Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura encerra capacitação em primeiros socorros
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura encerra capacitação em primeiros socorros
Manaus

Prefeitura encerra capacitação em primeiros socorros

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de educação (Semed) e de saúde (Semsa), encerrou, nesta terça-feira, 16/9, o ciclo de capacitação em primeiros socorros destinado aos servidores das creches municipais da REDE de ensino. A atividade foi realizada no Centro Integrado Municipal de ensino (Cime) Drª Viviane Estrela Marques Rodella, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte, e envolveu mais de 130 servidores de cinco creches da região.

A capacitação ocorre desde 2017 e já beneficiou quase 4 mil servidores da REDE municipal de ensino. A ação é coordenada pela Divisão de Pessoal da Semed, por meio da escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), como explicou a coordenadora de treinamento da Semed, Ray Câmara.

“Com esta etapa, encerramos a formação de todas as creches municipais em 2025. O foco do trabalho é a preservação da vida, garantindo que nossos servidores possam socorrer as crianças em situações de engasgo, queda ou descarga elétrica. Nos anos iniciais e finais, trabalhamos por amostragem, mas a ideia é que cada servidor esteja preparado, com apoio da Semed e do Samu, para intervir em caso de emergência no ambiente escolar”, destacou Ray.

A formação foi conduzida pelo instrutor do Núcleo de educação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Manaus), Odilon Desidério. Segundo ele, as orientações são essenciais para que os educadores saibam como Agir diante de situações adversas no ambiente escolar.

“Essa capacitação é fundamental, porque o primeiro atendimento é feito por quem está no local, neste caso, os professores. Sem essas instruções, é difícil saber como Agir em uma emergência. Com a formação, os profissionais estão aptos a prestar o atendimento inicial até a chegada do Samu ou do Corpo de Bombeiros, que realizam o atendimento definitivo”, explicou o instrutor.

A iniciativa atende o que determinam as Leis nº 13.722/2018 (federal) e nº 2.993/2022 (municipal), que tornam obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas.

Entre os participantes esteve a professora da creche municipal Caio Fábio Vandira Cabo Verde, que ressaltou a relevância da atividade. “Quem trabalha com crianças sabe que é preciso atenção constante, porque situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento. Saber como Agir nesses momentos é essencial para manter o ambiente escolar seguro, e por isso é tão importante termos esse tipo de orientação”, afirmou a educadora.

De acordo com a coordenação de treinamento da Semed, os próximos a receber a capacitação em primeiros socorros serão os servidores da escola municipal André Vidal de Araújo e os da sede da REDE municipal de ensino.

— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Divulgação / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCuhSY 

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior UGPE apresenta ao MPAM o projeto da nova sede da instituição, com estrutura ampla, moderna e sustentável
Próximo artigo Câmara aprova em 2º turno o texto-base da PEC das Prerrogativas

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na drenagem profunda da rua Araxá após vazamento

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza desobstrução das caixas coletoras na avenida Samaúma para reduzir alagamentos

6 horas atrás

Manaus realiza manutenção da rede de drenagem profunda na rua Kakatoa após obstrução por lixo e inicia troca de tubos

6 horas atrás

Prefeito David Almeida fiscaliza obras em Manaus em 21/11 e apresenta avanços em mobilidade e moradia

7 horas atrás

Prefeitura tem alta de 25% em processos analisados pelo Implurb

9 horas atrás

Licenciamento urbano em Manaus registra aumento nas análises do Diap e Implurb até outubro

9 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus prende homem com mandado por estupro de vulnerável em operação conjunta com Polícia Federal no centro

11 horas atrás

Ação integrada entre Guarda Municipal e Polícia Federal resulta na prisão de foragido

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 527 vagas de emprego em Manaus nesta segunda–feira, 24/11, das 8h às 14h

12 horas atrás

Sine Manaus oferta 527 vagas de emprego nesta segunda–feira, 24/11

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça frota de ônibus para atender Ponta Negra com cinco veículos extras

12 horas atrás

Manaus divulga lista dos selecionados para treinamento Tráfego Pago na Prática com 60 participantes e local definido

13 horas atrás
Parada Natalina em Ponta Negra reúne famílias e marca abertura da temporada natalina em Manaus
Prefeitura de Manaus afirma que instalação da roda-gigante Ponta Negra cumpriu trâmites legais e outorga onerosa
Esclarecimento sobre a instalação da roda-gigante na Ponta Negra
Feira Gastronômica de Natal em Manaus abre inscrições para empreendedores até 23/11 e será no Ponta Negra
Manaus promulga reforma da previdência municipal para garantir solvência e pagamento a beneficiários
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?