Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura oferta atenção odontológica especializada para crianças e jovens com TEA no Espaço Amigo Ruy
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura oferta atenção odontológica especializada para crianças e jovens com TEA no Espaço Amigo Ruy
Manaus

Prefeitura oferta atenção odontológica especializada para crianças e jovens com TEA no Espaço Amigo Ruy

4 meses atrás
Compartilhar
9 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus vem fortalecendo a atenção à saúde bucal de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a oferta de atendimento odontológico especializado no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), na zona Centro-Oeste. De 2021 até o ano passado, profissionais da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) prestaram mais de 11,9 mil atendimentos a jovens assistidos pelo centro, vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e direitos humanos (Semasc).

Os cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal da Semsa que atuam na Eamaar são capacitados para atenção a pessoas com necessidades especiais, especificamente TEA. Conforme a necessidade de suporte ao paciente, os tratamentos são realizados no consultório odontológico do centro de referência ou encaminhados ao hospital infantil Dr. Fajardo, por meio de parceria entre as instituições.

A gerente de saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, relata que o atendimento odontológico no Espaço Amigo Ruy teve reforço na gestão do prefeito David Almeida e da secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, com aumento no total de consultas e procedimentos nos últimos anos. A demanda no centro, ela informa, é inteiramente atendida com equipes de saúde bucal e insumos da secretaria municipal.

“Antes havia uma fila de espera para consulta com cirurgiões-dentistas no centro, e hoje não há mais. Passamos de 1.600 atendimentos em 2021 e 1.200, em 2022, para mais de 3.900 em 2023 e mais de 5.100 no ano passado, somando quase 12 mil em quatro anos”, assinala a gerente.

Cláudia acrescenta que os atendimentos em odontologia no Eamaar utilizam aparelho para administração de óxido nitroso, promovendo a sedação consciente do usuário durante o tratamento, de forma segura, indolor e não invasiva. A técnica, ela explica, reduz a irritabilidade e agitação frequentes em jovens com TEA, favorecendo a intervenção dos profissionais de saúde.

“Ele facilita o atendimento da criança pelas equipes de saúde bucal, fazendo que ela relaxe, sem perder a consciência. O aparelho utilizado pelas equipes da Semsa no Eamaar é o único dessa tecnologia hoje em funcionamento no serviço público de saúde no Amazonas”, enfatiza.

Atendimento hospitalar

Quando a necessidade de suporte ao paciente inviabiliza o tratamento ambulatorial no Eamaar, nos casos de crianças e adolescentes com autismo severo, de grau 3, os atendimentos são encaminhados ao centro cirúrgico do hospital Dr. Fajardo, no bairro Centro, zona Sul.

O coordenador do atendimento odontológico no Eamaar e integrante da equipe do hospital infantil, cirurgião-dentista Luiz Marcelo Costa, informa que, nos últimos seis anos, 275 pacientes autistas assistidos no centro municipal, com idades de 2 a 16 anos, realizaram tratamento cirúrgico e restaurador com anestesia geral na unidade hospitalar.

“Em comum entre esses pacientes estão problemas dentários sérios, que exacerbam crises de automutilação cíclicas decorrentes de dores orofaciais e ocasionam o sofrimento entre familiares e pessoas com que eles convivem”, relata o coordenador, que conduz os atendimentos no local à frente de uma equipe com outros profissionais de saúde.

Os atendimentos na unidade, explica Luiz Marcelo, iniciam com exames laboratoriais pré-operatórios, que são avaliados pelo cirurgião-dentista e pelo pediatra, para marcação do procedimento. Após o tratamento no hospital, o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, com retorno após sete dias para avaliação clínica no Eamaar.

“Todos os pacientes que receberam esse atendimento tiveram melhora no comportamento, com diminuição da automutilação e melhoria na qualidade de vida das famílias”, observa o coordenador. Os usuários, ele acrescenta, seguem com visitas de rotina no centro de referência de quatro em quatro meses para manutenção da saúde bucal.

Unidades básicas e CEOs

Além dos jovens assistidos no Eamaar, a Semsa Manaus oferta ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal a todos os usuários do Sistema Único de saúde (SUS), crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive com diagnóstico de TEA, de forma gratuita.

O atendimento inicial deve ser realizado nas unidades básicas da REDE municipal, sendo Unidades de saúde da Família (USFs) e policlínicas, que ofertam ações de educação em saúde bucal, consultas de avaliação e atendimento clínico ambulatorial, incluindo procedimentos de baixa complexidade, como restaurações, extrações e remoção de tártaro.

Os casos que exigem atenção especializada ou procedimentos de maior complexidade são encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Semsa. A secretaria conta com um centro em cada zona distrital de saúde da área urbana, Norte, Leste, Oeste e Sul, além de um CEO em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os CEOs ofertam serviços especializados em odontologia, incluindo tratamento de canal, cirurgia oral menor, atendimento a pessoas com deficiência, biópsias dos tecidos orais, periodontia, odontopediatria, ortodontia preventiva e prótese dentária.

Para atendimento nas unidades básicas e policlínicas, os usuários devem apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência e cartão do SUS.

centro de referência

Em atividade há 12 anos, o Eamaar oferta atendimento integral em educação, assistência social e saúde a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 meses a 14 anos, com ou sem diagnóstico de TEA. O centro de referência multiprofissional conta com pediatra, neuropediatra, psiquiatra, enfermeiro, odontólogo, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, pedagogo, psicopedagogo e educadores físicos.

Os atendimentos em odontologia no Eamaar, realizados por equipes de saúde bucal da Semsa Manaus, totalizaram 1.687 no ano de 2021, 1.225 em 2022, 3.927 em 2023 e 5.157 em 2024, somando 11.996 em todo o período.

O atendimento no centro é ofertado mediante cadastro pelos pais ou responsável legal, com a apresentação de encaminhamento clínico ou pediátrico para avaliação de TEA pelo SUS; RG, CPF e comprovante de residência dos pais ou responsável; certidão de nascimento, RG e CPF da criança ou adolescente, caso tenha; cartão do SUS da família; declaração escolar; e cadastro único – NIS.

O Espaço Amigo Ruy fica na rua Jacintho Botinelly, 380, bairro Alvorada 2, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os números para contato são (92) 3656-4004 e 98842-1015.

Transtorno

Em Manaus, 27.636 pessoas, ou 1,3% da população, têm diagnóstico de autismo, de acordo com dados do Censo 2022, divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, o levantamento demográfico identificou 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de TEA, ou 1,2% da população do país, com maior prevalência entre os grupos etários na faixa de 5 a 9 anos (2,6%).

O autismo ou TEA é um distúrbio no desenvolvimento neurológico, marcado por déficits e dificuldades na comunicação e interação social, padrões de comportamento repetitivo e estereotipado, associado a repertórios restritos de interesses e atividades.

O diagnóstico precoce do transtorno, por meio de consulta com um profissional pediatra ou neuropediatra, favorece os resultados do tratamento, capaz de melhorar a qualidade de vida da pessoa e ajudar no desenvolvimento da autonomia.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão do Esporte aprova inscrição gratuita em competição esportiva para doador de sangue
Próximo artigo Ageman orienta sobre parada programada no abastecimento

Mais notícias desta categoria

Prefeitura leva curso de Cuidador Comunitário ao bairro Coroado

12 horas atrás

Prefeito alinha forças de infraestrutura e limpeza pública

12 horas atrás

Prefeito David acompanha formação de novos guardas municipais

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem

13 horas atrás

Prefeitura recupera pavimento no conjunto Oswaldo Frota

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva asfalto ao conjunto Viver Melhor 2

13 horas atrás

Obras de recuperação asfáltica no bairro Tancredo Neves

13 horas atrás

Prefeitura realiza recuperação asfáltica no bairro Lago Azul

14 horas atrás

Prefeitura leva vacinação antirrábica a bairros e ruas de Manaus

14 horas atrás

Prefeitura realiza interdição parcial da avenida Autaz Mirim

15 horas atrás

Prefeitura reforça segurança viária com novas sinalizações

16 horas atrás

10 mil pneus descartados irregularmente em setembro

16 horas atrás
‘Boizinho Manaus’ encerra com sucesso a Feirinha do Tururi
Prefeitura de Manaus intensifica ações da operação ‘Virtude’
Sine oferta 207 vagas de emprego nesta segunda–feira, 13/10
PMM informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde
Prefeitura alerta para possibilidade de chuvas neste sábado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?