Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura forma mais 21 profissionais da Atenção Primária de Manaus em curso sobre hanseníase
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura forma mais 21 profissionais da Atenção Primária de Manaus em curso sobre hanseníase
Manaus

Prefeitura forma mais 21 profissionais da Atenção Primária de Manaus em curso sobre hanseníase

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus formou mais 21 profissionais da REDE municipal de saúde no curso básico em hanseníase para a Atenção Primária, nesta terça-feira, 2/5. Ao todo, 45 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos dos cinco Distritos de saúde (Disa) já participaram da formação, realizada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), em parceria com a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham).

A segunda turma a participar do curso contou com profissionais de saúde dos Disas Leste, Rural e Oeste, que tiveram aulas teóricas e práticas abrangendo desde a abordagem até o manejo clínico da hanseníase na REDE municipal. A capacitação teve carga horária de 20 horas, distribuídas em cinco dias, e aconteceu nas instalações do Disa Oeste, no bairro da Paz.

A chefe do Núcleo de Controle de Hanseníase da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador (Nuhan/Dvae), Ingrid Simone Alves dos Santos, explica que o curso enfoca não apenas habilidades e conhecimentos técnicos específicos relativos à doença, mas também sobre a REDE de acolhimento dos pacientes que chegam à atenção primária.

“Esses profissionais saem do curso munidos de conhecimento sobre como acolher e identificar o paciente, e entendendo melhor a REDE e os fluxos de atendimento que devem ser seguidos”, afirma Ingrid.

Conforme Ingrid, o paciente com hanseníase segue um fluxo diverso do Sistema de Regulação (Sisreg), na medida em que, uma vez diante de um caso suspeito de hanseníase, o profissional de saúde capacitado entra em contato com o Nuhan para, com o apoio de enfermeiros e médico dermatologista do Núcleo, realizar o diagnóstico. Em casos especiais, o paciente é referenciado para policlínicas da REDE.

“Dessa forma, o paciente de hanseníase não precisa ficar em busca de atendimentos posteriores, pois ele inicia o atendimento e já é fechado o diagnóstico dentro da unidade. Assim ele se sente acolhido, confortável e seguro de que seu tratamento vai correr com sucesso”, aponta.

Temáticas

O curso básico em hanseníase para a Atenção Primária abrange a história da doença, o cenário epidemiológico e abordagem na APS, focando tópicos como meio de transmissão, classificação clínica, diagnóstico e tratamento. Inclui ainda atualização e revisão sobre exame dermatoneurológico, teste de sensibilidade e prevenção de incapacidade, com atividades práticas. Ao final, as equipes recebem as notas técnicas implantadas e material didático para apoio.

A enfermeira do Disa Oeste, Áurea Navarro, avalia que a capacitação traz conhecimentos que possibilitam aos profissionais do atendimento básico de saúde detectar possíveis casos suspeitos.

“Não é muito comum a gente ter casos de hanseníase, na minha unidade estamos tendo um caso pela primeira vez. Tudo é muito NOVO para a gente, é uma prática diária, e as informações que estamos recebendo neste curso são muito valiosas para fazermos o diagnóstico precoce, de modo que possamos estar atentos a qualquer lesão, mancha ou dificuldade de sensibilidade, que antes poderia passar despercebida”, diz.

Programação

O curso básico em hanseníase para a Atenção Primária terá ainda duas outras turmas de profissionais da REDE municipal, cada uma com 25 participantes, até o final deste semestre. As atividades estão previstas para ocorrer de 12 a 16/6 e de 19 a 23/6, em diferentes turnos, reunindo profissionais dos Disas Norte e Sul.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Estudantes conhecem chão de fábrica pela primeira vez
Próximo artigo NOTA DE PESAR – Alzenir Guedes

Mais notícias desta categoria

Unidades móveis de Saúde da Mulher da Semsa passam a atender novos endereços em Manaus com cronograma divulgado

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza transbordo de resíduos no rio Negro e retira 350 toneladas durante operação

9 horas atrás

Bailinho de Carnaval no Parque Cidade da Criança reúne cerca de 800 crianças e responsáveis em Manaus

12 horas atrás

Sine Manaus oferta 367 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda‑feira

12 horas atrás

Fiscalização no trânsito de Manaus durante operação Trânsito Seguro resulta em 74 autuações e remoção de veículos

12 horas atrás

Pavimentação asfáltica beneficia moradores da rua Angelina Coimbra e melhora mobilidade na comunidade Coliseu

1 dia atrás

Guarda Municipal de Manaus prende homem por tráfico de drogas no centro durante patrulhamento

1 dia atrás

Manutenção da rede de drenagem repara galeria subterrânea na rua Rio Umatumã em Manaus e reforça segurança local

2 dias atrás

Ecobarreira em Manaus retém 40 toneladas em uma semana e protege o rio Negro

2 dias atrás

Parque Encontro das Águas em Manaus avança com concretagem da oca e implantação urbana

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus remove resíduos da drenagem na rua Iemanjá e evita alagamentos no bairro Tancredo Neves

2 dias atrás

Operação Transporte Legal fiscaliza veículos individuais e complementares em Manaus e registra autuações

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus cria linha A456 e ajusta itinerários no transporte coletivo urbano
Manaus emite Certidão de Habitabilidade para regularização de imóveis e modernização do licenciamento urbano
Prefeitura de Manaus afirma não ser alvo da operação da Polícia Civil do Amazonas em 20/2
Unidade odontológica móvel da Prefeitura de Manaus atende 215 usuários na Fundação Dr. Thomas e terá retorno para exames
IMMU anuncia esquema de trânsito com interdições e áreas de estacionamento para o Carnaboi 2026 em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?