Com o objetivo de fortalecer a atenção à saúde materno-infantil no município, a Prefeitura de Manaus promove, de maio a julho deste ano, um curso de atualização em pré-natal para profissionais que atuam no acompanhamento de gestantes na rede de Atenção Primária à Saúde (APS). As primeiras turmas da formação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), acontecem nesta quinta-feira, 8/5, e na sexta-feira, 9/5, no Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz.
No curso, os profissionais da Semsa terão acesso a conteúdos teóricos e práticos relacionados ao pré-natal, incluindo fluxos de atenção a gestantes na rede de saúde, manejo de doenças comuns na gravidez, pré-natal do parceiro, entre outros. Ao todo, deverão participar da formação 455 médicos e enfermeiros dos cinco Distritos de Saúde (Disas) da secretaria, Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.
A coordenadora do curso e técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Gerda Costa, explica que a atualização tem ênfase na avaliação do risco gestacional, classificado em habitual, ou de baixo risco; médio ou moderado; ou de alto risco. Toda gestação, ela pontua, tem um risco inerente e requer atenção, sendo que aquelas de risco alto ou médio demandam maior cuidado da rede da saúde.
“O principal foco do curso é desenvolver, entre os profissionais do pré-natal da rede municipal, competências para fazer essa estratificação de risco, pois ela vai direcionar as condutas a serem instituídas e os pontos de atenção à gestante na rede de saúde”, destaca.
Gerda assinala que a atualização em pré-natal é realizada anualmente, de forma a estabelecer uma rotatividade de profissionais e promover o aprimoramento constante das equipes de saúde. Neste ano, ela relata, o curso busca reforçar a vivência dos profissionais com os conteúdos por meio de metodologias ativas de ensino, incluindo estudos de caso, aprendizagem baseada em equipe e estações de práticas como ausculta de batimentos cardíacos do feto e medição de altura uterina.
“Tudo isso visando o desenvolvimento de competências que esses profissionais precisam ter para prestar uma assistência qualificada à mulher no ciclo gravídico-puerperal”, enfatiza a coordenadora.
Conteúdos
O conteúdo programático do “Curso de atualização em pré-natal de risco habitual, intermediário e alto risco” inclui, entre outros temas, a Política Nacional de Humanização com foco na assistência pré-natal, fluxos na rede de atenção à saúde, estratificação do risco gestacional, registro qualificado da assistência e sífilis na gestação.
Gerda destaca ainda, dentro do programa da formação, a estratégia pré-natal do parceiro. “É uma estratégia importante para reforçar o vínculo da gestante com a equipe de saúde, e ainda para diagnosticar morbidades no parceiro que podem ser transmissíveis e que podem impactar na gestação e no desenvolvimento do feto”, ressalta.
Outro tópico importante incluído na ementa, conforme a coordenadora, é o diagnóstico e manejo de morbidades mais incidentes durante a gestação. Aí se incluem síndromes hipertensivas na gestação, diabetes mellitus e diabetes mellitus gestacional, infecções do trato urinário e vaginose bacteriana na gestação.
“É importante que os profissionais saibam diagnosticar e instituir o tratamento adequado para essas doenças, em tempo oportuno, para que a gravidez transcorra da forma mais tranquila possível e que, ao final da gestação, tenhamos uma puérpera e um bebê saudáveis”, aponta.
Programação
O curso de atualização em pré-natal da Semsa tem carga horária de oito horas, com atividades em dois dias, sempre às quintas e sextas-feiras, em turmas alternadas nos turnos matutino e vespertino. Os enfermeiros e médicos do Disa Oeste são os primeiros a participar da formação, com duas turmas nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9/5, e outras duas nos dias 15 e 16/5, no Complexo de Saúde Oeste.
A programação segue nos dias 22, 23, 29 e 30 deste mês, na Unidade de Saúde da Família (USF) Benedito Almeida, para as equipes do Disa Sul. Em junho, nos dias 3, 4, 10 e 11, na USF Prefeito Frank Abrahim Lima, acontecem as turmas dos profissionais do Disa Norte; e, nos dias 17, 18, 24 e 25, na USF Dr. Agnaldo Gomes Costa, do Disa Leste.
As últimas turmas do curso acontecem nos dias 1º e 2 de julho, com profissionais do Distrito Rural da Semsa.
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa