Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura faz preparativos finais para lançamento do novo Alvará de Construção Mais Fácil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura faz preparativos finais para lançamento do novo Alvará de Construção Mais Fácil
Manaus

Prefeitura faz preparativos finais para lançamento do novo Alvará de Construção Mais Fácil

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O licenciamento urbanístico em Manaus está prestes a passar por uma grande revolução. A prefeitura faz os últimos ajustes, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), para o lançamento do NOVO Alvará de construção Mais Fácil (ACMF), instrumento criado por lei sancionada pelo prefeito David Almeida.

Com a implementação do NOVO sistema, inédito no Brasil, o tempo de licenciamento na capital será reduzido de uma média de 23 dias para até duas horas. A mudança vai facilitar a vida de empreendedores, construtores, engenheiros, arquitetos e toda a cadeia do construbusiness para obras de até 750 metros quadrados, com no máximo quatro pavimentos, dos tipos 1 e 2, de construção unifamiliar, multifamiliar e de uso comercial, serviço, industrial ou misto, enquadradas nas atividades de baixo impacto.

A nova medida não apenas acelera o mercado de negócios, como reflete um compromisso da gestão David Almeida com a modernização e melhoria do setor, tornando a capital mais atrativa para investimentos e expansão.

“Estamos trabalhando na finalização para lançamento do ACMF, atuando junto à Subsecretaria de Tecnologia e Informação da Semef (Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação), apresentando todos os itens de integração, testes e construção do sistema. Hoje, aprovamos, em média, um projeto entre 22 dias, 23 dias, no Implurb, se não tiver pendências. Com o sistema que construímos, inédito no Brasil, vamos poder aprovar o mesmo projeto em questão de até duas horas. Atualmente, 52% dos projetos aprovados no instituto podem ser beneficiados pelo NOVO alvará”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

O sistema será utilizado por profissionais como engenheiros e arquitetos, que vão assinar os projetos e serão os responsáveis técnicos, tendo a competência legal para fazer as declarações solicitadas pelo sistema. “Vamos realizar treinamentos, com apoio das entidades de classes, como Crea-AM (engenharia) e CAU-AM (arquitetura), para os profissionais se familiarizarem com a ferramenta. É um sistema extremamente simples e que tem uma sequência lógica de análise, com os dados do Plano Diretor, para afastamento, gabarito, taxa de ocupação, permeabilidade, vaga de estacionamento. Enfim, os indicadores técnicos que engenheiros e arquitetos já estão habituados a trabalhar. Mas o sistema, em si, é muito intuitivo e simples, dependendo da inclusão dos dados da obra”, completou Valente.

Para a Semef, a integração é a palavra principal para o NOVO alvará. “É um passo para a gente ter a excelência em governo digital e de serviços para o cidadão. Sempre buscamos a integração dos sistemas, das bases de dados e informações para dar celeridade aos cidadãos e contribuintes”, ressaltou Alessandro Rios, chefe da divisão de Manutenção, Suporte e capacitação em Sistemas da Semef.

Automação

Além do ineditismo da automação para o licenciamento urbanístico, que poderá ser feito em horas, a prefeitura regulamentou o desconto de 20% para projetos licenciados no NOVO ACMF. A regulamentação foi feita com o decreto 5.750, assinado pelo prefeito David Almeida.

O decreto regulamenta o parágrafo 2º, artigo 5, da Lei Complementar 20/2022, que instituiu o procedimento de licenciamento urbanístico, na modalidade autodeclaratória, para obras de até 750 metros quadrados, de baixo impacto, nos termos da legislação.

Com a regulamentação, os requerentes poderão ter a concessão de descontos de 20% sobre as taxas na emissão do alvará por meio do NOVO sistema. Os descontos serão concedidos, exclusivamente, para os pagamentos em parcela única.

“O desconto de 20% é para pagamento à vista dentro do Alvará de construção Mais Fácil, regulamentado pelo decreto. É uma nova dinâmica que a prefeitura, via Implurb, está proporcionando para Manaus, criando mais agilidade e mais economia para quem licenciar seus empreendimentos”, explicou o diretor-presidente.

O modo autodeclaratório do ACMF visa permitir a emissão imediata e de forma on-line do documento, atendidas as solicitações da legislação e preenchimento das informações obrigatórias. Sendo deferido o pedido, ele seguirá para emissão de boleto de pagamento automático e a expedição do documento em questão de horas. Todo o serviço será automatizado e com uso de Inteligência Artificial (IA).

Licença

O alvará compreende a licença urbanística para a implantação de obras em Manaus e será emitido diretamente no site do instituto. No modelo de autodeclaração, a responsabilidade é do profissional legalmente habilitado nos conselhos regionais, além do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), este último para técnicos em edificações e técnicos em construção civil.

— — —      

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Fotos – João Viana/Semcom

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FVS reforça importância da vacinação contra covid-19 e quem pode se vacinar
Próximo artigo Unidades da SES-AM: Programa de Aprimoramento Eficaz

Mais notícias desta categoria

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade

18 horas atrás

Espetáculo Natal Caboclo reúne mais de mil pessoas em Manaus e valoriza cultura amazônica e cuidado com idosos

19 horas atrás

Sine Manaus oferece 210 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda–feira

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na avenida Constantino Nery para prevenir alagamentos

1 dia atrás

Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento

2 dias atrás

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

3 dias atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

3 dias atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

3 dias atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

3 dias atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%
Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos
Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h
Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?