Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura lança programa ‘Viva Mindu’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura lança programa ‘Viva Mindu’
Manaus

Prefeitura lança programa ‘Viva Mindu’

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Antonio Stroski, realizaram, nesta sexta-feira, 19/4, o lançamento do “Programa de Recuperação de Ecossistemas Urbanos – Viva Mindu”. O programa visa a recuperação de toda a bacia hidrográfica do Mindu, com seus mais de 21 quilômetros de extensão, que atravessa 17 bairros da cidade, com cerca de 800 mil pessoas que vivem próximas de suas águas.

O lançamento do “Viva Mindu” ocorreu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura. De acordo com o prefeito, o “Viva Mindu” é um programa que contará com suporte de diversas secretarias, órgãos públicos estaduais e também instituições privadas, pois será necessário todo apoio possível de recursos e conhecimentos técnicos para que as ações sejam implementadas nos próximos anos.

“Nós vamos buscar recursos, para que possamos implementar essa mudança. É um projeto com a prefeitura e todas as suas secretarias trabalhando na transversalidade e assim buscamos implementar esse projeto, para daqui a 10, 15 anos estarmos comemorando a despoluição da bacia do Mindu”, enfatizou Almeida.

O prefeito destacou alguns parceiros internacionais que já apoiam projetos ambientais na cidade e também informou que vai apresentar o programa na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada em Belém, para obter suporte financeiro do Fundo Amazônia.

“O Programa Nacional das Nações Unidas (Pnuma) selecionou dois projetos da cidade, que serão também apresentados na COP 30 e eu tenho certeza que são projetos que vão receber aporte de recursos. Inclusive, vamos pleitear recursos do Fundo Amazônia, para que o governo federal possa investir na cidade de Manaus e assim consigamos o sonho da nossa cidade que é a despoluição dos igarapés”, afirmou o prefeito.

O secretário da Semmasclima, Antonio Stroski, explicou que o programa é ousado, é um sonho para ser realizado ao longo de muitos anos, mas que era necessário um pontapé inicial. “Isso não é um projeto para um, dois ou três mandatos consecutivos: é para muito mais que isso, mas queremos começar agora. Nós temos estratégias de curto, médio e longo prazo e vamos precisar de muitos parceiros, mas principalmente do envolvimento e engajamento da população de Manaus”, disse o secretário.

O titular do órgão ambiental também destacou que o programa “Viva Mindu” terá impactos ambientais, sociais, econômicos e climáticos, que os primeiros passos serão para a gestão adequada dos resíduos, combater vazadores de lixo e conscientizar a população que mora às margens e próximo do igarapé, pois o lixo descartado de forma irregular a quarteirões de distância acaba sendo levado pelas chuvas para os igarapés. 

“Nós começamos pela gestão adequada dos resíduos. Nós temos o comportamento da população com o acondicionamento correto dos resíduos. A máxima do projeto é o caminho do lixo é o caminho das águas: não é só quem está às margens dos igarapés que tem a responsabilidade, quem está distante dali, mas se fizer errado, as águas da chuva vão se encarregar de levar o lixo aos corpos d’água”, enfatizou.

Suporte

O programa contará com suporte da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O reitor da instituição, André Zogahib, participou do evento de lançamento representando o governo do Estado. Ele destacou que a UEA possui grupos de pesquisas na área ambiental que vão atuar em parceria com a Semmasclima, para a recuperação da bacia hidrográfica do Mindu.

“Eu acredito que com o trabalho da prefeitura e com os nossos esforços dos grupos de pesquisa, nós vamos conseguir transformar a nossa cidade, nesse aspecto ambiental, na conservação dos nossos rios, dos nossos igarapés”, afirmou o reitor.

Todos os órgãos da Prefeitura de Manaus estarão atuando no programa, cada um com seu papel específico, sendo na área social, educacional, planejamento urbano, entre outros, como na área habitacional, para realocar as famílias que futuramente terão residências retiradas das áreas de risco ao longo do Mindu.

A recuperação da bacia hidrográfica do Mindu prevê o ressurgimento de áreas de vegetação; novos parques; proteção de animais, como o sauim de Manaus e de peixes; melhoria da qualidade de vida da população, com redução das ilhas de calor e de doenças causadas pela contaminação dos igarapés.

_ _ _ 

Texto – Geraldo Farias / Semcom e Taianna Castro / SemmasclimaFotos – Dhyeizo Lemos e Phil Limma / SemcomDisponíveis em –  https://flic.kr/s/aHBqjBn58i 

  

Tags:David AlmeidaEstado do AmazonasManausmeio ambientemudanças climáticasPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atividades literárias, cinema, espetáculo dos Corpos Artísticos e boi-bumbá compõem o Agendão Cultural deste fim de semana
Próximo artigo Aos 107 anos, aposentado aproveita Mutirão de Cidadania do Governo do Amazonas para atualizar documentos

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus deixam solo encharcado, geram 15 ocorrências e elevam risco em encostas da cidade

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus recorre do reajuste tarifas agua e esgoto de 5,52% aplicado pela Águas de Manaus

2 horas atrás

Semmas Manaus recebe representante do Banco Mundial para apresentar estrutura administrativa, projetos e Plano de Ação Climática

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus entrega nova feira do Mundo Novo e anuncia implantação de café no cinturão produtivo

3 horas atrás

Reinauguração do Cmei Professor Calixto Pereira Cavalcante em Manaus após reforma completa amplia atendimento

3 horas atrás

Nota Premiada Manaus encerra sorteios de 2025 e Prefeitura de Manaus distribui R$ 400 mil em prêmios

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus e TCE-AM ampliam parceria para capacitação de servidores da educação municipal

5 horas atrás

Linha 085 passa a atender novas ruas do Colônia Antônio Aleixo

6 horas atrás

Prefeitura altera itinerário da linha 085 para ampliar atendimento no Colônia Antônio Aleixo a partir de segunda-feira, 2/3

6 horas atrás

Sine Manaus oferta 341 vagas de emprego nesta sexta-feira, 27/2

6 horas atrás

Sine Manaus oferece 341 vagas de emprego com atendimento presencial nesta sexta-feira 27/2 das 8h às 14h

6 horas atrás

Registro de seis ocorrências durante as chuvas desta quinta-feira

9 horas atrás
Conselho municipal mantém penalidades contra Águas de Manaus que somam R$ 468,4 mil em dois autos
Conselho Municipal de Regulação mantém penalidades aplicadas pela Ageman à Águas de Manaus
Prefeitura de Manaus realiza ação de saúde e vacinação para servidores da Seminf na sede da secretaria
Prefeitura de Manaus executa obras na avenida Desembargador João Machado para recuperar drenagem e asfalto
Manaus apresenta balanço de HIV, ISTs e hepatites em assembleia do Conselho Municipal de Saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?