Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura desobstruiu 900 bueiros em Manaus no mês de março
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura desobstruiu 900 bueiros em Manaus no mês de março
Manaus

Prefeitura desobstruiu 900 bueiros em Manaus no mês de março

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), emite um relatório mensal que contabiliza a limpeza e desobstrução de bueiros, e no mês de março, foram registradas 900 ações. Os trabalhos ocorreram em 141 ruas de diferentes bairros da capital.

As caixas coletoras, chamadas também de bueiros, são equipamentos de drenagem localizados em pontos estratégicos nas sarjetas, junto ao meio-fio, para a captação das águas das chuvas. Elas são construídas em alvenaria e concreto e tem a função de redirecionar as águas pluviais para dentro das tubulações subterrâneas.

O diretor de Manutenção e infraestrutura urbana da Seminf (Dmiu), Emerson Costa, ressalta a importância da população descartar lixo em locais adequados, para evitar a obstrução das redes de drenagem, o que PODE provocar o rompimento das tubulações e, consequentemente, alagamentos na cidade.

“As caixas coletoras são, na realidade, a porta de entrada do sistema de drenagem e, se houver embalagens, sacolas plásticas, garrafas PET, copos descartáveis e outros objetos descartados de forma irregular nas vias da cidade, a chuva arrasta todo esse material para dentro da REDE de drenagem profunda, bloqueando a passagem da água e comprometendo a vazão do sistema de drenagem”, alerta Emerson Costa.

Para manter a fluidez das redes de drenagem na cidade, diminuindo riscos de alagamentos, a limpeza e desobstrução ocorrem diariamente nos 17 distritos de obras da Seminf, espalhados pela cidade que atuam de forma manual e com o auxílio de caminhão hidrojato, que tem como função principal a sucção de todo o lixo acumulado. Ele suga os resíduos que estejam bloqueando as caixas coletoras e as tubulações. 

Orientações

Para ajudar a amenizar os impactos do descarte irregular, a Secretaria Municipal de limpeza urbana Semulsp sugere que o lixo seja acondicionado corretamente em sacos plásticos resistentes; que o horário da coleta de lixo seja observado, evitando exposição prolongada nas lixeiras e a ação de animais na violação dos sacos; que a população não jogue lixo em vias públicas, calçadas, praças e igarapés.

A Semulsp realiza, diariamente, serviços de limpeza em toda cidade, removendo lixo e resíduos das ruas, das orlas, dos rios e igarapés. Em média, por mês, são recolhidos das orlas cerca de 700 toneladas.

A remoção mecanizada no primeiro trimestre deste ano aponta que foram retiradas das ruas em média 9.821 toneladas de lixo, enquanto que a remoção manual deu conta de retirar, em média mensal, 13.526 toneladas por mês. 

Esse trabalho diário mobiliza cerca de mil servidores, distribuídos por todas as zonas da cidade.

Solicitações de limpeza

A Semulsp conta com o serviço de disk-limpeza, pelos telefones (92) 98401-2542 e 98842-4738, além do serviço agendado de coleta de grandes objetos como sofá, cama, fogão, entre outros, por meio dos telefones (92) 98415-9563 e 98459-5618.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura oferta a vacinação contra a Covid-19 em 74 pontos de Manaus nesta semana
Próximo artigo Desenvolvido pela Esmam, nova edição do projeto “Portas Abertas” conta com participação de graduandos do município de Rio Preto da Eva

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida vistoria obras do Centro Pop, Casa de Passagem e Cras do Mutirão em Manaus

4 horas atrás

Defesa Civil de Manaus explica ausência de alerta sonoro durante forte chuva deste domingo, 5/10

6 horas atrás

Prefeito David Almeida monitora atuação da prefeitura durante forte chuva neste domingo

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza blitz educativa de sensibilização na zona Leste e reforça o respeito à pessoa idosa

10 horas atrás

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais nas zonas Sul e Oeste

11 horas atrás

Centro de Cooperação da Cidade recebe visita do Clube de Desbravadores Leões Celestiais

1 dia atrás

Shopping Phelippe Daou recebe mais de mil visitantes durante ação solidária

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus leva ações culturais ao bairro do Tarumã

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus alcança 80% de avanço na revitalização do distrito de obras de Petrópolis

1 dia atrás

Prefeitura convoca mais 105 vacinadores para atuação em campanha antirrábica

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga edital do concurso público com mais de mil vagas para Semed

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza ações em escolas municipais

2 dias atrás
Prefeitura chega a mais de 20 mil ações fiscais
PMM mantém pontos fixos para imunização contra raiva
PMM revitalização do Distrito de Obras do Santa Etelvina
PMM leva novo asfalto à rua do Zumbi dos Palmares
Manausprev convoca aposentados para recadastro obrigatório
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?