Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura e Correios alinham termo de cooperação para cessão de prédio histórico da empresa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura e Correios alinham termo de cooperação para cessão de prédio histórico da empresa
Manaus

Prefeitura e Correios alinham termo de cooperação para cessão de prédio histórico da empresa

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), avança nas etapas de revitalização previstas no programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida. Uma delas inclui a cooperação com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) para reformar um imóvel da empresa, tombado pelo patrimônio, hoje abandonado e em estado de depredação, na avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a rua Teodoreto Souto, s/nº, no Centro.

Na quinta-feira, 13/3, diretores do Implurb e dos Correios se reuniram para alinhar ações que vão dar ao prédio, que foi sede da agência central dos Correios, maior segurança, em razão de vandalismo e possível invasão por terceiros.

Neste NOVO encontro foram discutidas questões técnicas e jurídicas sobre o formato de cessão e por quanto tempo. “São detalhes que impactam no plano geral de investimento, além de saber qual uso se dará à edificação. A reunião foi muito positiva e propositiva. Acreditamos que entre dez e 15 dias possamos formalizar a nossa resposta aos Correios para avançar, no sentido de resgatar e reabilitar aquele prédio que é significativo e importante dentro do ‘Nosso Centro’”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Para o superintendente dos Correios no Amazonas, Marco Terêncio, o encontro dá continuidade às tratativas iniciadas para cessão do imóvel no Centro. “Estamos trabalhando para fechar esta parceria e ter a cessão do prédio para a prefeitura. Inicialmente, o prazo dos Correios seria de uma cessão de dez anos, e o Implurb fez uma solicitação de 25 anos, justamente para amortizar o valor do investimento que será feito. E são esses detalhes de tempo e execução de obras que estamos tratando e progredindo”, disse Terêncio.

Histórico 

Desde o ano passado, a Prefeitura de Manaus mantém diálogo com os Correios para recuperar o imóvel histórico, classificado como unidade de interesse do 1º grau. O prefeito David Almeida expediu ofício aos Correios, e o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, esteve em Brasília para uma reunião com o corpo técnico da empresa.

Ano passado, em nota oficial, os Correios informaram estudar a possibilidade de concessão para órgãos públicos, em que o imóvel é reformado e recuperado por um parceiro, que passa a utilizar o prédio para a oferta de serviços que beneficiem a população.

Em abril de 2023, os Correios anunciaram a venda de prédios abandonados na gestão anterior do governo federal, como parte da reestruturação de sua carteira de imóveis. Os imóveis históricos e de valor simbólico para a empresa não foram incluídos na lista, como é o caso da unidade de Manaus.

Edificação

O prédio, que foi sede da agência central dos Correios, encontra-se abandonado há anos e o edifício tem estilo eclético, construído no início do século 20 para abrigar a firma Marius & Levy.

Uma das características marcantes do imóvel é o revestimento cerâmico e tijolos aparentes em toda a fachada, um ícone arquitetônico do ciclo da borracha. Foi tombado pelo Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1988, e a empresa de Correios e Telégrafos está no edifício desde 1921.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb e João Viana/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBrNZo

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto cria programa para quem quiser contribuir com mais Imposto de Renda
Próximo artigo Projeto obriga clínicas que atendem pessoas com deficiência a ter câmeras de monitoramento

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus promove demolição de limitador de altura no ramal do Tarumã-Açu que impedia ônibus circularem

6 horas atrás

Sorteio das galerias populares de Manaus estimula vendas e premia consumidores com carros, motos e eletrodomésticos

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui alça viária provisória no complexo viário Passarão e altera o tráfego na zona Oeste

8 horas atrás

IMMU monta megaoperação de trânsito em Manaus para controlar tráfego durante o Carnaval no centro e bairros

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus entrega prêmios do IPTU Premiado de até R$ 300 mil e anuncia sequência para 2026

10 horas atrás

Chuvas intensas provocam 11 ocorrências em Manaus atendidas pela Defesa Civil até 13h15 de 6/2

12 horas atrás

Obmep 2026 permite inscrições online para escolas municipais de Manaus até 16 de março de 2026

12 horas atrás

Manaus registra 14,43% de gravidez na adolescência em 2025 e intensifica ações de prevenção

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus retira entulhos e sete bancas no Terminal 4 para melhorar circulação de usuários

13 horas atrás

Audiência pública discute Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus e convoca população para contribuir

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção do pavimento na avenida Eduardo Ribeiro para garantir trafegabilidade no centro histórico

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza obra noturna na avenida Eduardo Ribeiro

17 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza manutenção emergencial na avenida Autaz Mirim e avança em drenagem e recuperação viária na zona Leste
Novo aterro municipal de Manaus segue com obras regularizadas e acompanhamento ambiental pelo Ipaam
Complexo viário Passarão altera tráfego no cruzamento das avenidas Brasil e Coronel Teixeira a partir de 6/2
Ajuri dos Saberes reúne 23 professores indígenas em formação da Semed em Manaus nos dias 5 e 6/2
Hospital da Polícia Militar avalia implementação de programa de planejamento reprodutivo após visita à Maternidade Dr. Moura Tapajóz
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?