Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura lança ‘Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura lança ‘Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil’
Manaus

Prefeitura lança ‘Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil’

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 15/2, o lançamento oficial da “Campanha de Combate à Exploração do trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”. O evento ocorreu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste.

A campanha tem o objetivo de sensibilizar a população, principalmente, sobre a importância de não dar esmolas para crianças e adolescentes. Com mais de 20 instituições públicas e privadas parceiras, a campanha é a maior já desenvolvida pela Prefeitura de Manaus no combate à exploração infantil.

“Hoje estamos lançando uma grande campanha, grande pelo número de pessoas e instituições envolvidas, e grande também pela sua importância ao atacar um problema muito sério na cidade de Manaus: a presença de crianças e adolescentes nas sinaleiras e ruas de nossa cidade. Isso não PODE continuar assim e nós precisamos atuar juntos para erradicar esse problema”, explicou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, que representou o prefeito David Almeida na ocasião.

Dados coletados pelas equipes de abordagem da Semasc mostram que, ao menos, metade das famílias recebe algum benefício social, como o Auxílio Brasil. Outro levantamento preocupante é que cada vez mais as crianças são utilizadas para a prática da mendicância, pois, nessas situações, o adulto chega a ganhar até três vezes mais do que um adulto sem criança.

“A gente precisa esclarecer a população de que dando a escola você acaba consolidando a presença e a permanência dessas crianças e famílias nas ruas, e nós não Podemos mais trabalhar com esse cenário. Daremos, sim, resolubilidade às demais questões sociais que envolvem esse cenário. Então, não é uma campanha como qualquer outra, pois além de envolver toda a REDE de proteção à criança e ao adolescente, também envolve todos os órgãos que promovem políticas públicas”, afirmou Graça Prola, subsecretaria municipal de Políticas Afirmativas Para Mulheres e direitos humanos.

Após a abertura, as equipes de abordagem social da secretaria, com apoio do Conselho Tutelar, organizações da sociedade civil, servidores de secretarias municipais e estaduais deram início à “Semana de Sensibilização”, distribuindo 400 pessoas nos dez pontos com maior número de crianças em situação de exploração.

De acordo com o coordenador geral do Conselho Tutelar em Manaus, Manoel Júnior, a realidade da exploração infantil na capital amazonense é, infelizmente, muito abrangente.

“Não apenas nos sinais, mas sim em feiras, mercados, até mesmo em casa, nós vemos crianças e adolescentes sendo utilizados para o trabalho justamente por representarem uma espécie de ‘mão de obra barata’ e que não PODE mais acontecer na cidade de Manaus”, destacou o conselheiro, enquanto participava de uma das ações de abordagem e sensibilização da campanha na avenida Constantino Nery.

Nos dias seguintes, as ações de sensibilização e fiscalização acontecerão pela parte da manhã e à tarde.

“Os adultos por trás dessas crianças, que são aliciadores, usam essas crianças se o tempo está ensolarado, chuvoso, calor ou frio, e expõem elas a todo o tipo de situação de risco”, completou Maria Antonieta Melo Cavalcante, psicóloga da Secretaria Executiva da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC).

No próximo sábado, 18/2, além das ações de abordagem pela parte da manhã, a Semasc também participará da abertura do desfile das escolas de Samba do Grupo Especial, levando a campanha para mais perto da população a partir de um “bloco especial” formado por servidores trajados com a camisa oficial da campanha, a partir das 17h.

Parceiros

A realização da campanha é fruto do apoio dos parceiros: Secretaria Municipal de educação (Semed), Secretaria Municipal de saúde (Semsa), Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), Conselho Tutelar, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil e Proteção ao trabalho do Adolescente no Amazonas (Fepeti-AM), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Ministério Público do trabalho (MPT-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Estado de saúde (SES), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Amazonas Shopping e representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Pontos de campanha

Avenida Constantino Nery – semáforo em frente à Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Flores, zona Centro-Sul.

Bola do Eldorado – Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul

Rua Teresina – Cruzamentos com as avenidas Mário Ypiranga Monteiro e Jornalista Umberto Calderaro Filho, Adrianópolis, zona Centro-Sul

Avenida Maceió – semáforo do cruzamento com a avenida Álvaro Maia, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul

Avenida das Torres – Coroado, zona Leste

Avenida Coronel Teixeira – Rotatória em frente ao Ministério Internacional da Restauração, Santo Agostinho, zona Oeste 

Avenida Álvaro Maia – semáforo do Cemitério São João Batista, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul

Avenida Rodrigo Otávio – Em frente à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coroado, zona Leste

Avenida Cosme Ferreira – Feira do Coroado, Coroado, zona Leste

Avenida Noel Nutels – Cruzamento com a avenida Atroaris, Cidade Nova, zona Norte

— — —

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Clovis Miranda / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAskKa

Tags:David AlmeidaEmpreendedorismoEstado do AmazonasFiscalizaçãoManausmanchetePrefeitura de ManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Nota de Pesar – Sra. Maria Yolanda Bessa
Próximo artigo Carnaval de Manaus 2023: Desfile das escolas de samba começa nesta quinta-feira no sambódromo

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Lírio do Vale e garante mais mobilidade para moradores

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui obras emergenciais de drenagem no bairro Adrianópolis e garante mais segurança contra alagamentos

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança na revitalização da zona Leste com obras no bairro Gilberto Mestrinho

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras no bairro Flores e moradores celebram avanço na infraestrutura

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza trecho da avenida Eduardo Ribeiro e garante mais segurança ao centro histórico

11 horas atrás

Remoção de executivo irregular em operação de fiscalização

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus apoia evento de conscientização sobre o Mês Mundial da Doença de Alzheimer

12 horas atrás

Fiscalização eletrônica registra mais de 156 mil infrações

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove oferta de serviços em programação do Mês Mundial da Doença de Alzheimer

14 horas atrás

‘Semana da Alfabetização’ movimenta escolas municipais

14 horas atrás

Sine Manaus oferta 401 vagas de emprego nesta quarta–feira, 10/9

15 horas atrás

Ageman multa Águas de Manaus por desabastecimento no Viver Melhor 1 e 2

15 horas atrás
Visa Manaus monitora segurança sanitária em 71 pontos de comidas e bebidas do festival ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Sine Manaus oferta 255 vagas de emprego nesta terça-feira, 9/9
Prefeitura leva projeto ‘Condutor Consciente’ à empresa da zona Norte de Manaus
No ‘#SouManaus 2025’, Prefeitura reforça preservação do patrimônio público nos três dias
Prefeitura garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?