Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura intensifica serviços de saúde no ‘Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra a Pessoa Idosa’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura intensifica serviços de saúde no ‘Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra a Pessoa Idosa’
Manaus

Prefeitura intensifica serviços de saúde no ‘Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra a Pessoa Idosa’

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus promoveu uma série de ações de educação nas unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), em referência ao “Dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra a Pessoa Idosa”, nesta quinta-feira, 15/6. O objetivo foi reforçar aos usuários a relação entre promoção da saúde e prevenção da violência.

A unidade de saúde da Família (USF) São Francisco, localizada na zona Sul, foi um dos estabelecimentos que mobilizou seus usuários para sensibilização sobre as formas de prevenção à violência contra o idoso. Em parceria com o clube de mães Nossa Senhora de Nazaré, a unidade desenvolveu uma programação com rodas de conversa, palestras sobre as formas de violência e oferta de serviços de saúde como aferição da pressão arterial, exames de glicemia, testes sorológicos para detecção de HIV, hepatites e sífilis, atualização do cartão de vacinas, distribuição de folhetos e sensibilização sobre as formas de violência e canais de denúncia.

A chefe do Núcleo de saúde do Idoso da Semsa, Eliny Rocha, destacou que esse trabalho de mobilização, que está sendo realizado em todos os distritos de saúde da Semsa é importante para que uma vez informada, a sociedade trabalhe em conjunto com as instituições envolvidas de modo a reforçar o compromisso social de cuidar dos idosos.

“A nossa programação, que iniciou na segunda-feira e se estende até sexta-feira, intensifica o trabalho que já desenvolvemos rotineiramente em nossas unidades, que é o de enfatizar que o envelhecimento com saúde requer tomada de decisões que impactam diretamente na qualidade de vida. É um trabalho constante que aos poucos, já começa a dar resultados”, frisou.

A dona de casa Ariosvalda Mota Costa, de 71 anos, garantiu que participa ativamente das atividades realizadas pela USF São Francisco em parceria com o Clube de Mães Nossa Senhora de Nazaré, mas acrescentou que precisou ter muita disciplina e força de vontade para iniciar a programação ofertada, que envolve prática de exercícios físicos, exames e consultas.

“Eu custei muito a vir, porque vencer a preguiça exige muita disciplina, mas foi a melhor decisão que eu tomei: cuidar do corpo é cuidar da mente. Desde que comecei tomei gosto e agradeço a Deus por essa oportunidade. A gente faz alongamento e várias atividades físicas. Tenho 71 anos e estou muito disposta, sou uma pessoa muito sadia”, assinalou. 

O vice-presidente do clube das mães, Rediney Santos da Rocha, destacou que a parceria que o espaço dedicado à comunidade tem com o estabelecimento de saúde da Semsa traz muitos benefícios aos frequentadores, principalmente aos idosos.

“Nós realizamos uma programação que de certo modo, complementa o trabalho que é iniciado na unidade de saúde. Oferecemos atividades físicas, acompanhamos a rotina dos idosos e sempre que necessário sinalizamos para os profissionais da USF quais são as necessidades na área da saúde. É uma parceria muito positiva”, acrescentou.

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Graziela praia / Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAHSrE

Tags:DenúnciasManausmanchetePrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Novos estagiários para a Educação Especial participam de reunião de acolhimento na Semed
Próximo artigo Prefeitura entrega premiações aos contemplados de mais um sorteio da campanha Nota Premiada Manaus

Mais notícias desta categoria

Manaus fiscaliza descarte irregular de resíduos em cinco locais da zona Leste durante operação municipal

7 horas atrás

Semsa realiza 10ª edição do Circuito da Mulher para prevenção do câncer do colo do útero em Manaus

10 horas atrás

Unidades móveis reforçam saúde da mulher e atendimento odontológico na zona rural de Manaus

10 horas atrás

Prefeito David Almeida acompanha vistoria do Morar Melhor 13 antes da entrega de 576 apartamentos

11 horas atrás

Manaus lança pedra fundamental da Academia de Formação da Guarda Municipal da Amazônia para ampliar efetivo

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus publica segunda lista do Morar Melhor 14 e avança na entrega de apartamentos mobiliados

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove formação da Escola de Transporte Inclusivo para motoristas e cobradores no Tarumã

12 horas atrás

Semtepi divulga listas de selecionados para cursos de qualificação profissional em Manaus com 40 vagas

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga 100 selecionados para curso de Metrologia Básica no centro em 21/3

14 horas atrás

Manaus inicia campanha em março para intensificar prevenção e diagnóstico da tuberculose

14 horas atrás

Implurb inicia transição de atividades para novo prédio da Prefeitura de Manaus no Tarumã

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus reúne ouvidorias no Dia Nacional do Ouvidor e discute implantação da ouvidoria de Manaus

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus emite 417 certidões de uso e ocupação do solo no primeiro bimestre de 2026 e mantém sistema online
Prefeitura de Manaus altera itinerários de ônibus A204 e A205 para atender nova sede do Implurb e trecho da avenida José Moacir Teberga de Toledo
Prefeitura de Manaus assegura mais de R$ 14 milhões para Parque Tecnológico do Largo de São Vicente no centro da cidade
Prefeitura de Manaus participa da abertura da 4ª Semana Nacional de regularização fundiária do Solo Seguro Amazônia Legal e entrega registros de imóveis a moradores
Prefeitura de Manaus inicia seletivas das Municipíadas da Semed com cronograma por DDZs e quatro modalidades
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?