A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou, na manhã desta quarta-feira, 7/5, da abertura do 8º Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Amazonas, realizado na sala “Boto Tucuxi”, localizada no Hotel Quality, na zona Centro-Sul da cidade. O titular da Semed, Júnior Mar, representou a rede municipal de Educação durante o evento.
Com o tema “Gestão da educação: políticas educacionais, garantia do direito à aprendizagem com equidade e redução das desigualdades educacionais”, o fórum reuniu 50 secretários municipais de educação dos municípios do interior do Amazonas e representantes do Ministério da Educação (MEC), com uma programação que segue até esta quinta-feira, 8/5, sobre diversos temas que envolvem a educação básica.
Para o secretário Júnior Mar, o fórum é um momento muito importante para debater sobre os aspectos da educação básica, bem como, levar a discussão até Brasília (MEC), em busca de avanços significativos na educação do Amazonas.
“Essa é uma reunião muito importante com os secretários municipais e suas equipes técnicas, que são dirigentes do Amazonas, por meio da Undime. Nós debatemos sobre vários aspectos, como educação especial, alfabetização, transporte escolar e fomentos para as redes de educação. Os desafios são muitos e, em vários momentos, eles se conectam entre as redes. Nós estamos aqui como uma rede de apoio, por isso é importante levar a discussão, o debate, para que nós encontremos juntos os caminhos e assim possamos levar para Brasília tudo o que conversamos. Assim, a gente busca alcançar o avanço na qualidade da educação no nosso Estado do Amazonas”, ressaltou o secretário.
O diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica (Dimam) do MEC, Valdoir Pedro Wathier, fez uma apresentação sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – com os Indicadores e Cálculos do VAAR. Ele ressaltou ainda o olhar diferenciado da secretária Kátia Schweickardt, sobre os programas educacionais, de acordo com as peculiaridades de cada região.
“A secretária Kátia sempre nos pede para estar perto dos municípios, que é quem faz realmente educação básica. Então, nosso papel, como governo federal, é apoiar e tentar viabilizar sobretudo, na forma de garantir um melhor equilíbrio de condições. Nesta gestão aprendemos muito com ela, que já foi secretária de Manaus, porque a gente tem programas nacionais que muitas vezes são desenhados, pensando numa perspectiva que funciona muito bem para o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, e muitas vezes, nossos programas não consideram tão bem algumas coisas, especialmente da região Norte, por desconhecimento. Então, o olhar dela tem sido muito importante para que as políticas de educação básicas nacionais comecem a dialogar com todas as regiões”, destacou.
Já a diretora de Administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leilane Barradas, fez questão de dizer que é fruto de escola pública e que a educação mudou a vida dela, assim como muda de muitas pessoas.
“Eu sempre estudei em escola pública. Eu tenho orgulho de dizer isso e, hoje, trabalhar na FNDE e poder devolver um pouco para o estado o que eu recebi. Aqui vamos falar sobre algumas ações do FNDE, no sentido de apoiar, de prestar essa assistência e tentar entender as desigualdades e apoiar as igualdades. Não dá para tratar o país todo do mesmo jeito”, comentou Leilane.
Durante os dois dias de programação, os participantes vão debater sobre os painéis centrais: Implementação das Políticas Educacionais em território amazonense, Financiamento da Educação e Desafios e Oportunidade.
Entre os participantes que compuseram a mesa na abertura do fórum, estiveram: a presidente da Undime Amazonas, professora Antônia Rodrigues da Silva; o vice-presidente da Undime/AM, professor João Libanio Cavalcante; o diretor do MEC, Valdoir Pedro Wathier; o presidente da Undime de São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia; a secretária de Estado de Educação e Desporto do Amazonas, Arlete Mendonça; o secretário da Semed Manaus, Júnior Mar; a chefe interina do Escritório da Unicef Manaus, Raynne França; e o presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Anderson Souza.

— — —
Texto – Moara Cabral/Semed
Fotos – Divulgação/Semed