O processo para a coleta de dados, que vai possibilitar traçar o perfil epidemiológico da saúde bucal, será iniciado com a visita dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) à população residente dos setores censitários selecionados para a pesquisa.
A seleção dos participantes será de acordo com as faixas etárias necessárias para a pesquisa, abrangendo os públicos infantil, adulto e idoso. As informações a respeito do público participante do estudo serão encaminhadas às equipes de saúde bucal para realização dos exames.
Segundo a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Andréa Gomes, o trabalho é realizado pelos agentes comunitários, uma vez que os ACSs têm vínculo estreito com os moradores de uma comunidade e já conhecem suas demandas no serviço de saúde pública. Para realizar a tarefa, os agentes participarão de um treinamento, via Google Meet.
“Os cirurgiões-dentistas farão uma análise das informações trazidas pelos ACSs com o objetivo de avaliar se existem pessoas cujos perfis se encaixam nos critérios estabelecidos para a pesquisa. A partir desse trabalho de análise, serão solicitadas informações como o nome completo, a idade e um número de telefone para contato. Após esta etapa, os profissionais entrarão em contato com os usuários, para agendar uma nova visita às suas casas e fazer o exame epidemiológico da cavidade bucal. Os dados coletados serão utilizados para a construção e aperfeiçoamento de políticas públicas”, complementou Andréa.
Em Manaus, foram cadastradas 11 equipes formadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Técnicos ou Auxiliares em Saúde Bucal (ASB/TSB) e Cirurgiões-Dentistas (CD) para fazerem a coleta de informações.
“Essas equipes serão treinadas e, mediante o consentimento das pessoas selecionadas, realizarão o exame bucal e as entrevistas para levantamento de dados socioeconômicos e de acesso aos serviços”, explica Andréa.
Nacional
As informações coletadas na capital amazonense farão parte do levantamento Saúde Bucal no Brasil, uma das linhas da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), conhecida como “Brasil Sorridente”, do Ministério da Saúde, que tem o objetivo reorganizar e reorientar das ações de promoção, prevenção, recuperação, manutenção e reabilitação da saúde bucal dos brasileiros, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de Manaus, 11 municípios do interior do Estado – Urucurituba, Tefé, São Paulo de Olivença, Presidente Figueiredo, Parintins, Maués, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá, Eirunepé e Borba -, também foram selecionados para o estudo, que vai subsidiar o planejamento a partir de um diagnóstico da saúde bucal da população brasileira urbana, gerando subsídios para direcionar o planejamento e a avaliação das ações e serviços prestados pelo SUS.
Inicialmente, o trabalho de campo da Saúde Bucal Brasil estava previsto para acontecer em 2020, mas a crise sanitária causada pela Covid-19 alterou a programação.
— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Foto – Divulgação/Semsa
The post Prefeitura participa de pesquisa para aprimorar política de saúde bucal appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.