Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura promove curso de manejo clínico da sífilis e outras ISTs
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura promove curso de manejo clínico da sífilis e outras ISTs
Manaus

Prefeitura promove curso de manejo clínico da sífilis e outras ISTs

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou nesta quarta-feira, 10/5, o curso “Manejo da Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, direcionado para médicos e enfermeiros que atuam na zona Leste da capital. A programação realizada na unidade básica de saúde (UBS) Gebes Medeiros, no bairro Jorge Teixeira, segue até esta quinta-feira, 11/5, das 8h às 12h.

A técnica da gerência de Vigilância Epidemiológica da Semsa, enfermeira Ylara Enmilly Siqueira Costa, explicou que o curso é o segundo de uma série de cinco capacitações que têm o objetivo de qualificar o atendimento à população nos cinco Distritos de saúde (Disas) em Manaus, atendendo também as zonas Sul, Norte, Oeste e rural.

“A programação iniciou dia 3 de maio com profissionais do Disa Sul, mas será concluída até o início de junho nos cinco Disas. A intenção é reforçar a qualificação dos profissionais no atendimento às pessoas com sífilis, abordando o cenário epidemiológico atual da doença em Manaus, as ações de vigilância, o fluxo de atendimento, manejo clínico e o seguimento do atendimento, incluindo outras ISTs”, informou Ylara.

Segundo a enfermeira, o foco principal do curso é o manejo da sífilis, que é a IST com maior registro de casos no município de Manaus, sendo um grave problema de saúde pública e que foi considerada pelo Ministério da saúde como uma epidemia no final do ano de 2016.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e PODE ser transmitida por meio da relação sexual (adquirida ou em gestantes) ou da transmissão vertical, da mãe para o feto (congênita).

Em 2022, Manaus registrou 6.177 casos de sífilis, incluindo sífilis adquirida (177,1 casos a cada 100 mil habitantes), em gestantes (54,1 casos a cada 1.000 nascidos vivos) e sífilis congênita (8,8 casos a cada 1.000 nascidos vivos).

“A sífilis congênita ocorre quando crianças nascem com a doença transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, e PODE ser evitada quando a gestante realiza pré-natal de forma correta, faz os exames para detecção da sífilis e realiza o tratamento em tempo oportuno. Nesse contexto, o curso também será uma oportunidade para reforçar junto aos profissionais a importância do acompanhamento da gestante na prevenção e controle da sífilis, assim como outras ISTs”, disse Ylara.

As complicações da sífilis congênita incluem abortamento espontâneo, parto prematuro, malformação do feto, surdez, cegueira, alterações ósseas, deficiência mental e mesmo morte ao nascer. As manifestações clínicas podem surgir nos primeiros três meses, durante ou após os dois anos de vida da criança.

O gerente de Vigilância em saúde do Disa Leste, enfermeiro Arlysson Oliveira, informou que 30 profissionais da zona Leste estão participando do curso. “O objetivo final é reduzir a incidência da sífilis adquirida, que é totalmente evitável com o uso do preservativo, evitar a sífilis congênita e fortalecer o manejo clínico dos casos diagnosticados”, afirmou.

A enfermeira Francinete Vasconcelos, servidora da clínica da família Senador Severiano Nunes, é uma das participantes do curso e conta que a unidade de saúde registra um elevado número de atendimentos para pacientes com sífilis e que as grávidas recebem uma atenção especial para evitar a sífilis congênita, iniciando na primeira consulta do pré-natal e com a oferta do teste rápido para diagnóstico da doença no primeiro trimestre de gestação, mantendo o acompanhamento até o terceiro trimestre.

“No atendimento no pré-natal, após o teste rápido, temos o cuidado em não mandar a grávida para casa sem iniciar o tratamento imediatamente. Também é feito o teste rápido no terceiro trimestre para identificar se houve reinfecção e é realizado o acompanhamento para o tratamento do parceiro. A capacitação é uma forma de ter mais informações sobre as formas de abordagem e o encaminhamento com equipe multidisciplinar, quando for necessário”, destacou Francinete.

ISTs

Em 2023, Manaus já registrou 422 casos de sífilis em gestantes, 64 casos de sífilis congênita e 701 casos de sífilis adquirida. Também houve o registro de 165 casos novos de HIV e 48 casos de Aids este ano, sendo que no ano passado o número de casos de HIV chegou a 1.848 casos e de Aids ficou em 546 casos.

O município de Manaus registrou ainda, em 2023, 26 casos de hepatite B, 20 casos de hepatite C e dois casos de hepatite D. O número registrado de casos novos de Síndrome do Corrimento Uretral Masculino, causada pela clamídia, gonorreia, tricomoníase e o Mycoplasma Gennitalium, chegou a 53 casos este ano.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura reforça saúde bucal com novos laboratórios de prótese e convocação de concursados
Próximo artigo Prefeitura apoia ‘Circuito Mojubá Afro-Amazônico’ em alusão aos 139 anos da abolição da escravatura em Manaus

Mais notícias desta categoria

Obras emergenciais de drenagem e reaterro avançam na avenida Autaz Mirim em Manaus após substituição de tubos

12 horas atrás

Faixa Liberada da Getúlio Vargas completa cinco meses e reúne cerca de 20 mil pessoas nos domingos

18 horas atrás

Unidades móveis de Saúde da Mulher de Manaus passam a atender em novos endereços a partir de 9 de fevereiro

18 horas atrás

Prefeitura e ManausCult reforçam apoio ao Carnaval de Rua 2026 e às bandas em Manaus

20 horas atrás

Sine Manaus oferece 296 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção presencial nesta segunda‑feira

21 horas atrás

Concultura nos Bairros leva cultura, orientações e diálogo à zona Oeste de Manaus em 7/2

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem e recuperação viária na avenida Autaz Mirim

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus atua após rompimento da tubulação e abertura de cratera na rua Tupi no Campo Dourado

2 dias atrás

Hulk da 14, atleta de 7 anos de Manaus, conquista ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Criança 2026 no Rio de Janeiro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus promove demolição de limitador de altura no ramal do Tarumã-Açu que impedia ônibus circularem

2 dias atrás

Sorteio das galerias populares de Manaus estimula vendas e premia consumidores com carros, motos e eletrodomésticos

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus conclui alça viária provisória no complexo viário Passarão e altera o tráfego na zona Oeste

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus retira entulhos e sete bancas no Terminal 4 para melhorar circulação de usuários
Audiência pública discute Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus e convoca população para contribuir
Prefeitura de Manaus realiza manutenção do pavimento na avenida Eduardo Ribeiro para garantir trafegabilidade no centro histórico
Prefeitura de Manaus realiza obra noturna na avenida Eduardo Ribeiro
Manaus em alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira com Defesa Civil em prontidão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?