Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU de forma inédita na zona Rural de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU de forma inédita na zona Rural de Manaus
Manaus

Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU de forma inédita na zona Rural de Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU de forma inédita na zona Rural de Manaus
O serviço de inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) será ofertado pela Atenção Primária de forma inédita às mulheres que vivem na zona Rural de Manaus. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou, na última terça-feira, 27/12, a implantação do serviço na unidade de saúde da Família Rural (USFR) Ephigênio Sales, localizada no quilômetro 42 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara).

A gerente de Atenção à saúde do Distrito de saúde (Disa) Rural, Janiete Barbosa, informou que a inserção do dispositivo será iniciada em janeiro de 2023 e que a unidade terá, inicialmente, uma agenda prioritária para atender mulheres já rastreadas no território. O DIU de cobre é um método anticoncepcional de longa duração (até 10 anos) que não envolve a utilização de hormônios, com eficácia considerada superior aos demais contraceptivos.

“No momento, estamos implantando o serviço, organizando o fluxo de acolhimento das usuárias, o material e toda a estrutura necessária para que a equipe de saúde realize a inserção do DIU. Temos diversos médicos já capacitados para realizar o procedimento na REDE, e esperamos ampliar a oferta do serviço para outras unidades da zona Rural ao longo do próximo ano”, disse a gerente.

Conforme Janiete, as mulheres interessadas em utilizar o método contraceptivo poderão buscar a unidade de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, portando RG, CPF e Cartão Nacional de saúde (CNS). Na ocasião, elas serão orientadas sobre as consultas e exames necessários para a inserção do DIU, e a data em que poderão retornar para realizar o procedimento.

A implantação do serviço na USFR Ephigênio Sales também contou com a participação da assistente social Neide Negreiros, técnica da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa. “Essa ampliação é de extrema importância, pois facilitará o acesso das mulheres ao referido serviço, tendo em vista que essas usuárias não precisarão mais se deslocar até a zona urbana para serem atendidas”, relatou.

A chefe da Divisão, enfermeira Lúcia Freitas, explicou que a medida representa mais um avanço do município no cuidado com a saúde da mulher e o planejamento familiar.

“O objetivo principal dessas ações é contribuir com a redução da morbimortalidade materna, infantil e fetal, pois as mulheres poderão se prevenir de uma gravidez indesejada, principalmente se sua condição de saúde ainda representar uma possível gestação de risco. Então essa usuária é acolhida e orientada para que tenha sua segurança garantida no momento em que desejar engravidar”, pontuou Lúcia.

Ao longo do ano de 2022, de acordo com Lúcia, a Semsa desenvolveu diversas capacitações para habilitar os profissionais da REDE a realizarem a inserção do Dispositivo Intrauterino, buscando ampliar o número de unidades que disponibilizam o serviço. Atualmente, 11 unidades da zona Urbana ofertam o serviço.

Veja a lista das unidades da Semsa que fazem inserção de DIU:
Zona Norte
– USF Armando Mendes (Rua Aragarças, s/nº, conjunto Manoa – Cidade Nova);
– USF Áugias Gadelha (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova) – a partir de 25/4;
Zona Leste
– USF Dr. José Avelino Pereira (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova);
Zona Sul
– USF Megumo Kado (Rua Inocêncio de Araújo, nº 51, Educandos);
– USF José Rayol dos Santos (Avenida Constantino Nery, s/nº, Chapada);
– UBS Theodomiro Garrido (Rua São José, s/nº, Colônia Oliveira Machado);
– Policlínica Castelo Branco (Rua do Comércio, s/nº, Parque Dez): atendimento prioritário para usuárias vinculadas à unidade;
Zona Oeste
– USF Deodato de Miranda Leão (Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória);
– USF Bairro da Paz (Avenida Esperança, nº 51, bairro da Paz);
– USF Ajuricaba (Avenida Leste, Alvorada);
– Ambulatório do Planejamento Familiar da Maternidade Moura Tapajóz (Avenida Brasil, nº 1.335, Compensa);

— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
Em anexo

Notícias relacionadas

Tags:ItacoatiaraManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus muda infraestrutura básica com qualidade e responsabilidade, em 2022
Próximo artigo Programa ‘Asfalta Manaus’ leva serviços de recapeamento as zonas Centro-Oeste e Centro-Sul da capital

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus promove ‘Abril Verde’ para prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho

53 minutos atrás

Prefeitura de Manaus informa sobre suspensão temporária no sistema do Cadastro Único nesta sexta-feira

2 horas atrás

Prefeitura avança com recuperação asfáltica no bairro Coroado

16 horas atrás

Prefeito dá posse a Arone Bentes como novo secretário da Semed

18 horas atrás

Estudantes participam de aula de educação ambiental

18 horas atrás

Prefeito anuncia Madson Lino como novo secretário da Seminf

18 horas atrás

Prefeitura oferece serviços gratuitos em ação na Ponta Negra

18 horas atrás

Prefeito Renato Junior destaca principais diretrizes da gestão

18 horas atrás

Prefeitura reforça segurança e apoio ao ‘Corre de Quinta’

19 horas atrás

Ageman multa Águas de Manaus em R$ 340,2 mil

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus destaca importância da consulta de puericultura no crescimento e desenvolvimento das crianças

20 horas atrás

Prefeitura restringe tráfego de veículos pesados na rua Padre Francisco

21 horas atrás
Prefeitura intensifica recuperação asfáltica na zona Oeste
PMM fortalece atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas
DDZ Sul realiza seletivas para as Municipíadas de 2026
Prefeito Renato Junior oficializa nomeação de Arone Bentes no comando da Semed
Prefeitura recebe visita do MP-AM no Eamaar
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?