Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prefeitura inicia mobilização social na zona Oeste de Manaus para combate ao Aedes aegypti
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura inicia mobilização social na zona Oeste de Manaus para combate ao Aedes aegypti
Manaus

Prefeitura inicia mobilização social na zona Oeste de Manaus para combate ao Aedes aegypti

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 23 de janeiro de 2025
6 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta quinta-feira, 23/1, uma mobilização social no bairro São Jorge, zona Oeste, para o combate ao Aedes aegypti e prevenção à dengue, zika e chikungunya.

A ação foi coordenada pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste e, além do bairro São Jorge, seguirá um cronograma, até o mês de março, que vai atingir outros nove bairros da zona Oeste considerados mais vulneráveis às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti: Santo Antônio, Compensa, Santo Agostinho, Alvorada, Redenção, Tarumã, Tarumã–Açú, Nova Esperança e Lírio do Vale.

A chefe do setor de Controle de Endemias do Disa Oeste, Ana Carolina de Araújo de Souza, explica que o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no final do ano passado, apontou os bairros São Jorge, Santo Antônio, Compensa, Alvorada, Redenção, Tarumã e Tarumã–Açú em situação de alta vulnerabilidade.

“A mobilização iniciada hoje é um reforço das ações de controle do mosquito e prevenção de doenças. Além dos sete bairros em alta vulnerabilidade da zona Oeste identificados no LIRAa, a ação vai atender também aquelas áreas em que identificamos alta infestação do mosquito e um aumento do risco neste início do ano”, informou Ana Carolina.

A ação no bairro São Jorge contou com o apoio de equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) Rayol dos Santos, Ida Mentoni e Vila da Prata, incluindo Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs).

Ana Carolina informou que o trabalho dos agentes envolve a realização de visitas domiciliares, alertando os moradores para os cuidados no controle da proliferação do mosquito.

“Na realização do LIRAa, identificamos que os principais criadouros nessa região estão relacionados aos pequenos depósitos móveis, que são usados para armazenar água. Então, uma das orientações é explicar aos moradores que é possível armazenar água, mas é necessário que seja feito de forma adequada, cobrindo o depósito com uma tampa, e eliminando a água e lavando o depósito a cada sete dias”, afirmou Ana Carolina.

No momento das visitas domiciliares, os moradores serão orientados sobre a aplicação do Check List 10 Minutos Contra Aedes, em que a população pode usar 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito. O ciclo reprodutivo do Aedes aegypti, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias, por isso a limpeza semanal dos criadouros evita a proliferação do mosquito.

Os agentes de saúde também farão a inspeção de terrenos baldios, comércios, borracharias, locais de comercialização de sucata, entre outros pontos de possível risco para a proliferação do Aedes aegypti.

De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Disa Oeste, Francivânia Rocha, o objetivo final é reverter a situação de alta vulnerabilidade dos bairros para evitar surtos de doenças, principalmente com o maior risco que ocorre no período de chuvas em Manaus.

“Todas as pessoas com sintomas característicos das doenças transmitidas pelo Aedes, como febre e dor no corpo, devem procurar uma UBS para ter um diagnóstico correto e iniciar o tratamento necessário. A Semsa também disponibiliza a vacina contra a dengue voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos”, apontou Francivânia Rocha.

Para a diretora da USF Rayol dos Santos, Glória Freitas, a mobilização no bairro São Jorge é mais uma oportunidade para alertar os moradores sobre o aumento de casos de dengue nesse período do ano.

“A USF Rayol dos Santos, localizada no bairro São Jorge, tem atendido todos os dias pacientes com dengue. A mobilização de hoje é um reforço para que os moradores fiquem em alerta e tomem medidas para prevenir as doenças. Não adianta cuidar da minha casa ou do meu terreno, se o vizinho não cuida também. Todos precisam fazer sua parte para controlar a proliferação do Aedes aegypti”, alertou Glória Freitas.

Cronograma

A próxima etapa da ação de mobilização social para o combate ao Aedes aegypti e prevenção à dengue, zika e chikungunya vai acontecer no bairro Santo Antônio, dia 30 de janeiro. O cronograma seguirá nos bairros Compensa (6/2); Santo Agostinho (13/2); Alvorada (20/2); Redenção (27/2); Tarumã (6/3); Tarumã-Açu (13/3); Nova Esperança (20/3); e Lírio do Vale (27/7).

Casos

De acordo com o Informe Epidemiológico das Arboviroses da Semsa, divulgado no dia 2/1, Manaus registra este ano um total de 153 casos suspeitos de dengue que foram notificados. Desse total, 54 foram confirmados e 40 seguem em investigação. Também houve sete notificações de casos suspeitos de chikungunya, com um caso confirmado e um em investigação. Não houve casos suspeitos ou confirmados de zika neste ano.

— — — 
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura tem incremento de 19% no acumulado do ano no sistema de licenciamento urbano, com mais de 21 mil atendimentos

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

PMM autua 19 motoristas em supermercados da zona Norte

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Atividades integrativas realizadas pela Prefeitura de Manaus marcam Dia da Luta Antimanicomial

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025

Prefeito David Almeida entrega USF Leonor de Freitas

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025

Prefeitura realiza operação de monitoramento da orla da capital em meio à cheia do rio Negro

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Cavalo de Aço’

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?