Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura intensifica vacinação infantil em Manaus a partir do sábado, 13
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura intensifica vacinação infantil em Manaus a partir do sábado, 13
Manaus

Prefeitura intensifica vacinação infantil em Manaus a partir do sábado, 13

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Para elevar a proteção da população infantil contra doenças imunopreveníveis na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus inicia no sábado, 13/5, mais uma campanha de multivacinação voltada para o público de 0 a 14 anos. A ação, que objetiva mobilizar pais e responsáveis para a atualização do cartão vacinal de crianças e adolescentes conforme o calendário básico nacional de imunização, segue até o dia 24/5, tendo o 20 de maio, como o Dia ‘D’ de Mobilização.

“Vamos seguir o cronograma definido pelo governo do Amazonas, que coordena a campanha em todo o Estado e orienta os 62 municípios a intensificar a busca do público infantil e jovem neste período, principalmente das crianças menores de 1 ano, com atraso na caderneta de vacinação”, explica a titular da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), Shádia Fraxe.

De acordo com a secretária, durante a campanha de multivacinação, o município vai manter as 171 salas de vacina abastecidas com os 18 imunizantes indicados para a faixa etária de 0 a 14 anos, além de oferecer a vacina contra a Covid-19 e contra a Influenza, indicada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de atendimento, de segunda a sexta-feira, sendo que nove também estarão abertas aos sábados, das 8h às 12h.

“Já oferecemos todos os imunizantes na rotina de atendimentos e o que queremos neste momento é chamar a atenção das famílias para a necessidade urgente de verificar a caderneta de vacinação e atualizar as doses em atraso, evitando que as crianças estejam expostas e sofram com a sequela de doenças para as quais temos vacinas disponíveis”, observa.

Shádia destaca a preocupação das autoridades de saúde locais e nacionais com a baixa cobertura vacinal em todo o país, o que coloca a população em situação de vulnerabilidade para o aumento de casos ou a reintrodução de doenças graves que já haviam sido controladas ou erradicadas, como é o caso do sarampo e da poliomielite.

Cobertura

Dados da Semsa de 2022 mostram que, dentre as vacinas aplicadas no primeiro ano de vida, apenas a BCG, que é ofertada nas maternidades públicas após o nascimento, está com cobertura de mais de 100%. Todas as demais estão abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da saúde, sendo a da febre amarela a de menor cobertura (66%), seguida da vacina contra o rotavírus (79,4%). A pneumocócica tem 90,3% de cobertura vacinal e as demais – Pentavalente, Poliomielite, Meningocócica e Tríplice Viral – têm entre 81% e 83%.

“São coberturas bem abaixo do esperado e precisamos reverter essa situação”, alerta a gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes. Ela ressalta que as vacinas podem ser encontradas facilmente na REDE municipal de saúde e que os pais e responsáveis precisam ter noção dos riscos de não vacinar as crianças, em especial no primeiro ano de vida, quando devem ser aplicados nove tipos de vacina, algumas com uma ou duas doses de reforço.

Isabel cita o ressurgimento de casos de poliomielite em outros países, de surtos de sarampo em outros Estados e, agora, um óbito na fronteira da Colômbia com o Brasil por conta da febre amarela. “São ameaças reais, que só vamos conseguir conter com a população vacinada”, afirma.

Calendário básico

As vacinas previstas no calendário básico infantil são: BCG, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela), Hepatite A, DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Meningocócica ACWY, dTPa (adolescentes grávidas).

Além disso, durante a campanha de multivacinação continuarão a ser oferecidas as vacinas contra a Influenza, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e Covid, para todas as idades a partir de 6 meses.

As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável, portando documento de identificação, cartão do Sistema Único de saúde (SUS) e o cartão de vacina. Seguindo recomendação do Ministério da saúde, não é mais necessário nenhum intervalo entre as vacinas do calendário básico e a vacina contra a Covid-19.

Estadual

O governo do Amazonas, a partir da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), com o apoio da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas “Dra. Rosemary Costa Pinto” (FVS-RCP), programou o lançamento da Campanha de Multivacinação para o dia 13/5 e, no período de 15 a 24/5, a campanha acontecerá nos 62 municípios, sendo que o Dia ‘D’ da Multivacinação ocorrerá em 20/5 em todo o Estado.

— — —

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:Governo do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Grupo da reforma tributária faz nova audiência nesta quinta
Próximo artigo Em Barcelos, Justiça condena Município a pagar FGTS para agente de saúde que atuou por 13 anos como ‘temporário’

Mais notícias desta categoria

Manutenção asfáltica em avenida Mário Ypiranga e rua Terezina é realizada pela Prefeitura em Adrianópolis em 25/11

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação do sistema de drenagem profunda no Japiim 2 após rompimento

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na avenida Coronel Teixeira para melhorar a trafegabilidade

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça mobilidade com recuperação viária na avenida Nathan Xavier nesta terça 25/11

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza pavimentação e drenagem na rua Araguacema no São José Operário

5 horas atrás

Defesa Civil de Manaus mantém estado de atenção por chuvas intensas, ventos e raios até 25/11 às 22h

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa de evento com entidade de cooperativas e IMMU no debate sobre mobilidade urbana

6 horas atrás

Encontro em Manaus reúne profissionais para discutir saúde e segurança no trabalho e qualificação das notificações

7 horas atrás

Manausprev realiza Feirinha do Aposentado Empreendedor com artesanato e comidinhas para geração de renda

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus apresenta balanço das ouvidorias municipais e anuncia Ouvidoria Itinerante 2026

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza leilão de bens móveis inservíveis com 66 lotes e previsão de arrecadação de R$ 359 mil em 16/12

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus nomeia condutor de ambulância aprovado no concurso da Semsa para posse até 26/12

8 horas atrás
Socialização de Práticas Formativas reúne 225 trabalhos e lança revista Tapiri em Manaus nesta semana
Atendimentos Implurb em Manaus crescem 12% e superam 56 mil entre janeiro e outubro de 2025
Exposição Amazonas, meu amor no Museu da Cidade de Manaus reúne mosaicos de tampinhas recicladas
Prefeitura de Manaus certifica estagiários de pedagogia envolvidos em projetos de alfabetização e formação prática
Drenagens da rua Padre Francisco recebem manutenção para melhorar escoamento de águas pluviais em Santo Antônio
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?