Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura promove encontro com foco em doença falciforme para profissionais de saúde bucal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura promove encontro com foco em doença falciforme para profissionais de saúde bucal
Manaus

Prefeitura promove encontro com foco em doença falciforme para profissionais de saúde bucal

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

O atendimento a pessoas com doença falciforme na Atenção Primária à saúde (APS) foi tema do evento realizado pela Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira, 14/6, no auditório do Centro Universitário do Norte (UniNorte), no bairro Cidade Nova, zona Norte. A iniciativa, voltada a profissionais de saúde bucal e realizada em referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre Doença Falciforme, no dia 19 de junho, visa aprimorar o atendimento a usuários com essa condição na REDE básica.

Realizado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Ações Estratégicas do Distrito de saúde (Disa) Norte, em parceria com os programas de saúde Bucal e saúde da População Negra da pasta, o encontro promoveu palestras para odontólogos, auxiliares e técnicos de saúde do Disa Norte. Ao todo, 150 profissionais participaram do evento.

A diretora do Disa Norte, Paola Oliveira, explica que as pessoas com a doença falciforme são mais suscetíveis a problemas de saúde bucal, daí a importância de sensibilizar os profissionais da área para o atendimento a essa população na atenção básica.

Segundo a gestora, o Disa Norte tem 29 casos identificados de pacientes com a doença, que são referenciados para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

“Quando atuamos nessa área dentro do Distrito, isso fortalece a atenção primária. Deixamos de encaminhar para o centro de referência porque temos condições de tratar aqui”, aponta.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Disa Norte, Aline Artini, enfatiza que o Distrito vem realizando ações de sensibilização sobre a doença falciforme para os profissionais de saúde bucal desde 2019, de forma a aperfeiçoar o atendimento a esse público.

“Queremos facilitar o acesso desses pacientes aos serviços de saúde bucal, visto que muitos não têm condição de ir ao Hemoam. Como atenção primária, Podemos dar suporte nesse atendimento”, afirma.

Palestras

A programação do evento teve palestras com foco no manejo clínico-odontológico de pacientes com doença falciforme na Atenção Primária, e na atualização dos fluxos de encaminhamento aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), gerenciados pela Semsa.

Palestrante do encontro, o cirurgião-dentista da Fundação Hemoam, Cleber Nunes Alexandre, destacou que, dentro do grupo das doenças falciformes, a anemia falciforme é a mais recorrente no Amazonas e uma das mais passíveis de causar complicações.

“O cirurgião-dentista tem que estar capacitado a identificar essas complicações para melhorar a qualidade de vida do paciente, dando o atendimento odontológico adequado para ele”, disse Cleber, assinalando que esse atendimento PODE abranger desde procedimentos preventivos até outros mais invasivos, como a extração dentária.

“O objetivo é mostrar aos cirurgiões-dentistas que o paciente com doença falciforme também PODE ser atendido nas Unidades Básicas de saúde e não somente nos centros de referência”, complementou.

Entre os participantes do evento esteve a cirurgiã-dentista Nara Munik, residente na unidade básica de saúde (UBS) Sálvio Belota, situada no bairro Santa Etelvina. Ela ressaltou tanto a oportunidade de atualização profissional como de fortalecimento dos serviços da atenção básica.

“Foi muito importante, para me deixar mais segura para acolher esses pacientes e realizar os procedimentos básicos que temos condições de realizar nas nossas UBSs. Assim compartilhamos a atenção a esses usuários junto com a alta complexidade, melhorando o acesso deles aos atendimentos básicos e o acolhimento nas nossas unidades”.

O evento teve ainda palestras com os cirurgiões-dentistas do CEO Norte, Cristiano Cardoso Behring e Mauro Luiz Barros; e a técnica de saúde Bucal do Disa Norte, a cirurgiã-dentista Ellen Cristina Costa, que abordou os critérios de encaminhamento para o CEO Norte.

Origem genética

A doença falciforme é uma doença genética, hereditária, caracterizada por alterações nos glóbulos vermelhos, dificultando a passagem de oxigênio para os órgãos. Se não tratada, PODE causar anemia crônica, crises dolorosas, retardo no crescimento, infartos, acidentes vasculares cerebrais, entre outras complicações.

Estimativas apontam que, no Brasil, surgem a cada ano cerca de três mil novos casos da doença, que é mais comum em pessoas da raça negra, mas PODE ocorrer também em pessoas de raça branca ou parda, em razão da intensa miscigenação no país.

O diagnóstico é feito na triagem neonatal, com o teste do pezinho. O tratamento requer acompanhamento médico por toda a vida, baseado num programa de atenção integral e envolvendo profissionais de saúde de diversas áreas.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Graziela praia / Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAHK3S

Tags:AcidentesManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Reunião com senador Davi Alcolumbre aborda integração e desenvolvimento dos Estados da área de abrangência da Suframa
Próximo artigo ​Conselheiro-substituto do TCE-AM suspende pregão da SSP-AM por indícios de irregularidades

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus disponibiliza episódio do podcast sobre esporotricose humana com orientações e prevenção

12 horas atrás

Maternidade Moura Tapajóz completa 20 anos e realiza celebração de Natal em Manaus

12 horas atrás

Campanha em Manaus orienta sobre prevenção e sinais do câncer de pele e reforça cuidados na atenção primária

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus oferece desconto de 20% no licenciamento de publicidade até 31/3 de 2026

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza obra de contenção em rip-rap após erosão na avenida Professor Nilton Lins

13 horas atrás

Ageman apresenta resultados de 2025 e alinha metas e prioridades para 2026 em Manaus

13 horas atrás

Manaus registra 548 notificações por irregularidades em engenhos publicitários até novembro

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação de drenagem profunda na rua Antônio Matias para melhorar o escoamento

14 horas atrás

Manaus oficializa adoção da NFS-e Padrão Nacional como emissor obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2026

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica em vias da Cidade Nova para melhorar o tráfego e a mobilidade

14 horas atrás

CMDU de Manaus aprova agenda de reuniões para 2026 e divulga balanço de processos analisados

15 horas atrás

Cantata de Natal reúne 200 crianças e famílias na creche Judy Cristine Cardoso Silva em Manaus

16 horas atrás
Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego com atendimento presencial em 17/12 das 8h às 14h
Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na zona Leste em avenidas e ruas movimentadas
Prefeitura de Manaus atualiza inventário do patrimônio histórico com drones e georreferenciamento no centro antigo
Prefeitura de Manaus confirma morte do servidor Francelio Gonçalves da Silva aos 66 anos
Prefeito David Almeida acompanha avanço de 75% do primeiro núcleo do novo aterro sanitário e destaca solução histórica para resíduos sólidos em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?