Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura lança programa ‘Guarda Presente’ e centro histórico de Manaus recebe o primeiro piloto
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura lança programa ‘Guarda Presente’ e centro histórico de Manaus recebe o primeiro piloto
Manaus

Prefeitura lança programa ‘Guarda Presente’ e centro histórico de Manaus recebe o primeiro piloto

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), lançou nesta quinta-feira, 27/10, o projeto-piloto do programa “Guarda Presente”, que atuará em toda a capital no sistema de patrulha. Com unidades da nova guarda armada, o piloto terá o apoio de veículos com quatro e duas rodas, tendo a sua primeira fase implementada no centro histórico de Manaus.

Segundo o titular da Semseg, Sérgio Fontes, atualmente, a Guarda Municipal tem um efetivo limitado com pouco mais de 400 homens e por isso precisou buscar alternativas mais eficientes de atender seu propósito que é proteger bens, serviços, patrimônios do município e a população que os utiliza, como determina o prefeito David Almeida. Para isso, um formato de patrulha foi montado e a rota, que será mantida em segredo, já começa a ser executada na próxima semana. Ele conta o porquê do centro histórico ser o primeiro a receber.

“O Centro tem várias ferramentas e aparelhos do município. E quando eu falo aparelho, são as praças, o mercado, colégios, secretarias, o cemitério São João Batista, que vem sofrendo invasões constantes, e por isso escolhemos esse local que também terá obras sendo iniciadas na avenida 7 de Setembro”, ressaltou.

Além da implementação de rondas, a nova guarda também lançará uma nova escala para as equipes. A tradicional 12 horas por 36 horas dará lugar para 24 horas por 72 horas, para que os guardas armados possam fazer o patrulhamento e estar presente nos aparelhos municipais. O regime já vem sendo adotado por forças de segurança de todo o país.

“A escala de 12 por 36 nos traz algumas dificuldades, já que eu precisaria de, no mínimo, duas equipes por dia, e esse regime de trabalho que é o que hoje nós temos, ele demanda mais pessoas e tem uma abrangência menor. E quando eu coloco o guarda 24 horas, ele consegue acompanhar toda a rotina daquelas unidades e sabendo que depois terá três dias para descansar”, explicou.

Fontes ressaltou que o projeto itinerante não tem o objetivo de substituir a polícia Militar, que conta com mais de 700 homens patrulhando a cidade, e sim dar suporte distribuindo os meios materiais e humanos da Prefeitura de Manaus, para que eles possam servir a população da melhor maneira possível.

“O projeto inicia às vésperas da temporada de cruzeiros, buscando dar mais segurança para quem já habita na capital amazonense e para quem está chegando, querendo se apaixonar pelas belezas naturais dessa terra”, disse Fontes.

O programa “Guarda Presente” vai funcionar de forma integrada com as forças de segurança do Estado e com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que dará suporte por meio das câmeras de monitoramento.

— — —
Texto – Divulgação / Semseg
Fotos – Divulgaçao / Semseg
The post Prefeitura lança programa ‘Guarda Presente’ e centro histórico de Manaus recebe o primeiro piloto appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaManausmanchetePolíciaPolícia MilitarPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de ManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior “Renovar Frota+Verde” incentiva a sustentabilidade ambiental no setor de transportes
Próximo artigo Portal TRT11 – Especialistas no tratamento e conscientização ao câncer de mama e acolhida às mulheres do interior do Estado participam do “Outubro Rosa” realizado pelo TRT-11

Mais notícias desta categoria

Atenção primária de Manaus registra 2,2 milhões de receitas atendidas e amplia fornecimento de medicamentos em 2025

3 horas atrás

Chuvas em Manaus deixam infiltração, desabamento e rompimentos de bueiros até 24/12, diz prefeitura

1 dia atrás

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

1 dia atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

1 dia atrás

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

2 dias atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

2 dias atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

2 dias atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

2 dias atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus inicia rematrícula automática na rede municipal para o ano letivo de 2026
Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS
Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025
Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?