Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura e Unicef promovem oficina de combate ao racismo estrutural na infância
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura e Unicef promovem oficina de combate ao racismo estrutural na infância
Manaus

Prefeitura e Unicef promovem oficina de combate ao racismo estrutural na infância

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Parte da iniciativa #AgendaCidadeUnicef, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoveram, nesta quinta-feira, 25/5, a oficina “Caminhos para uma Primeira Infância Antirracista em Manaus”.

Com o objetivo de chamar a atenção de profissionais da educação, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, a capacitação foi realizada no auditório do Palacete Provincial, no centro histórico de Manaus, discutindo meios para a promoção de práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimentos oferecidos à gestantes, crianças negras e indígenas de até seis anos e suas famílias na capital amazonense.

“Hoje é um momento muito importante para nós, da Prefeitura de Manaus, pois estreitamos uma parceria já muito produtiva com o Unicef e desenvolvemos um espaço de onde poderemos tirar recomendações e medidas mais efetivas para as políticas socioeducacionais voltadas para a primeira infância. Esse foco em um período de idade aparentemente precoce é fundamental para que nós, enquanto poder público, possamos trabalhar ações de prevenção e enfrentamento desde cedo, seja esse enfrentamento ao racismo, à violência sexual ou ao trabalho infantil”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e direitos humanos, Graça Prola, também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Ao longo da manhã, foram realizadas palestras e rodas de conversa a fim de apresentar, analisar e desconstruir alguns conceitos e noções básicas relacionadas à estruturação da desigualdade racial no Brasil e em diferentes áreas. Na assistência social, por exemplo, dados coletados pela Secretaria Nacional de Avaliação e Gestão da Informação e pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) mostram que, até março deste ano, aproximadamente 70% das crianças de 0 a 4 anos inseridas no cadastro único eram negras.

De acordo com a facilitadora da palestra “O Impacto do racismo na Primeira Infância” e Oficial de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância do Unicef, Maíra Souza, é de extrema importância que os impactos do racismo estrutural e institucional nos primeiros anos de vida das crianças – em especial de crianças negras e indígenas – sejam cada vez mais discutidos, avaliados e enfrentados.

“Existe uma urgência em reunirmos todos esses profissionais aqui, hoje, para tratarmos de um tema que se inicia logo nos primeiros anos de vida, muitas vezes até mesmo antes do nascimento, pois já temos diversas de evidências que mostram o quanto o racismo afeta o desenvolvimento dessas crianças em diferentes dimensões, como na construção da sua autoestima, da sua autopercepção, da autoconfiança e na rejeição de sua própria imagem, ou gera, entre outras coisas, a internalização dessas ideias. Logo, é extremamente necessário entendermos a responsabilidade dos adultos e profissionais ao redor dessas crianças, tanto no enaltecimento de suas culturas, de sua história, quanto em sua proteção social”, explicou.

Servidora da Secretaria Municipal da educação (Semed), a psicóloga Amanda Lorena foi uma das participantes da capacitação e ressaltou a necessidade de mais momentos e debates relacionados à temática.

“Infelizmente, racismo PODE ocorrer dentro de diversos espaços e de diferentes formas, por isso é importantíssimo que nós, enquanto servidores públicos ou privados da educação e outras áreas, devemos estar plenamente preparados para lidar com esse tipo de situação. É importante que tenhamos o conhecimento necessário para trabalhar essas questões dentro de ambientes como a escola, por exemplo, para que possamos prevenir e mitigar esse tipo de violência”, concluiu.

Sobre a #AgendaCidadeUnicef

A #AgendaCidadeUnicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com prefeituras municipais de oito grandes centros urbanos brasileiros, para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida.

Desde o ano passado, a #AgendaCidadeUnicef vem desenvolvendo caminhos para a garantia de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas que ajudam a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia, integrando metodologias de diferentes áreas (educação, saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promovendo a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Em Manaus, a parceria tem como foco de atuação o bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, que, de acordo dados coletados pela gestão municipal, abriga mais de 80% das crianças em situação de trabalho infantil da capital amazonense.

 — — —

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAFfFc

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior CMDU tem segunda extraordinária do ano nesta sexta-feira, 26
Próximo artigo Sine Manaus oferta 135 vagas de emprego nesta sexta-feira, 26/5

Mais notícias desta categoria

106 ocorrências de saúde no segundo dia do ‘#SouManaus 2025’

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica limpeza das ecobarreiras após chuvas do fim de semana

4 horas atrás

Sine Manaus oferta 210 vagas de emprego nesta segunda–feira, 8/9

10 horas atrás

Prefeitura leva inovação, reciclagem e cuidado ambiental ao ‘#SouManaus 2025’

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa endereços das Unidades de Saúde da Mulher esta semana

11 horas atrás

Pablo e Calcinha Preta fazem do Malcher a casa da sofrência

18 horas atrás

Humor e teatro movimentam a noite no Teatro da Instalação

19 horas atrás

Segundo dia do #SouManaus 2025 com intensa movimentação

19 horas atrás

Praça Dom Pedro II reúne cultura, gastronomia e lazer no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

1 dia atrás

Reciclagem ganha protagonismo no ‘#SouManaus 2025’

1 dia atrás

Novo local de acesso ao palco Malcher a imprensa credenciada no ‘#SouManaus 2025’

1 dia atrás

#SouManaus impulsiona comércio informal com 400 vendedores

1 dia atrás
Primeira noite do #SouManaus no palco Malcher
Prefeito David Almeida destaca segurança, integração e projeção nacional na abertura do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Prefeitura de Manaus encaminha projeto de Lei da ‘Reforma da Previdência Municipal’ para apreciação na CMM
Prefeitura de Manaus divulga lista de aprovados no PSS para vacinadores da campanha antirrábica 2025
Prefeitura de Manaus reforça segurança no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ com atuação da Guarda Municipal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?