Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura orienta tutores de animais a evitarem faltar aos serviços de castração agendados no CCZ
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura orienta tutores de animais a evitarem faltar aos serviços de castração agendados no CCZ
Manaus

Prefeitura orienta tutores de animais a evitarem faltar aos serviços de castração agendados no CCZ

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus orienta os tutores de animais a observarem as datas e horários de agendamento para castração de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand. As faltas aos procedimentos marcados restringem o acesso de outros bichos à castração e reduzem o aproveitamento do serviço, à medida em que cirurgias previstas deixam de ser realizadas pelos profissionais da unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa).

Segundo dados do CCZ Manaus, dentre 6.673 castrações agendadas em 2023, 528 deixaram de ser realizadas pelo não comparecimento dos tutores com seus bichos. Neste ano, até o início de abril, o centro contabilizou 79 faltas dentre os 1.721 agendamentos realizados para o serviço no período.

O gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, ressalta que os usuários que deixam de comparecer sem motivo ao agendamento têm acesso bloqueado ao serviço por 30 dias, salvo no caso das faltas justificadas e informadas à unidade por meio do WhatsApp (92) 98842-8359.

“O usuário tem ainda a opção, por meio do sistema de agendamento, de desistir da vaga até 24 horas antes do dia da cirurgia. Quando isso é feito, a vaga é automaticamente disponibilizada no site, permitindo que outro tutor possa agendar o procedimento”, informa.

Rodrigo enfatiza que as vagas para o serviço de castração são limitadas, em relação à demanda, e orienta que os tutores fiquem atentos ao cronograma da oferta de agendamentos. “As vagas são liberadas conforme os calendários divulgados por meio das redes sociais da Semsa, sempre no mesmo horário, às 14h”.

O gerente recomenda atenção especial aos tutores de pets fêmeas, pois o número de vagas para castração costuma ser menor que o ofertado para os machos. Em razão disso, ele aponta, a demanda para essa população é maior, e as vagas são preenchidas mais rapidamente após a liberação no site do CCZ.

“O tempo de cirurgia para um animal macho é 70% menor do que para uma fêmea. Nosso objetivo no CCZ é castrar o maior número de animais possível, por isso o número de vagas para machos é maior do que para fêmeas”, explica.

Passo a passo

Para submeter seu animal à castração no CCZ, os tutores devem fazer o cadastro prévio no serviço em ccz.manaus.am.gov.br/login. Após preencher seus dados no site, o usuário deverá clicar no link de acesso para ativação, enviado ao e-mail informado no cadastramento, depois do que poderá inserir os dados do animal que deseja castrar, no campo “Meus Pets”.

Na data e horário agendados para liberação das vagas, o tutor deverá acessar o campo “Meus Pets” no site, localizar o animal cadastrado e selecionar a opção “Agendar”. Na página seguinte, após conferir as informações da cirurgia, definindo data e horário, basta clicar em “Confirmar” para finalizar a marcação. Após alguns minutos, estará disponível no sistema o comprovante de agendamento.

Prevenção e saúde

A castração ou esterilização, segundo Rodrigo Araújo, é indicada para cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos cinco meses de vida. O gerente do CCZ explica que o procedimento eleva a expectativa de vida do animal, evitando o desenvolvimento de cânceres nas mamas, útero e próstata. Além disso, reduz a agressividade e agitação causadas pela testosterona, bem como os riscos de fuga das fêmeas para acasalamento durante o cio, que deixa de ocorrer.

O gestor enfatiza, ainda, que a cirurgia evita crias indesejadas, assim contribuindo para a redução da população de animais abandonados nas ruas. “Quanto menos animais vivendo nas ruas, menores são as chances das pessoas contraírem zoonoses, que são doenças capazes de ser transmitidas para humanos, a exemplo da esporotricose”.

Para se submeter à castração, o animal deve estar em bom estado de saúde e livre de carrapatos, pulgas e outros parasitas, e cumprir jejum de seis horas de água e comida, entre outros requisitos, que devem ser observados atentamente pelos proprietários.

“É muito importante que os tutores leiam com atenção as informações necessárias para a cirurgia, que estão todas disponíveis no site do CCZ”, observa Rodrigo, indicando o link ccz.manaus.am.gov.br/info, para acesso direto às orientações.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

  

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Joelson Silva destaca importância da ‘Marcha para Jesus 2024’, anunciada para 10 de agosto
Próximo artigo Atleta do Bolsa Esporte Estadual é convocada para etapa mundial de halterofilismo

Mais notícias desta categoria

Prefeitura alerta para a baixa procura das mulheres pela mamografia na rede municipal

2 horas atrás

PMM avança em implantação do ‘Escola de Transporte Inclusiva’

15 horas atrás

PMM participa da abertura do 2º Seminário Nacional de Ouvidorias

15 horas atrás

Prefeitura realiza intervenção emergencial na rua Luiz Antony

18 horas atrás

Prefeito David Almeida vistoria obras de asfaltamento

18 horas atrás

Ação integrada com a Polícia Federal resulta na prisão de foragido

19 horas atrás

Prefeitura lança calendário de tributos 2026

19 horas atrás

Obras de revitalização do igarapé do Mindu no Jorge Teixeira

19 horas atrás

Operação ‘Zero Metanol’ chega a 28 estabelecimentos fiscalizados

19 horas atrás

Sine Manaus oferta 452 vagas de emprego nesta quinta-feira

22 horas atrás

PMM recupera drenagem profunda na av. Umberto Calderaro Filho

23 horas atrás

Manaus entre as melhores gestões fiscais do Brasil

24 horas atrás
Prefeito David Almeida garante regularização fundiária
Prefeitura registra 16 ocorrências durante as chuvas desta terça
Prefeitura autua estabelecimento por ausência de licença ambiental para execução de eventos em área de cobertura
Prefeitura registra 11 ocorrências durante as chuvas
Prefeitura trabalha em nova via da comunidade Val Paraíso
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?