Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prefeitura participa de pesquisa para aprimorar política de saúde bucal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura participa de pesquisa para aprimorar política de saúde bucal
Prefeitura de Manaus

Prefeitura participa de pesquisa para aprimorar política de saúde bucal

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 24 de fevereiro de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

 

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai realizar uma pesquisa em saúde bucal prevista para iniciar no mês de março. As informações coletadas servirão de base para o aperfeiçoamento das políticas públicas nesta área em todo o território nacional.

 

 

O processo para a coleta de dados, que vai possibilitar traçar o perfil epidemiológico da saúde bucal, será iniciado com a visita dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) à população residente dos setores censitários selecionados para a pesquisa.

A seleção dos participantes será de acordo com as faixas etárias necessárias para a pesquisa, abrangendo os públicos infantil, adulto e idoso. As informações a respeito do público participante do estudo serão encaminhadas às equipes de saúde bucal para realização dos exames.

 

 

Segundo a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Andréa Gomes, o trabalho é realizado pelos agentes comunitários, uma vez que os ACSs têm vínculo estreito com os moradores de uma comunidade e já conhecem suas demandas no serviço de saúde pública.  Para realizar a tarefa, os agentes participarão de um treinamento, via Google Meet.

“Os cirurgiões-dentistas farão uma análise das informações trazidas pelos ACSs com o objetivo de avaliar se existem pessoas cujos perfis se encaixam nos critérios estabelecidos para a pesquisa. A partir desse trabalho de análise, serão solicitadas informações como o nome completo, a idade e um número de telefone para contato. Após esta etapa, os profissionais entrarão em contato com os usuários, para agendar uma nova visita às suas casas e fazer o exame epidemiológico da cavidade bucal. Os dados coletados serão utilizados para a construção e aperfeiçoamento de políticas públicas”, complementou Andréa.

 

 

Em Manaus, foram cadastradas 11 equipes formadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Técnicos ou Auxiliares em Saúde Bucal (ASB/TSB) e Cirurgiões-Dentistas (CD) para fazerem a coleta de informações.

“Essas equipes serão treinadas e, mediante o consentimento das pessoas selecionadas, realizarão o exame bucal e as entrevistas para levantamento de dados socioeconômicos e de acesso aos serviços”, explica Andréa.

 

 

Nacional

As informações coletadas na capital amazonense farão parte do levantamento Saúde Bucal no Brasil, uma das linhas da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), conhecida como “Brasil Sorridente”, do Ministério da Saúde, que tem o objetivo reorganizar e reorientar das ações de promoção, prevenção, recuperação, manutenção e reabilitação da saúde bucal dos brasileiros, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de Manaus, 11 municípios do interior do Estado – Urucurituba, Tefé, São Paulo de Olivença, Presidente Figueiredo, Parintins, Maués, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá, Eirunepé e Borba -, também foram selecionados para o estudo, que vai subsidiar o planejamento a partir de um diagnóstico da saúde bucal da população brasileira urbana, gerando subsídios para direcionar o planejamento e a avaliação das ações e serviços prestados pelo SUS.

 

 

Inicialmente, o trabalho de campo da Saúde Bucal Brasil estava previsto para acontecer em 2020, mas a crise sanitária causada pela Covid-19 alterou a programação.

— — —

 

Texto – Tânia Brandão/Semsa

 

Foto – Divulgação/Semsa

The post Prefeitura participa de pesquisa para aprimorar política de saúde bucal appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:BorbaEirunepéHumaitáItacoatiaraManacapuruManausMauésParintinsPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de ManausPresidente FigueiredoSão Paulo de OlivençaTeféUrucurituba
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura atendem em novos locais nas zonas Sul e rural

Por Redação Informe Digital
1 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove ação com idosos da FDT durante jogo do Manaus FC

Por Redação Informe Digital
1 de junho de 2025
Manaus

´Mutirão no Bairro’ da Prefeitura de Manaus recupera becos com asfalto no Alvorada

Por Redação Informe Digital
31 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus trabalha em força-tarefa no combate às lixeiras irregulares espalhadas pela cidade

Por Redação Informe Digital
31 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza ciclo de palestras educativas para lojistas em shoppings da capital – Prefeitura Municipal de Manaus

Por Redação Informe Digital
30 de maio de 2025
Manaus

Encerramento do 1º Megafeirão de Empregabilidade da Prefeitura de Manaus registra grande participação e resultados expressivos

Por Redação Informe Digital
30 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?