Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura investe em capacitação de ACSs
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prefeitura investe em capacitação de ACSs
Gestão EstadualGestão Municipal

Prefeitura investe em capacitação de ACSs

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus está promovendo uma capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam no Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de fortalecer o combate e o controle da tuberculose em Manaus. O treinamento de dois dias, ocorre até esta terça-feira, 26/3, na sede do Disa Sul, localizada no bairro de Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital, e conta com a participação de 50 ACSs divididos em duas turmas.

Durante o evento, o enfermeiro do Programa de Tuberculose do Disa Sul, Israel Teófilo, falou sobre o desafio mundial que a tuberculose representa, suas formas de transmissão, a gratuidade do tratamento à doença pelo SUS e a importância do ACSs, que realiza um trabalho fundamental na busca de contatos.

“Essa capacitação faz parte da campanha de combate à tuberculose que acontece neste mês de março, e tem o objetivo de alcançar principalmente os ACSs que entraram na Semsa no último concurso. Além das informações e atualizações no tratamento da tuberculose, estamos enfatizando o valor do trabalho deles na busca de casos de tuberculose ativa e latente”, explicou o enfermeiro.

Os ACSs têm um papel estratégico na promoção da saúde e na redução de agravos devido aos vínculos que mantêm com os usuários da rede de atenção primária. Devido a esse contato direto com os moradores dos territórios, fortalecer sua atuação a partir do reforço de informações sobre sintomas da tuberculose, formas de transmissão, necessidade da continuidade do tratamento e monitoramento dos pacientes, é fundamental para o controle da doença.

A fase latente da tuberculose, em que a pessoa tem a Mycobacterium tuberculosis, mas não apresenta sintomas e mesmo assim transmite a doença, foi um dos aspectos que mais chamou a atenção da Agente Comunitária Giovanna Mangabeira.

“A gente tem que fazer essa busca ativa, é o papel do ACS fazer essa busca ativa e acompanhar o paciente que está com sintomas da doença e as pessoas que têm contato com ele. Embora seja uma doença que tenha características específicas como a tosse seca, o escarro com sangue, ela também pode ter a fase latente, que não é tão visível para as pessoas”, enfatizou.

O vínculo com a comunidade foi apontado pela ACS Marcela Vieira Ferreira, como um aspecto facilitador que faz o paciente buscar o diagnóstico e o tratamento, conforme cada caso.

“Por termos essa ligação mais forte com a comunidade, temos a facilidade de buscar o paciente que está com aqueles sintomas de tosse persistente, aqueles calafrios principalmente à noite. Quando falamos dos sintomas da doença, o paciente se observa mais e passa a ter outra postura”, explicou.

— — —

Texto – Divulgação/Semsa

Fotos – Artur Barbosa/Semsa

   

Tags:capaManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura faz ativação do Manaus Adventure 2024 em São Paulo
Próximo artigo Semsa promove atividade educativa no Terminal de Integração 2

Mais notícias desta categoria

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

2 horas atrás

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

20 horas atrás

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

1 dia atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

1 dia atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?