Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura inicia aulas para a formação de cuidadores de idosos em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura inicia aulas para a formação de cuidadores de idosos em Manaus
Prefeitura de Manaus

Prefeitura inicia aulas para a formação de cuidadores de idosos em Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

 

A Prefeitura de Manaus iniciou as aulas de duas das três turmas do curso para a formação de cuidadores de idosos, nesta segunda-feira, 23/5. Promovidas pela escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), em parceria com a Fundação Municipal de Apoio ao Idoso “Doutor Thomas” (FDT), as aulas acontecem no auditório da Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, nº 82, Centro. Com 320 horas de duração, o “Cuidadoso” tem caráter profissionalizante.

 

 

 

Na abertura, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra, destacou a importância da formação de cuidadores para assegurar assistência qualificada às pessoas idosas.

 

“Durante a pandemia, e mesmo agora, com a situação sob controle, a população idosa foi a mais afetada porque precisou ficar mais isolada para se proteger da Covid-19. Em momentos assim, a figura de um cuidador é de grande importância, não só pela atenção à saúde, alimentação e tudo o mais que o idoso necessita, mas também como uma companhia. Além disso, o cuidador estabelece vínculos, inclusive, com os familiares do idoso”, disse.

Ao todo, 120 candidatos foram aprovados após processo de pré-inscrição e entrevista de seleção. A escolaridade mínima exigida para classificação foi o ensino médio.

 

 

O diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, lembrou que o “Cuidadoso” é um dos cursos mais procurados pela população, pela credibilidade e nível dos instrutores contratados pela escola.

“É uma capacitação de grande importância para a sociedade porque, além de proporcionar o cuidado qualificado, abre oportunidade de renda para essas pessoas que estão participando e se tornarão cuidadoras. Vale ressaltar que é uma formação gratuita e que, por determinação do prefeito David Almeida, todos foram isentados do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50”, ressaltou.

 

 

Uma formação para o cuidado com pessoas idosas PODE custar mais de R$ 2 mil. A realização do “Cuidadoso” atende a uma demanda da Fundação Doutor Thomas, diante do crescimento da expectativa de vida no Brasil e a consequente necessidade de qualificar mão de obra para essa área. Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, a missão da instituição é prover qualidade de vida aos idosos da nossa capital, com a formação de profissionais nessa área de cuidador em um curso completo como esse.

“Entregar para a população de Manaus mais um curso de Cuidador de Idosos é capacitar recursos humanos para o atendimento no âmbito social e na área da saúde às pessoas idosas em diversas situações, em residências, hospitais e clínicas especializadas e instituições de longa permanência”, disse.

 

 

O curso

O conteúdo das aulas teóricas, que acontecerão no auditório da Galeria dos Remédios, administrada pela Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), está dividido em dez módulos, abordando temas como cuidados odontológicos; noções básicas de Enfermagem para o cuidado com o idoso; espiritualidade e finitude; aspectos nutricionais; direitos humanos e Cidadania; patologias recorrentes e aspectos psicológicos do envelhecimento;  e comportamento, ética e postura do cuidador de idoso.

 

 

Os participantes enxergam no curso oportunidades de colocação em um mercado de trabalho cuja tendência é o crescimento. O acadêmico de fisioterapia, Danyson Muniz, 39 anos, contou que já trabalhou como cuidador e que agora pretende retornar, porém, com qualificação. “É uma oportunidade muito grande para me tornar um profissional e poder ajudar os idosos”, comentou.

A estudante Andreza Lindoso disse que já vinha esperando por uma vaga para fazer o curso porque, mesmo tendo alguma experiência na área, faltava a formação técnica.

 

 

“Eu espero muito agregar conhecimento e ter o meu certificado. Essa é uma excelente oportunidade que a Prefeitura de Manaus nos oferece, para que nos tornemos profissionais para as pessoas de mais idade, que necessitam desse cuidado”, apontou.

 

Texto – Sandra Monteiro / Semad

— — —

 

Fotos – Thelson Souza / Semad e Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzR9LF

 

The post Prefeitura inicia aulas para a formação de cuidadores de idosos em Manaus appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Maués, Chamas de Saúde realiza 900 atendimentos especializados
Próximo artigo Sine Manaus oferta 469 vagas de emprego nesta terça-feira, 24/5

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás
Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo
Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus
Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira
Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal
Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?