um pouco de medo antes, mas fiquei muito alegre de ter ido à maternidade antes de ter o bebê. Foi uma experiência boa, conhecemos os espaços e como funciona o atendimento, e com isso aprendemos a lidar mais com o medo”, concluiu.

Direito

As visitas de vinculação constituem direito das gestantes, conforme a Lei nº 11.634/2007, que garante às usuárias o conhecimento e a vinculação prévia à maternidade na qual provavelmente será realizado o seu parto e/ou na qual ela será atendida nos casos de intercorrências no pré-natal.

O encaminhamento é realizado durante o pré-natal e a vinculação efetiva ocorre por ocasião da visita na maternidade, orientada pela equipe da unidade de saúde que acompanha a gestante.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ‘Sine nos Bairros’ nas zonas Leste e Oeste neste fim de semana
Próximo artigo Estratégia de monitoramento para a Maratona de Manaus 2025

Mais notícias desta categoria

Prefeitura alerta usuários que planejam ir à COP 30 para importância da atualização vacinal

43 minutos atrás

Prefeitura de Manaus informa suspensão temporária de atendimentos no Caps AD Leste nesta sexta-feira, 12/9

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus leva asfalto e transforma realidade da comunidade Monte Sião, no Jorge Teixeira

3 horas atrás

Prefeitura e Finatec discutem avanços no sistema de drenagem

3 horas atrás

Prefeitura recebe estudantes do CMPM 7 durante visita à Semulsp

3 horas atrás

Prefeito vistoria três conjuntos habitacionais na zona Oeste

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus fiscaliza serviços de transporte na avenida Autaz Mirim

4 horas atrás

Sine Manaus oferta 364 vagas de emprego nesta sexta–feira, 12/9

4 horas atrás

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em setembro para recadastramento

5 horas atrás

Claudemir José Andrade

8 horas atrás

Procon Manaus promove treinamento do Núcleo de Apoio ao Superendividado

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove aulas de ginástica para idosos no Parque Municipal do Idoso

22 horas atrás
Prefeitura elimina mais de 230 lixeiras irregulares em Manaus na primeira semana de setembro
Abertura do ‘Setembro Amarelo’ na rede municipal de ensino
Prefeito vistoria UBSs de porte 4 e acompanha obras do Implurb
Ageman multa Águas de Manaus em R$ 313 mil por falha técnica em obra no Vieiralves
Prefeitura de Manaus autua veículos pesados por desrespeitar zona de restrição
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?