Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura inaugura Base Fluvial para o controle de endemias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura inaugura Base Fluvial para o controle de endemias
Manaus

Prefeitura inaugura Base Fluvial para o controle de endemias

1 ano atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
Cultura LPG Circula MIinC Marcio James 1024x682 1

A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira, 16/5, a Base Fluvial de Endemias Enfermeiro Adenilson dos Santos Torres. Atracada na marina do Davi, na zona Oeste, a unidade dará suporte ao trabalho de controle de endemias realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nas 74 comunidades, lagos e igarapés distribuídos em mais de 200 quilômetros das calhas dos rios Negro e Amazonas, nos limites da capital. Na região, vivem aproximadamente 8 mil pessoas expostas ao risco de doenças endêmicas, especialmente a malária, prevalentes em áreas de rio e floresta.

A nova base substitui a antiga estrutura, já sem capacidade de funcionamento adequado, e vai garantir o fortalecimento das atividades de vigilância em saúde na área fluvial em condições de conforto e segurança para os agentes de saúde e servidores de funções administrativas e operacionais.

“Essa unidade tem 392 metros quadrados sobre uma plataforma própria e passa a ser uma referência para o Brasil”, disse a titular da Semsa, Shádia Fraxe. A secretária afirmou que a nova estrutura leva dignidade para os que atuam na saúde rural do município. “O prefeito David Almeida teve a sensibilidade de mudar a realidade dos nossos servidores, permitindo que construíssemos um espaço amplo, completo e que em nada lembra a precariedade da base anterior”.

#paratodosverem – imagem da nova base fluvial de endemias da Prefeitura

A unidade fluvial vai funcionar como marina para 11 embarcações utilizadas pelos agentes da Semsa nas viagens às comunidades da região assistida, onde são realizados os trabalhos de prevenção e tratamento de endemias, incluindo busca ativa de pessoas infectadas, coleta de lâmina para diagnóstico e entrega e supervisão de medicamentos.

O diretor do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Rubens Souza, destacou que a saúde pública rural tem desafios extras, como as longas distâncias, as cheias e vazantes, e as condições naturais e demográficas que dificultam a ida dos agentes até os usuários. “Essa base veio para facilitar o trabalho específico do controle de endemias e para melhorar a oferta dos nossos serviços aos ribeirinhos nas nossas calhas de rio”.

Construída com recursos próprios do município, no valor de 2 milhões de reais, a nova base flutuante conta com ambientes destinados às atividades administrativas, de controle fluvial e de controle de endemias, divididos entre recepção, copa, depósito de material de limpeza, escritório, dois almoxarifados, duas salas administrativas e um laboratório.

“Trabalho no controle de endemias há 30 anos e nunca pensei que teríamos uma base dessas. “É um luxo”, disse o supervisor de endemias Maurício Genuíno Ferreira. “Deu vontade de chorar”.

Assim como os servidores, a comunidade atendida pela Semsa também será beneficiada com a inauguração do novo espaço. A líder da comunidade Jefferson Peres, localizada no lago Tarumã-Açu, Valdeilza Lopes, citou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde para alcançar os pacientes e disse que base recém-inaugurada “é um sonho realizado”, e representa um avanço no dia a dia dos agentes que visitam as comunidades do entorno. “A palavra é gratidão”.

Para o coordenador do Centro Cultural União dos Povos Indígenas do Tarumã, cacique Astério Baré, que também esteve na inauguração da nova estrutura, gratidão também é o sentimento. “Em nome do povo indígena e do povo branco, queremos agradecer ao prefeito e às equipes que fazem esse trabalho com seriedade por mais essa história, por mais essa página que está sendo virada no município de Manaus. Isso é inédito”.

Alcance

O trabalho de controle de endemias na área fluvial é feito nas calhas dos rios Negro e Amazonas, nos limites do município de Manaus. No Rio Amazonas, são atendidas 34 comunidades, lagos e igarapés distribuídos em 120 quilômetros de extensão – entre a Marina do Davi e o lago do Arumã -, onde reside uma população de 4.380 pessoas.

#paratodosverem – imagem de um agente de endemias indo nas comunidades

Já no Rio Negro, são 40 localidades entre a Marina do Davi a Comunidade do Apuaú, reunindo uma população de 3.768 pessoas em 115 quilômetros de extensão.

Levantamento do Disa Rural junto ao Sistema Sivep-Malária aponta que as comunidades mais afetadas pela doença na área fluvial de Manaus são a Nossa Senhora de Fátima, a Nossa Senhora do Livramento e a Nossa Senhora Auxiliadora, todas as margens do Rio Negro e seus afluentes.

A Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora de Fátima registrou 839 casos de malária em 2023, a UBSR Nossa Senhora Auxiliadora, 120 casos, e a UBSR Nossa Senhora do Livramento, 58 casos.

Além de malária, os agentes de saúde realizam busca ativa e coleta de lâmina para diagnóstico de outras endemias como leishmaniose, filariose e Doença de Chagas, que os microscopistas da equipe também estão preparados para identificar.

Homenagem

Adenilson dos Santos Torres, que dá nome à Base Fluvial de Endemias, era enfermeiro especializado em Administração Hospitalar que, na Semsa, contribuiu para a consolidação do Distrito de Saúde Rural. Desde 2006, ele atuou no fortalecimento do trabalho das equipes de saúde, na organização do processo de territorialização da área rural de Manaus, tendo sido também diretor de unidades de saúde terrestres e fluviais.

Familiares do enfermeiro, que faleceu de Covid-19 em 2021, participaram da cerimônia de inauguração. Emocionada, a viúva Glaucijan Aguiar Ibiapina, disse que a homenagem é a maior prova do reconhecimento do trabalho realizado por Adenilson e do que ele foi como pessoa, como profissional e como amigo. “Ele deu o melhor dele aqui”.

Também muito emocionada, a mãe de Adenilson, Maria Raimunda dos Santos Torres, agradeceu a homenagem em nome do filho, a todos os que trabalharam com ele e aos gestores que permitiram eternizar seu nome. “É um prestígio que meu filho merecia”.

— — —

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

  

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 Fapeam adere à Chamada internacional para apoio a projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre Brasil e Bélgica
Próximo artigo FVS RCP Saude Vocal FOTO Divulgacao FVS RCP 1024x752 4G1L38 Festival de Parintins: FVS-RCP alerta sobre saúde vocal e auditiva entre profissionais do Boi-Bumbá

Mais notícias desta categoria

736A4183 1024x683 1

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial de drenagem no bairro Coroado

7 horas atrás

Prefeitura revitaliza espaço urbano no bairro Santa Etelvina

8 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza manutencao em canaletas no centro historico e reforca compromisso com a revitalizacao urbana 2

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em canaletas no centro histórico e reforça compromisso com a revitalização urbana

8 horas atrás

Limpeza de caixas coletoras no bairro Cidade de Deus

8 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 171952

Prefeito David Almeida assina certidão histórica de regularização fundiária para bairros que aguardavam há mais de 100 anos

8 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 171751 1

Prefeito David Almeida anuncia construção do viaduto ‘Passarão’ com investimento de R$ 86 milhões na zona Oeste de Manaus

8 horas atrás

Zona rural terrestre inicia escolha de representantes no CMS

9 horas atrás

PMM fecha operação com mais de 2 mil famílias atendidas

9 horas atrás
BANNER NOTA 14

Prefeitura de Manaus realiza mudanças em linhas de ônibus a partir desta quarta-feira, 23/7

10 horas atrás

Samu Manaus promove capacitação de profissionais de Coari

10 horas atrás
nova sede do Implurb 1

David acompanha avanço das obras da nova sede do Implurb

10 horas atrás
conjuntos habitacionais 4

David fiscaliza obras em conjuntos habitacionais na zona Oeste

10 horas atrás

Prefeitura fiscaliza barracões dos bois-bumbás da categoria Ouro para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos

Prefeitura garante repasse recorde com antecedência histórica para o ‘Festival dos Bois-Bumbás de Manaus’ na categoria Ouro

Transporte clandestino – Prefeitura de Manaus combate

Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de ‘Técnica de Vendas’ com 80 vagas

CMDU soma 214 processos analisados nos seis primeiros meses do ano

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?