Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura finaliza Plano de Contingência das Arboviroses
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura finaliza Plano de Contingência das Arboviroses
Manaus

Prefeitura finaliza Plano de Contingência das Arboviroses

12 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), finalizou o Plano de Contingência das Arboviroses para o ano de 2025, que tem como objetivo garantir uma ação rápida e integrada dos serviços de atenção e vigilância em saúde no controle de doenças.

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como é o caso do Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika. Para 2025, o plano incluiu ainda as ações de prevenção e controle da febre do mayaro e febre do oropouche.

A chefe da Gerência de Vigilância Epidemiológica (Gevep/Semsa), Viviana Cláudia Almeida, explica que o plano prevê uma série de ações que vão maximizar a capacidade da REDE de saúde para atuar em diferentes cenários de risco, impactando positivamente no controle do adoecimento e morte por arboviroses.

“O Plano de Contingência é um instrumento de gestão que garante que, independentemente do cenário, a REDE de saúde vai responder de forma rápida e eficaz, adaptando as ações de acordo com a necessidade do momento”, informa Viviana Almeida.

As ações previstas no plano apontam respostas da REDE de saúde em atuação no nível de resposta inicial, chamado de cenário verde, em que há aumento de incidência de casos prováveis, sem óbitos; no nível de alerta (cenário amarelo), com aumento de incidência de casos prováveis e ocorrência de óbitos em investigação; e no nível de emergência (cenário vermelho), com aumento de casos e óbitos confirmados.

“Com o Plano de Contingência, a gente pensa nos cenários e se planeja para cada um deles. Do cenário mais simples, onde há o controle das arboviroses, até aquele em que os casos aumentam intensamente, como tem acontecido no sudeste do país, inclusive com muitos óbitos”, explica Viviana Almeida.

Para cada cenário, deverão ser executadas ações relacionadas à vigilância epidemiológica e laboratorial, vigilância entomológica, controle laboratorial, REDE de Atenção à saúde, comunicação, mobilização social e educação em saúde.

De acordo com a gerente, o Plano de Contingência, que será publicado no site da Semsa (Semsa.Manaus.am.gov.br), também apresenta o cenário entomológico, relacionado à análise do conjunto de informações relativas aos vetores de transmissão das arboviroses, como o mosquito Aedes aegypti, identificando áreas de infestação e períodos de aumento populacional do vetor. Além do cenário entomológico, há o cenário epidemiológico com informações sobre casos de dengue, chikungunya, zika, febre do mayaro e febre do oropouche.

“As ações de prevenção e controle das arboviroses dependem do cenário entomo-epidemiológico (vetor e doença) no município de Manaus. O Plano de Contingência de 2025, por exemplo, passou a incluir cenários envolvendo a ocorrência de febre do oropouche e febre do mayaro, não só dengue, zika e chikungunya. A alteração ocorreu considerando que ano passado tivemos mais casos de oropouche do que de dengue com comprovação laboratorial. Este ano, ainda não tivemos casos de oropouche, mas já tivemos de febre mayaro”, esclarece Viviana.

Os dados do Informe Epidemiológico das Arboviroses em Manaus, divulgado no dia 18 de fevereiro, mostram que Manaus registra este ano 205 casos confirmados de dengue, três casos de febre do mayaro e 12 casos de chikungunya confirmados. Não há registro ainda de casos confirmados de zika ou oropouche este ano no município.

“A febre do mayaro é uma febre silvestre, não era considerada uma doença urbana. Mas com desmatamentos, queimadas e ocupações desordenadas, esse cenário está mudando e é necessário reforçar a preparação da REDE de saúde para o controle da arbovirose”, destacou Viviana Almeida.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 260 vagas de emprego nesta sexta–feira, 21/2
Próximo artigo PMM promove o ‘CarnaIdoso 2025’ nos dias 27 e 28 de fevereiro

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus alerta para risco de alagamento durante chuvas nesta segunda-feira

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus emite alerta de alagamento para moradores nesta segunda-feira 16/2

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus recolhe mais de 35 toneladas de lixo no sambódromo durante os desfiles do Carnaval 2026

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus registra recolhimento de mais de 35 toneladas em operação de limpeza urbana no sambódromo durante o Carnaval

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus informa que Unidades Móveis de Saúde da Mulher funcionam normalmente nesta segunda, 16/2

3 dias atrás

Unidades móveis de saúde da mulher de Manaus terão horários ajustados durante o Carnaval e feriado

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus acompanha vítimas de naufragio no Encontro das Águas e oferece suporte

3 dias atrás

Prefeitura e ManausCult acompanham desfiles e investem no Carnaval de Manaus com repasses por edital

4 dias atrás

CarnaIdoso 2026 reúne mais de 2,5 mil pessoas no Parque Municipal do Idoso em Manaus

4 dias atrás

Recuperação asfáltica na rua Cardo Santo em Manaus avança para melhorar a mobilidade local

4 dias atrás

Escola de Transporte Inclusivo do IMMU inicia qualificação para permissionários do transporte complementar em Manaus

4 dias atrás

Concretagem da oca avança no parque Encontro das Águas Rosa Almeida em Manaus com 380 metros cúbicos de concreto

4 dias atrás
Semsa de Manaus orienta foliões sobre cuidados de saúde no Carnaval para evitar desidratação e riscos à saúde
Prefeitura de Manaus apreende 15 kg de medicamentos em tabacarias durante operação conjunta em 12/2
Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais durante o Carnaval e ponto facultativo
Procon Manaus divulga pesquisa de preços de combustíveis com valores, variações e abrangência na cidade
Prefeitura de Manaus prorroga prazo de matrículas EJA Manaus até 28 de fevereiro e mira 10 mil vagas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?