Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura e Governo do AM firmam termo de cooperação para ampliar rede de esgoto de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura e Governo do AM firmam termo de cooperação para ampliar rede de esgoto de Manaus
Manaus

Prefeitura e Governo do AM firmam termo de cooperação para ampliar rede de esgoto de Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, assinaram, nesta terça-feira, 16/5, o Termo de Cooperação Técnica para execução de obras dos sistemas de abastecimento de água e a construção de 48 quilômetros de tratamento de esgoto do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que contemplará os moradores da comunidade da Sharp e do Manaus 2000, localizados na zona Sul. Com a obra, Manaus passa a ter 32% de cobertura de esgoto.

Durante o evento que aconteceu no trecho interditado para a construção do complexo viário da avenida governador José Lindoso, mais conhecida como Torres, David Almeida fez questão de destacar o grande avanço que Manaus teve na ampliação da REDE na atual gestão.

Em 2021, a cidade contava com apenas 16% de cobertura de esgoto. Em pouco mais de dois anos, o índice vai passar dos 32%. Agora, o chefe do Executivo municipal afirmou que o objetivo é terminar o seu primeiro ano de gestão com mais de 40% da cidade contando com a cobertura total de esgoto.

“Quando assumimos a prefeitura, nos reunimos com a Águas de Manaus e firmamos essa meta de ampliar a cobertura de esgoto na cidade de Manaus. Em pouco mais de um ano e meio, chegamos a 26%. Com essa obra, vamos para 32% ainda neste ano, e no final do ano que vem, com investimentos da concessionária, da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado, nossa meta é chegar a 43% de cobertura de esgoto”, enfatizou Almeida.

David Almeida aproveitou a oportunidade para citar também que, hoje, são mais de 148 mil famílias em Manaus contempladas com a Tarifa Social. O programa, em 2021, atingia apenas 32 mil famílias.

“Graças a esse avanço, hoje, 99% da população de Manaus tem acesso à água tratada. Isso é um marco. Avançamos graças aos programas sociais como Tarifa Social e Tarifa 10. Assim, conseguimos chegar a comunidades antes esquecidas, além disso, diminuímos a inadimplência da casa dos 30% para apenas 6%. Essa mesma estratégia estamos tentando utilizar no fornecimento de luz”, afirmou o prefeito.

A nova parceria entre os poderes municipal e estadual beneficiará quase nove mil famílias que passarão a contar com um melhor saneamento básico e com um fornecimento de água digno. Para o governador Wilson Lima, Manaus viveu mais um dia histórico.

“Nós vamos atender, com essa obra, praticamente 6,8 mil famílias que nunca tiveram cobertura de esgoto, além de 1,3 mil famílias com o abastecimento de água. Eu fico muito feliz com esse avanço, porque isso representa uma melhora na saúde. Teremos menos pessoas procurando as unidades de saúde para tratamento, principalmente crianças e idosos. Assim, fico muito feliz em saber que estou cumprindo a minha missão como governador, participando deste momento histórico”, salientou Lima.

O governador do Amazonas também anunciou a doação de um terreno localizado no bairro Raiz, zona Sul, para a empresa Águas de Manaus que irá construir, em parceria com a atual gestão municipal, uma nova REDE de tratamento. O início das obras está programado para o segundo semestre deste ano.

Participaram também da assinatura do termo, representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que coordena as ações do Prosamin, e que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município (Ageman) e a concessionária Águas de Manaus.

— — —

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjADXLR

Tags:David AlmeidaGoverno do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior NOTA DE PESAR – José Ferreira de Oliveira
Próximo artigo Projeto ‘Legado Literário’ da prefeitura incentiva a leitura na rede municipal

Mais notícias desta categoria

Semsa realiza 10ª edição do Circuito da Mulher para prevenção do câncer do colo do útero em Manaus

3 horas atrás

Unidades móveis reforçam saúde da mulher e atendimento odontológico na zona rural de Manaus

3 horas atrás

Prefeito David Almeida acompanha vistoria do Morar Melhor 13 antes da entrega de 576 apartamentos

4 horas atrás

Manaus lança pedra fundamental da Academia de Formação da Guarda Municipal da Amazônia para ampliar efetivo

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus publica segunda lista do Morar Melhor 14 e avança na entrega de apartamentos mobiliados

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove formação da Escola de Transporte Inclusivo para motoristas e cobradores no Tarumã

5 horas atrás

Semtepi divulga listas de selecionados para cursos de qualificação profissional em Manaus com 40 vagas

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga 100 selecionados para curso de Metrologia Básica no centro em 21/3

6 horas atrás

Manaus inicia campanha em março para intensificar prevenção e diagnóstico da tuberculose

7 horas atrás

Implurb inicia transição de atividades para novo prédio da Prefeitura de Manaus no Tarumã

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus reúne ouvidorias no Dia Nacional do Ouvidor e discute implantação da ouvidoria de Manaus

24 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza plantio de mudas no Parque Linear do Novo Aleixo para recuperação ambiental

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus altera itinerários de ônibus A204 e A205 para atender nova sede do Implurb e trecho da avenida José Moacir Teberga de Toledo
Prefeitura de Manaus assegura mais de R$ 14 milhões para Parque Tecnológico do Largo de São Vicente no centro da cidade
Prefeitura de Manaus participa da abertura da 4ª Semana Nacional de regularização fundiária do Solo Seguro Amazônia Legal e entrega registros de imóveis a moradores
Prefeitura de Manaus inicia seletivas das Municipíadas da Semed com cronograma por DDZs e quatro modalidades
Prefeitura de Manaus inicia convocação semed manaus para posse de mil servidores aprovados
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?