A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), realizou, nesta quarta-feira, 29/5, a entrega de quatro novas casas reformadas no bairro Morro da Liberdade, zona Sul da capital, por meio do programa “Casa Manauara”.
A iniciativa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo dignidade, segurança e qualidade de vida por meio de melhorias estruturais nas residências. Desde sua criação, o programa já transformou a realidade de mais de 400 lares, nos bairros Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Zumbi, Morro da Liberdade, Rio Piorini e São José.
“Esse programa tem sido um agente de transformação na vida de muitas famílias. O “Casa Manauara” é um programa que tem sido um modelo para alguns outros estados, para algumas outras cidades e o prefeito David Almeida nos incumbiu de tornar esse programa cada vez mais acessível à população”, declarou o secretário da Semhaf, Jesus Alves.
Cada intervenção do “Casa Manauara” contempla investimentos de até R$ 27 mil por imóvel, com obras que incluem substituição de telhado, melhorias na parte elétrica e hidráulica, reestruturação de pisos, paredes e acabamentos, garantindo mais salubridade, segurança e conforto para as famílias atendidas.
A meta da Prefeitura de Manaus é reformar 4 mil casas até dezembro de 2028, com foco em famílias de baixa renda, idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs), mães solo e moradores de áreas com alta vulnerabilidade social.
Para o aposentado Roberto da Silva, a reforma da casa estava longe de ser uma realidade.
“Antes da reforma meu telhado estava todo velho. Antes da chuva chegar já estava tudo molhado. Graças a Deus que esse projeto chegou até aqui. Eu e minha esposa somos aposentados, ganhando um salário mínimo, como que a gente podia fazer uma reforma dessa, hein? Só Jesus mesmo na causa”, risos.
Além das reformas habitacionais, a Prefeitura de Manaus avança com obras de construção de novas moradias por meio do “Minha Casa, Minha Vida” e com ações de regularização fundiária pelo programa “Manaus Legal”, consolidando uma política pública integrada de moradia digna.
É importante destacar que o “Casa Manauara” não possui processo de inscrição individual aberto ao público. As famílias beneficiadas são identificadas por meio de levantamentos sociais realizados em territórios prioritários, com análise técnica e acompanhamento de equipes de assistência social e engenharia da Semhaf.

— — —
Texto – Leonardo Fierro/Semhaf
Fotos – Clovis Miranda/Semcom