Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica
Manaus

Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou serviços e ações de educação em saúde à comunidade indígena Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste, nesta quarta-feira, 21/6, das 8h às 12h, como parte de evento referente ao Dia Estadual de Combate à Violência Obstétrica, celebrado nesta data.

No evento, realizado pelo Comitê Multi-Institucional de Enfrentamento da Violência Obstétrica, em parceria com a Semsa Manaus e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), as equipes da secretaria municipal promoveram uma roda de conversa sobre direitos da mulher durante o parto e o pós-parto, e ofertaram serviços de saúde aos moradores, incluindo aplicação de vacinas, consultas médicas e de enfermagem e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais.

A técnica responsável pelo Pré-Natal na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira obstetra Gerda Costa, destacou ainda a ação da Defensoria para a emissão de documentos de identificação, como parte de uma campanha de erradicação do sub-registro civil, e que em última análise também vai assegurar direitos de gestantes e mães da comunidade indígena.

“Queremos identificar as grávidas que estão sem registro de identidade para que, no momento do parto, já tenham esse registro em mãos e possam ter acesso à Declaração de Nascido Vivo (DNV) dos seus respectivos filhos”, explica a enfermeira.

A defensora pública Suelen Paes relatou que a ação conduzida pela Defensoria Especializada em Registros Públicos busca atender uma demanda observada durante outras ações sociais realizadas pela Defensoria na capital.

“Identificamos que boa parte da demanda é de segunda via de documentos e relacionadas à certidão de nascimento. Estamos fazendo uma triagem e informando as pessoas o que elas precisam reunir de documentação para que, numa próxima oportunidade, podermos viabilizar o atendimento”, destacou a defensora.

Uma das moradoras do Parque das Tribos atendida na ação foi Clara Inês Dias, grávida de 29 semanas. Ela aproveitou não só para solicitar a segunda via do documento de identidade como também para saber mais sobre os direitos durante a gestação até o pós-parto.

“É muito importante esse tipo de ação, porque, às vezes, a gente não conhece os direitos da mulher e aqui a gente fica sabendo mais sobre esses direitos na prática”, concluiu.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Graziela Praia / Semsa

Tags:Estado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito se reúne com o titular da Semhaf para alinhar demandas habitacionais de Manaus
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recebe candidatos do programa Mais Médicos

Mais notícias desta categoria

Prefeito em exercício Renato Junior entrega casas reformadas pelo programa ‘Casa Manauara’, na zona Sul da capital

12 horas atrás

Manutenção viária e melhora mobilidade urbana no bairro Alvorada

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus pavimenta ladeiras no ramal Rio Branquinho

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus alinha procedimentos entre órgãos para otimizar concessão de aposentadoria

14 horas atrás

‘#SouManaus 2025’ confirma Péricles no dia 7/9

14 horas atrás

Apoio às famílias afetadas pela cheia no rio Amazonas

15 horas atrás

Circuito Ambiental leva estudantes da Prefeitura de Manaus a vivenciar prática sobre meio ambiente em shopping da cidade

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Sesc realizam visita técnica no mirante Lúcia Almeida para ação cultural nacional

16 horas atrás

Visita técnica avalia espaço do ‘Passinho Kids’ no #SouManaus

17 horas atrás

Sine Manaus oferta 433 vagas de emprego nesta sexta–feira, 18/7

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza prova da residência jurídica da Procuradoria-Geral do Município

18 horas atrás

Prefeitura oferta exames de rastreio de câncer de mama e do útero nas unidades móveis da Semsa

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus atende comunidades ribeirinhas com logística fluvial na nova fase da operação ‘Cheia 2025’

Prefeitura realiza reunião de alinhamento para os 10 anos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Prefeito em exercício Renato Junior celebra 142 anos do mercado Adolpho Lisboa com anúncio de revitalização e ações para o Centro Histórico de Manaus

Ação do ‘Julho Amarelo’ reforça diagnóstico precoce das Hepatites

Vacina contra Hepatite A será ofertada para usuários de PrEp

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?