Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus treina profissionais para atendimento às vítimas de violência sexual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus treina profissionais para atendimento às vítimas de violência sexual
Manaus

Prefeitura de Manaus treina profissionais para atendimento às vítimas de violência sexual

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Dando início à programação em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Serviço de Atendimento às Vítimas de violência sexual (Savvis), da Prefeitura de Manaus, que funciona na Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), vinculada à Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou, na quarta-feira, 10/5, uma série de treinamentos com médicos e enfermeiros da unidade.

Esta primeira capacitação teve como tema “Aspectos Clínicos do Atendimento às Vítimas de violência sexual” e como facilitadoras a médica ginecologista Zélia Campos e a pediatra Lorena Holanda.

A enfermeira obstetra e diretora da MMT, Núbia Pereira da Cruz, explica que o objetivo é garantir que os profissionais da unidade estejam qualificados e aptos para atender as vítimas de violência sexual com respeito e dignidade.

“Este ano, chegamos ao 23º ano de mobilização do dia 18 de maio, e o crescente número de casos de violência sexual mostra que precisamos mais do que nunca nos mobilizar, sensibilizar a sociedade, informar e convocar todos a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, disse a diretora.

Registros

Estudo recente publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que o número estimado de casos de estupro no país por ano é de 822 mil, o equivalente a dois por minuto. Desses, apenas 8,5% chegam ao conhecimento da polícia e 4,2% são identificados pelo sistema de saúde. E, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a maior quantidade de casos de estupro ocorre entre jovens, com o pico de idade aos 13 anos. Os principais agressores são parceiros e ex-parceiros, familiares, amigos/conhecidos e, em último lugar, os desconhecidos.

Durante o treinamento, a médica e coordenadora do Savvis, Zélia Campos, informou que 89% dos casos registrados pelo serviço da Moura Tapajóz têm como vítimas crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

“Lutamos para garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. É necessário seguir alertando a população para situações que, para alguns, seriam inimagináveis, como, por exemplo, o fato de que, a maior parte dos casos de violência sexual acontece dentro da própria casa e que em praticamente 98% dos casos o agressor é um familiar”, destacou a médica.

“Todos precisamos saber como identificar as situações de abuso, saber o que fazer quando as identificamos, assim como também tudo o que não deve ser feito”, concluiu Zélia Campos.

No dia 18 de maio, o Savvis da Maternidade Doutor Moura Tapajóz vai realizar, às 9h30, um ato simbólico na sede da unidade de compromisso com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.”.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. O slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

18 de maio

O ano de 2023 marca o 23º de mobilização do 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Este ano também é o marco dos 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo.

Em 1973, aos 8 anos de idade, Araceli foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer. Em 2000, o dia do desaparecimento de Araceli passou a marcar um lembrete para que a sociedade se atente à violência contra as crianças, sendo instituído como o Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“É fundamental a ampla adesão da sociedade, de municípios, redes estaduais, organizações não governamentais e setor privado na mobilização em torno do dia 18 de maio, divulgando o símbolo da campanha e a chamada ‘Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes’”, ressaltou Zélia Campos.

Savvis

A REDE de serviços do Savvis, da Prefeitura de Manaus, funciona na Maternidade Doutor Moura Tapajóz, na avenida Brasil, 1.335, Compensa, zona Oeste, e atende casos agudos e crônicos de violência sexual em regime de plantão, 24h por dia, sete dias por semana.

O serviço é formado por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social) especialmente preparada para o atendimento prioritário e reservado, inclusive com leitos específicos em enfermaria em casos que se mostrem necessária a internação. A orientação é de que o atendimento para casos agudos ocorra em até 72 horas do fato ocorrido. O serviço, no entanto, também acolhe vítimas que estejam fora desse período.

— — —

Texto – Marcella Normando / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePolíciaPrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura promove Dia ‘D’ de prevenção e combate à hipertensão na UBS José Rayol neste sábado 
Próximo artigo Prefeitura de Manaus oferta vacinação antirrábica na zona Sul da capital

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida anuncia início da montagem do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ e lançamento do site oficial para inscrições

7 horas atrás

Prefeitura e Abrasel-AM abrem inscrições para participação gastronômica no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

9 horas atrás

‘Mutirão no Centro’ da prefeitura atende a pedido antigo de feirantes e nivela calçada que serve de estacionamento na Manaus Moderna

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação asfáltica do ‘Plano de Verão’ na zona Oeste

10 horas atrás

Prefeitura alerta para mitos sobre o aleitamento materno

12 horas atrás

Reforço na sinalização em três bairros durante fim de semana

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus sedia encontro regional da UNCME

14 horas atrás

Prefeitura realiza fiscalização para coibir estacionamento irregular em zonas Centro-Sul e Oeste de Manaus

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para ‘Municipíadas da EJA 2025’

14 horas atrás

Novo ACMF chega a quase 11 mil metros quadrados licenciados

15 horas atrás

Sine Manaus oferta 344 vagas de emprego nesta terça–feira, 12/8

16 horas atrás

Esap Manaus participa de encontro nacional em Salvador

18 horas atrás
Unidade de Saúde da Mulher da zona Norte em novo endereço a partir de segunda-feira, 11/8
Prefeitura de Manaus encaminha 49 trabalhadores para vagas fora do Estado em parceria com a Minerva Foods
Mais de 20 equipes participaram da 1ª rodada de futsal dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed
Prefeitura de Manaus notifica aplicação de lambe-lambe em flagrante e aciona empresas
‘Mutirão no Bairro’ no Centro recolhe mais de 520 toneladas de lixo e reforça limpeza urbana na primeira semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?