Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura faz ‘raio-x’ na rua Frei José dos Inocentes para projeto do ‘Nosso Centro’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura faz ‘raio-x’ na rua Frei José dos Inocentes para projeto do ‘Nosso Centro’
Prefeitura de Manaus

Prefeitura faz ‘raio-x’ na rua Frei José dos Inocentes para projeto do ‘Nosso Centro’

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

 

Engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), estão realizando um “raio-x”, com uma série de vistorias in loco em imóveis e prédios da rua Frei José dos Inocentes, Centro, zona Sul, para subsidiar proposta de requalificação da via, cromatização e reabilitação das fachadas dentro do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida.

 

 

 

 

Um projeto já foi apresentado ao Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, prevendo a intervenção em 425 metros na via e em 5,2 mil metros quadrados de fachadas da rua carregada de memória.

 

Os técnicos vão de lote em lote em campo, fazendo anotações e fotografias para o levantamento, o que é necessário realizar além da pintura. Os dados vão compor um orçamento considerando a correção de possíveis patologias e readequação de sistemas de ar-condicionado expostos nas fachadas.

 

“A rua Frei José dos Inocentes tem representativa arquitetônica e histórico-cultural, apresentando riqueza de detalhes e ornatos artísticos nas edificações e residências. O trabalho em campo permite ampliar o nível de detalhamento para melhoria dos projetos, identificando existência ou não de modificação nos imóveis, e apontando as intervenções necessárias”, fala o diretor de planejamento urbano da autarquia, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

 

O projeto foi protocolado junto ao Iphan para análise do trabalho gráfico e do memorial descritivo. A intervenção compreende o trecho entre a rua Governador Vitório e a ilha de São Vicente, onde hoje está instalado o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Um resgate urbanístico foi implementado na rua Bernardo Ramos, cuja revitalização serve de parâmetro e referência, apostando na renovação e na identidade do conjunto.

 

“Este trabalho representa um projeto de requalificação tanto de infraestrutura, com regularização de calçadas, de pavimentos, implantação de paisagismo, mobiliário urbano, lixeiras, quanto também da pintura das fachadas da Frei José dos Inocentes. Importante que se pense num conjunto a ser reabilitado. Já temos a rua Bernardo Ramos, belíssima, que foi revitalizada”, completa o diretor.

 

O arquiteto frisa que os processos de execução a serem adotados deverão garantir a preservação dos aspectos culturais do bem edificado, ressaltando ornatos, ornamentos e valores estéticos e históricos das fachadas dos imóveis, sem interferir na integridade da construção.

 

Quarteirões

 

O projeto de requalificação da Frei José dos Inocentes abrange três quarteirões, tendo como ponto de partida o alargamento das calçadas da via; marcação de vagas de estacionamento onde a caixa viária é mais larga, com canteiros de espécies vegetais; implantação de balizadores para evitar o estacionamento irregular; e mobiliários como bancos, lixeira e iluminação.

 

A sugestão de piso para a pavimentação é da pedra São Tomé, mantendo no meio-fio a pedra Lioz existente, que será resgatada e reinstalada.

 

Cromatização

 

A paleta de cores e cromatização para as fachadas da Frei José dos Inocentes foram criadas a partir de critérios com base no patrimônio cultural, seguindo pesquisas e referências de projetos urbanos onde a cor evidencia a renovação e a identidade espacial.

 

Como se trata de área histórica, a intervenção tem o cuidado da conservação do ambiente, onde as cores vão respeitar as fachadas centenárias, considerando a amplitude e diversidade cultural do local, bem como a sua historicidade.

 

Equipe técnica do Implurb fez levantamento fotográfico atual das fachadas, em campo, com respectiva observação do estado de conservação, levantamento iconográfico do estado anterior das edificações, estudos de casos relacionados à temática, pesquisa bibliográfica, pesquisa in loco e projeto arquitetônico para execução da cromatização.

 

A rua Frei José dos Inocentes está localizada em área de tombamento do centro histórico de Manaus determinado pela Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), de 1990, como Centro Antigo da Cidade. A via se integra ao sistema viário estando na área delimitada como Sítio Histórico, próximo ao conjunto do Porto de Manaus e da praça Dom Pedro II.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

— — —

Fotos – Antônio Pereira / Semcom

The post Prefeitura faz ‘raio-x’ na rua Frei José dos Inocentes para projeto do ‘Nosso Centro’ appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura inicia cursos e palestras para qualificação e valorização do servidor
Próximo artigo Dulce Almeida assume a Secretaria Municipal de Educação

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás
Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo
Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus
Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira
Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal
Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?