Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura e CMS/Manaus alinham ações para realização de eleição dos novos conselheiros locais de saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura e CMS/Manaus alinham ações para realização de eleição dos novos conselheiros locais de saúde
Manaus

Prefeitura e CMS/Manaus alinham ações para realização de eleição dos novos conselheiros locais de saúde

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
52956139705 2220e41626 k

Profissionais dos Distritos de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural) participaram nesta terça-feira, 6/6, de reunião com a Comissão de Coordenação do Processo Eleitoral para Conselheiros Locais de Saúde de Manaus no triênio 2023-2026. A reunião foi realizada no complexo de saúde Oeste, no bairro da Paz, com o objetivo de alinhar os procedimentos para a eleição de candidatos ao cargo de conselheiro local nos segmentos de gestor, trabalhador e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o processo eleitoral pretende compor 76 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), com a eleição de aproximadamente 580 conselheiros titulares, além dos respectivos suplentes. Atualmente, Manaus conta com 68 CLSs.

Segundo o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Barone, cada Conselho Local de Saúde atua de forma vinculada a uma unidade de saúde, fiscalizando os serviços e colaborando para a melhoria do atendimento à população, com uma composição de 50% de representantes de usuários do SUS, 25% de gestores e 25% de trabalhadores.

“O CLS é uma base do controle social dentro da unidade de saúde, atuando de forma local e de acordo com o território geográfico dos Distritos de Saúde. Os conselheiros debatem os problemas da unidade de saúde e tentam resolver na esfera regional. Quando não conseguem resolver, levam as questões para a esfera superior, que é o Conselho Municipal de Saúde”, informou Lindomar Barone.

O coordenador do processo eleitoral, conselheiro Elson Melo, explicou que a reunião contou com a presença dos gerentes de Atenção à Saúde e de técnicos do Controle Social dos cinco Distritos de Saúde (Disas).

“A reunião foi um momento para o debate sobre o processo de organização da eleição dos Conselhos Locais de Saúde. A Semsa e os Distritos de Saúde sempre oferecem apoio e serão fundamentais na logística para inscrição de candidatos e durante a votação para eleger os conselheiros”, afirmou Elson Melo.

A gerente de Atenção à Saúde do Disa Norte, Anete Dantas, participou da reunião e destacou que as unidades de saúde estarão preparadas para mobilizar as comunidades, apoiar na realização das inscrições e na divulgação das eleições, garantindo maior participação da sociedade no processo.

De acordo com a gerente, o Disa Norte conta atualmente com 11 Conselhos Locais de Saúde e o número deve ser ampliado para 12 com o processo eleitoral do triênio de 2023-2026.

“As unidades de saúde estarão de portas abertas para contribuir em todas as fases da eleição para os conselhos locais, que ao longo dos anos têm tido um papel muito importante no fortalecimento do nosso processo de trabalho. Os conselheiros estão sempre presentes nas unidades de saúde, participando das ações, divulgando os serviços de prevenção de doenças e promoção da saúde. Por meio deles conseguimos chegar mais rápido aos usuários e atender as demandas da comunidade”, ressaltou Anete.

O regulamento do Processo Eleitoral para Conselheiros Locais de Saúde (Triênio 2023-2026), estabelecendo critérios e procedimentos para o processo eletivo e indicativo dos conselheiros, foi publicado na edição Nº 5596 do Diário Oficial do Município (DOM), no dia 30 de maio.

De acordo com o regulamento, a apresentação de representantes para Conselhos Locais de Saúde deverá ocorrer: por indicação do Distrito de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural), no caso da representação do segmento de Gestores, efetuado por meio de Documento Oficial; por eleição do candidato (a) nos casos da representação do segmento dos Trabalhadores da Saúde; e por eleição das entidades ou movimentos sociais e populares nos casos da representação do segmento dos usuários da saúde.

Para a composição dos conselhos locais, os representantes de gestores são nomeados por indicação, os representantes de trabalhadores são eleitos por trabalhadores da unidade de saúde e os representantes de usuários são eleitos por usuários do SUS.

Inscrições

O período de inscrição de candidatos e entidades que concorrerão na eleição, representando as zonas Urbana (Norte, Sul, Leste e Oeste) e Rural (Terrestre e Ribeirinha), está marcado para o período de 3 a 14 de julho de 2023, das 9h às 15h. As inscrições poderão ser realizadas nas sedes dos Distritos de Saúde e as unidades de saúde também irão apoiar no processo de inscrição.

A eleição irá ocorrer entre 28 de julho e 11 de agosto, de acordo com as zonas geográficas de Manaus, na seguinte ordem: zona Rural Ribeirinha – 28 de julho; zona Rural Terrestre – 1º de agosto; zona Norte – 3 de agosto; zona Oeste – 7 de agosto; zona Leste – 0 de agosto; e zona Sul – 11 de agosto. 

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Graziela Praia / Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAGKcq

Tags:EleiçõesManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus notifica 43 veiculos por estacionamentos irregulares 1 Prefeitura de Manaus notifica 43 veículos por estacionamentos irregulares
Próximo artigo 52956118459 cc1d1b9219 c Prefeitura de Manaus recupera emergencialmente rede de drenagem da rua Pará, no conjunto Vieiralves

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus leva auxílio às famílias afetadas pela cheia no rio Negro

56 minutos atrás

Capacitação com foco no teste do pezinho

2 horas atrás
exposicao Antes do Angulo 5

Museu da Cidade recebe exposição ‘Antes do Ângulo’

3 horas atrás
Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro Sao Raimundo 3

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro São Raimundo

3 horas atrás

Recuperação de rua na comunidade Novo Reino

3 horas atrás

Prefeito em exercício faz balanço dos últimos sete dias da gestão

4 horas atrás
Prefeitura intensifica limpeza e mobilizacao no bairro Japiim para acabar com lixeira irregular no entorno de UBS

Prefeitura intensifica limpeza e mobilização no bairro Japiim para acabar com lixeira irregular no entorno de UBS

4 horas atrás

Prefeitura urbaniza área degradada no Santa Etelvina

5 horas atrás

Sinalização em frente a escolas e em vias estratégicas

5 horas atrás
54662970241 7956bf9d8e c

Escolas da Prefeitura de Manaus são premiadas na 26ª Municipíadas de 2025

7 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 15 at 190959 1

Prefeitura de Manaus apreende ônibus clandestinos durante operação ‘Transporte Legal’

8 horas atrás
54662147137 bbb85ebba0 c

Prefeitura de Manaus substitui tubulação e evita alagamentos na zona Oeste

8 horas atrás

Manutenção viária e melhora mobilidade urbana no bairro Alvorada

Prefeitura de Manaus pavimenta ladeiras no ramal Rio Branquinho

Prefeitura de Manaus alinha procedimentos entre órgãos para otimizar concessão de aposentadoria

‘#SouManaus 2025’ confirma Péricles no dia 7/9

Apoio às famílias afetadas pela cheia no rio Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?