Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura intensifica busca ativa de pessoas com hipertensão e diabetes na capital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura intensifica busca ativa de pessoas com hipertensão e diabetes na capital
Manaus

Prefeitura intensifica busca ativa de pessoas com hipertensão e diabetes na capital

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus está intensificando a busca ativa de pessoas com diabetes e hipertensão em todos os Distritos de saúde (Disas) desde janeiro deste ano. A ação, da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), tem o objetivo de lembrar aos usuários que já fazem parte do programa “Hiperdia” que a frequência dos cuidados precisa ser mantida e também orientar as pessoas com sintomas de hipertensão arterial ou diabetes mellitus a buscarem uma unidade básica de saúde (UBS) para investigar os sinais e, conforme o caso, já iniciar o tratamento.

Os Agentes Comunitários de saúde (ACSs) estão fazendo um amplo trabalho de sensibilização casa a casa em seus territórios para chamar a atenção sobre os riscos que essas duas doenças, que são crônicas, ou seja, representam. No contato direto com a população, os ACSs enfatizam que há garantia de vida com qualidade se os cuidados forem seguidos. Neste aspecto, o autocuidado é um fator determinante, mas o paciente precisa se autorresponsabilizar pela sua saúde.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, explica que o desafio da Semsa é justamente o de fazer o usuário perceber que precisa manter os cuidados para ter uma vida saudável.

“Quando falo que os cuidados precisam ser mantidos, quero dizer que esse usuário precisa buscar o atendimento na unidade de saúde para ser acompanhado, seguindo a orientação do profissional de saúde, uma vez a cada seis meses, ou mais. Mas, ele precisa ter essa iniciativa de comparecer para saber se os medicamentos estão fazendo o efeito desejado ou se precisam ser trocados ou as doses aumentadas. É uma ação que precisa ter uma frequência para que ele possa viver a vida sem o agravamento do seu quadro”, destacou Shádia.

A Gerência de Cuidados Condições Crônicas da Semsa aponta que mais de 180 mil pessoas estão cadastradas no programa “Hiperdia”, mas nem todos estão fazendo o acompanhamento regular nas unidades de saúde, o que representa um risco. O acompanhamento por uma equipe de saúde é essencial para avaliar se a doença está evoluindo ou se está controlada, se a medicação precisa ser ajustada, ou se o paciente precisa incorporar hábitos e condições que o ajudem a ter uma boa qualidade de vida.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, enfermeira Lílian Paula Lima, diz que no caso dos pacientes diabéticos, a falta de monitoramento do paciente por uma equipe de saúde aumenta a possibilidade da ocorrência de agravos como cegueira e amputação, no caso dos diabéticos e no caso de hipertensos, risco aumenta de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Tanto a diabetes quanto a hipertensão são doenças silenciosas que podem levar a complicações com prejuízos sérios à vida dos pacientes. Estamos reforçando a necessidade dessa pessoa ir até o posto de saúde, onde nós temos profissionais que avaliam o paciente como um todo. No caso dos diabéticos, é feita a avaliação neuromotora do pé diabético para saber como está a vascularização, o sistema circulatório, a sensibilidade motora, se essa pessoa está sentindo formigamento ou outro sintoma. No caso da hipertensão, é feita uma avaliação de estratificação de risco para doenças cardiovasculares para saber como conduzir os cuidados”, acrescenta a enfermeira.

Como forma de facilitar a comunicação e a divulgação do trabalho dos ACSs, esses trabalhadores da saúde estão enviando cards com informações sobre hipertensão e diabetes, pelo Whatsapp, como forma de propagar a importância da população ficar atenta aos sinais dessas doenças.

“Além de reforçar a mensagem para quem já faz parte do programa Hiperdia, esse recurso favorece que as pessoas que estão com sinais das doenças comecem a perceber que precisam de tratamento para evitar que cheguem na atenção secundária para fazer a amputação de um membro porque não procuraram a atenção básica. As situações mais graves podem ser evitadas com o cuidado constante”, exemplifica Lílian Zacarias.

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:AcidentesManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida participa do velório do ex-governador Amazonino Mendes e destaca sua importância política para o Amazonas
Próximo artigo Manaus Vôlei/TecToy bate Vôlei Futuro por 3 sets a 0 e vence fora de casa na Superliga B

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus informa números alternativos para acionamento do Samu

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus destaca ações de adaptação climática

15 horas atrás

Manaus se destaca entre as cidades brasileiras na construção de soluções climáticas

15 horas atrás

Manaus defende fortalecimento do SUS e equidade no financiamento da saúde durante plenária da FNP e C40 no Rio de Janeiro

17 horas atrás

Prefeitura alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira, 3/11

18 horas atrás

‘Plano de Verão’ da prefeitura alcança mais uma via do São José

18 horas atrás

Dois novos servidores tomam posse na Manaus Previdência

19 horas atrás

Campanha de vacinação antirrábica tem 33 pontos

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com o ‘Plano de Verão’ no bairro Nova Cidade

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia campanha contra a gripe

21 horas atrás

Sine Manaus oferta 506 vagas de emprego nesta terça–feira, 4/11

22 horas atrás

Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

23 horas atrás
Vice-prefeito Renato Junior inaugura praça Anjo da Esperança em homenagem às vítimas da Covid-19
Prefeitura de Manaus revitaliza via do bairro Cidade Nova com ‘Plano de Verão’
Prefeitura de Manaus avança com o ‘Plano de Verão’ na zona Leste durante plantão no fim de semana
Prefeitura de Manaus facilita acesso à credencial de estacionamento em ação social no Pró-Menor Dom Bosco
Ação integrada entre resulta na prisão de dois foragidos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?