Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura inicia ‘Curso Informal de Cuidador de Idosos’ voltado a moradores da zona Norte
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura inicia ‘Curso Informal de Cuidador de Idosos’ voltado a moradores da zona Norte
Manaus

Prefeitura inicia ‘Curso Informal de Cuidador de Idosos’ voltado a moradores da zona Norte

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), deu início a mais uma edição do “Curso Informal de Cuidador de Idoso”, na segunda-feira, 21/11. A capacitação foi voltada, desta vez, aos moradores da zona Norte da capital, com carga horária de 20 horas. O evento acontece das 8h às 12h, até a sexta-feira, 25/11, no auditório de pesquisa do hospital Francisca Mendes.

A chefe do Núcleo de Atenção à saúde do Idoso, Eliny Rocha, informou que a capacitação já foi ofertada nos demais Distritos de saúde (Disa) da cidade e, agora, em sua penúltima edição de 2022, chega ao Disa Norte. Um total de 60 pessoas se inscreveu para participar do treinamento.

“O objetivo do curso é compartilhar um conhecimento qualificado e levar informações sobre o processo de envelhecimento, para que as famílias saibam como estimular a pessoa idosa e possam dar um cuidado adequado e de qualidade. Buscamos colaborar para que essa etapa da vida seja ativa e saudável, respeitando e valorizando os idosos, para que eles sigam autônomos e independentes”, disse.

Na segunda, a programação do curso foi aberta por Eliny Rocha, que ministrou uma palestra sobre o processo de envelhecimento. Em seguida, a assistente social Georgina Sarkis abordou as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e à espiritualidade. A enfermeira Renata Macedo tratou sobre a violência contra o idoso.

“O envelhecimento acontece ao longo da vida, é o processo normal de alteração orgânica, mas existem algumas alterações pontuais que é preciso conhecer para que o cuidador possa apoiar o idoso da melhor forma. Por exemplo, a termorregulação fica modificada e, por conta do frio, alguns idosos recusam o banho pela manhã. Porém, o cuidador precisa ter a sensibilidade de desenvolver estratégias para que ele possa estar fazendo com que o seu idoso contribua no cuidado”, contou Eliny.

Na próxima semana, de 28/11 a 2/12, moradores da zona Oeste serão beneficiados com a última edição de 2022 do “Curso Informal de Cuidador de Idoso”.

— — —

Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

The post Prefeitura inicia ‘Curso Informal de Cuidador de Idosos’ voltado a moradores da zona Norte appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atletas de badminton no circuito nacional em Campo Grande
Próximo artigo Novos médicos da prefeitura recebem capacitação sobre inserção de DIU

Mais notícias desta categoria

Alvará de Construção Mais Fácil da prefeitura chega à quase 15 mil metros quadrados licenciados de fevereiro a setembro

1 hora atrás

PMM encerra Audiência Pública do PPA 2026-2029 e PLOA 2026

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva asfalto à rua Barão de Itamaracá

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza trecho da avenida Coronel Teixeira

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus apoia Figa 2025

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove ação de saúde bucal na zona rural

3 horas atrás

PMM realiza recuperação de rede de drenagem no Adrianópolis

3 horas atrás

Prefeitura participa da programação do Circuito Urbano 2025

4 horas atrás

Implurb apresenta inovações e gestão estratégica para cidade

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza primeira edição do ‘Cuia de Sabores’

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza implantação de sinalização viária

5 horas atrás

Prefeitura realiza mega ação de limpeza no Parque do Idoso

5 horas atrás
Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura viária do bairro Zumbi dos Palmares
Prefeitura de Manaus informa suspensão dos serviços da USF N-13 nesta sexta-feira
Prefeitura faz treinamento sobre Alvará de Construção Mais Fácil para membros do MP-AM
Prefeitura de Manaus atendeu uma ocorrência durante a chuva na manhã desta quinta-feira
Prefeitura de Manaus celebra o ‘Dia Internacional do Idoso’ com programação na Faixa Liberada da Ponta Negra
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?