Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prefeitura divulga casos de arboviroses em nova edição de informe epidemiológico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura divulga casos de arboviroses em nova edição de informe epidemiológico
Manaus

Prefeitura divulga casos de arboviroses em nova edição de informe epidemiológico

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 8 de janeiro de 2025
5 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atualiza o cenário epidemiológico das arboviroses na capital com a divulgação do primeiro Informe Epidemiológico das Arboviroses deste ano. O boletim, que está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apresenta dados e relacionados a casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro.

O período avaliado compreende de 29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025, no qual foram confirmados quatro casos de dengue. Neste espaço de tempo, o número de casos de zika, chikungunya, oropouche e mayaro, desde o fim do ano passado, seguem sem casos confirmados na capital.

O número total de notificações de casos de dengue até o dia 28 de novembro de 2024 é de 10.647 casos de dengue. Desse total, 2.632 casos foram confirmados.

O total de casos notificados de zika vírus foi de 114, dos quais 21 foram confirmados. A base de dados informa ainda que das 316 notificações de Chikungunya, sendo 20 casos com resultado positivo para a arbovirose. O total de casos confirmados de oropouche e mayaro são de 871 e 7, respectivamente. Estas duas arboviroses são confirmadas por critério laboratorial.

A partir das informações apresentadas, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destaca a importância do engajamento da população para combater os vetores das doenças, como é o caso do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“A população tem um papel estratégico no combate às arboviroses adotando cuidados que não demandam muito tempo. Se cada pessoa se dedicar a localizar e eliminar focos de água parada, já conseguimos um resultado significativo no combate ao Aedes. O checklist semanal 10 minutos contra a dengue é uma ação eficaz para evitar que as doenças se disseminem”, assinala o subsecretário.

LIRAa

Com a chegada do período chuvoso, a Semsa está intensificando as estratégias de vigilância e monitoramento epidemiológico.  Uma das frentes de trabalho está embasado no 2º Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), instrumento que permite que as ações de combate e controle ocorram de forma assertivas, nos bairros mais vulneráveis.

Os resultados do LIRAa mostram que a capital apresenta um índice de Infestação Predial de 1,8%, que significa que está em médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes. Manaus vem mantendo esse patamar desde 2012.

Os indicadores do LIRAa permitiram que a Semsa elaborasse o Mapa de Vulnerabilidade que possibilitou a identificação de 11 bairros prioritários e classificados em Alta Vulnerabilidade, 32 bairros classificados em Média Vulnerabilidade e 20 bairros em baixa vulnerabilidade.

Os bairros Tarumã-Açu, Tarumã, Redenção, Alvorada, São Jorge, Compensa e Santo Antônio (zona Oeste), e Armando Mendes, São José, Tancredo Neves e Jorge Teixeira (zona Leste), estão em alta vulnerabilidade.

Já os de média vulnerabilidade são: Distrito Industrial 1, Japiim, Vila Buriti, Parque 10 de Novembro, Betânia, Centro, Flores, Petrópolis, Aleixo e São Lázaro (zonas Sul e Centro-Sul); Ponta Negra, Santo Agostinho, Lírio do Vale, Planalto, Bairro da Paz, Dom Pedro, Glória e São Raimundo (zona Oeste); Cidade de Deus, Novo Aleixo, Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Novo Israel, Colônia Terra Nova, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina e Lago Azul (zona Norte); Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Coroado, Zumbi e Gilberto Mestrinho (zona Leste).

Os bairros Morro Liberdade, Nossa Senhora de Aparecida, Praça 14 de Janeiro, Chapada, Cachoeirinha, Presidente Vargas, Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, Educandos, Colônia Oliveira Machado, Raiz, São Francisco, Crespo, Santa Luzia e São Geraldo (zona Sul e Centro-Sul); Nova Esperança e Vila da Prata (zona Oeste); Nova Cidade (zona Norte); e Mauazinho e Distrito Industrial 2 (zona Leste), estão classificados como baixa vulnerabilidade.

— — — 

Texto e fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

PMM avança com Plano de Redução de Riscos de Desastres

Por Redação Informe Digital
24 de maio de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida anuncia programa de recapeamento viário para recuperação de mais de 60 quilômetros de vias e reforça compromisso com a mobilidade urbana

Por Redação Informe Digital
23 de maio de 2025
Manaus

PMM realiza recuperação asfáltica em rua do Tancredo Neves

Por Redação Informe Digital
23 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza segunda entrega de prêmios do ano da Campanha IPTU Premiado

Por Redação Informe Digital
23 de maio de 2025
Manaus

Creche da Prefeitura de Manaus realiza ação lúdica alusiva à campanha nacional ‘Faça Bonito’

Por Redação Informe Digital
23 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus prepara seminário para discutir avanços e desafios na redução do óbito materno

Por Redação Informe Digital
23 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?