Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prefeitura discute combate à sífilis em webconferência para profissionais da atenção primária de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Cidades > Prefeitura discute combate à sífilis em webconferência para profissionais da atenção primária de Manaus
Cidades

Prefeitura discute combate à sífilis em webconferência para profissionais da atenção primária de Manaus

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 26 de outubro de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus promoveu uma discussão sobre o combate à sífilis no município, com foco na congênita, durante uma webconferência, na tarde desta quarta-feira, 26/10, voltada a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). A atividade integra a programação semanal do “Diálogos na APS”, estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para manter a educação permanente e contínua dos servidores.

O encontro virtual foi transmitido da sede da Escola de Saúde Pública (Esap), e contou com a participação da gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Cláudia Rolim; da responsável técnica pela área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Sífilis e Transmissão Vertical, Ylara Costa; a médica Fabíola Santos, da Estratégia Saúde da Família (ESF); e da mestre em Saúde Pública, Andréa Beltrão, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Cláudia Rolim informou que a sífilis se tornou um problema de saúde pública que exige ações de enfrentamento coordenadas e potencializadas, com ênfase em ações de prevenção. Por conta disso, o tema da web foi “Fortalecendo o papel da Atenção Primária no Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita”, e contou com mais de 60 participantes.

A enfermeira Ylara Costa explicou que a sífilis é causada pelo Treponema pallidum, e pode ser transmitida por meio da relação sexual (adquirida ou em gestantes) ou da transmissão vertical, da mãe para o feto (congênita).

“As três formas podem ser evitadas, mas seguramente podemos erradicar a sífilis congênita por meio do diagnóstico precoce da sífilis na gestante e com a oferta do tratamento adequado e em tempo oportuno, pois a doença possui cura”, disse.

Ylara apresentou aos servidores o cenário epidemiológico dos diferentes tipos de sífilis em Manaus, com a realidade de cada Distrito de Saúde (Disa) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, os critérios de definição de caso, e a notificação de novos casos de sífilis.

A médica Fabíola Santos explanou sobre a testagem de sífilis nas unidades básicas, a classificação clínica da doença, diagnóstico, sintomas, tratamento, entre outros pontos.

“Quero agradecer o convite de participar mais uma vez do ‘Diálogos na APS’. Sou médica da Atenção Primária e entendo o que os servidores enfrentam no dia a dia para tentar quebrar a transmissibilidade da doença, e hoje vim contribuir para a gente fazer essa troca de experiências”, declarou.

Sífilis congênita

A enfermeira Andréa Beltrão, mestre em Saúde Pública, teve sua fala com foco na sífilis em gestantes e sífilis congênita. “Existe essa necessidade de intervenções em diferentes níveis de atenção e diferentes ciclos de vida da mulher, para impedir que a grávida e o bebê sejam infectados pela doença. O pré-natal de qualidade é uma das principais ferramentas no combate ao problema, quando a gestante deve fazer o rastreio de HIV, sífilis e hepatites virais”, disse.

Andréa, que também atua na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lembrou que a sífilis é uma doença muito antiga, cuja bactéria foi descoberta em 1905, e no ano seguinte já havia testes para seu diagnóstico. O tratamento eficaz, que garante a cura, foi desenvolvido em 1941 e é usado até os dias de hoje.

Com o objetivo de contribuir para a mudança do cenário epidemiológico atual, a Semsa realiza durante todo ano atividades educativas, testes rápidos nas unidades básicas e na comunidade, além da distribuição de preservativos masculino e feminino. Essas ações serão intensificadas durante o mês de outubro, por conta da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita.

— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa
The post Prefeitura discute combate à sífilis em webconferência para profissionais da atenção primária de Manaus appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura de Manaus dá continuidade aos serviços do ‘Mutirão no Bairro’ com manutenção em drenagem profunda no Alvorada

Por Redação Informe Digital
2 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura realiza serviços de manutenção asfáltica no Alvorada

Por Redação Informe Digital
2 de junho de 2025
Manaus

PMM realiza recuperação asfáltica na rua Tristão de Ataíde

Por Redação Informe Digital
2 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura seleciona preceptores para curso de pós-graduação da Escola de Saúde Pública da Semsa

Por Redação Informe Digital
2 de junho de 2025

David Almeida apresenta obras do complexo viário Rei Pelé

Por Redação Informe Digital
2 de junho de 2025

Prefeito David Almeida fiscaliza obras em quatro bairros e reforça compromisso com cronograma e eficiência da gestão

Por Redação Informe Digital
2 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?