Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus treina profissionais para atendimento às vítimas de violência sexual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus treina profissionais para atendimento às vítimas de violência sexual
Manaus

Prefeitura de Manaus treina profissionais para atendimento às vítimas de violência sexual

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Abril25 Savvis3

Dando início à programação em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), da Prefeitura de Manaus, que funciona na Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, na quarta-feira, 10/5, uma série de treinamentos com médicos e enfermeiros da unidade.

Esta primeira capacitação teve como tema “Aspectos Clínicos do Atendimento às Vítimas de Violência Sexual” e como facilitadoras a médica ginecologista Zélia Campos e a pediatra Lorena Holanda.

A enfermeira obstetra e diretora da MMT, Núbia Pereira da Cruz, explica que o objetivo é garantir que os profissionais da unidade estejam qualificados e aptos para atender as vítimas de violência sexual com respeito e dignidade.

“Este ano, chegamos ao 23º ano de mobilização do dia 18 de maio, e o crescente número de casos de violência sexual mostra que precisamos mais do que nunca nos mobilizar, sensibilizar a sociedade, informar e convocar todos a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, disse a diretora.

Registros

Estudo recente publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que o número estimado de casos de estupro no país por ano é de 822 mil, o equivalente a dois por minuto. Desses, apenas 8,5% chegam ao conhecimento da polícia e 4,2% são identificados pelo sistema de saúde. E, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a maior quantidade de casos de estupro ocorre entre jovens, com o pico de idade aos 13 anos. Os principais agressores são parceiros e ex-parceiros, familiares, amigos/conhecidos e, em último lugar, os desconhecidos.

Durante o treinamento, a médica e coordenadora do Savvis, Zélia Campos, informou que 89% dos casos registrados pelo serviço da Moura Tapajóz têm como vítimas crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

“Lutamos para garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. É necessário seguir alertando a população para situações que, para alguns, seriam inimagináveis, como, por exemplo, o fato de que, a maior parte dos casos de violência sexual acontece dentro da própria casa e que em praticamente 98% dos casos o agressor é um familiar”, destacou a médica.

“Todos precisamos saber como identificar as situações de abuso, saber o que fazer quando as identificamos, assim como também tudo o que não deve ser feito”, concluiu Zélia Campos.

No dia 18 de maio, o Savvis da Maternidade Doutor Moura Tapajóz vai realizar, às 9h30, um ato simbólico na sede da unidade de compromisso com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.”.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. O slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

18 de maio

O ano de 2023 marca o 23º de mobilização do 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Este ano também é o marco dos 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo.

Em 1973, aos 8 anos de idade, Araceli foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer. Em 2000, o dia do desaparecimento de Araceli passou a marcar um lembrete para que a sociedade se atente à violência contra as crianças, sendo instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“É fundamental a ampla adesão da sociedade, de municípios, redes estaduais, organizações não governamentais e setor privado na mobilização em torno do dia 18 de maio, divulgando o símbolo da campanha e a chamada ‘Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes’”, ressaltou Zélia Campos.

Savvis

A rede de serviços do Savvis, da Prefeitura de Manaus, funciona na Maternidade Doutor Moura Tapajóz, na avenida Brasil, 1.335, Compensa, zona Oeste, e atende casos agudos e crônicos de violência sexual em regime de plantão, 24h por dia, sete dias por semana.

O serviço é formado por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social) especialmente preparada para o atendimento prioritário e reservado, inclusive com leitos específicos em enfermaria em casos que se mostrem necessária a internação. A orientação é de que o atendimento para casos agudos ocorra em até 72 horas do fato ocorrido. O serviço, no entanto, também acolhe vítimas que estejam fora desse período.

— — —

Texto – Marcella Normando / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePolíciaPrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia D da Semsa Prefeitura promove Dia ‘D’ de prevenção e combate à hipertensão na UBS José Rayol neste sábado 
Próximo artigo Unidade Movel do CCZ Prefeitura de Manaus oferta vacinação antirrábica na zona Sul da capital

Mais notícias desta categoria

54666415027 70f2dc5b92 k e1753040734208

PMM realiza prova de residência jurídica da PGM

3 horas atrás
458 vagas de emprego

Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda–feira

4 horas atrás
lixo do rio Negro 1

PMM retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro

6 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 20 at 101152 e1753024932981

Renato Junior passa o bastão após período como prefeito

7 horas atrás
BANNER NOTA 4 3

Unidade de Saúde da Mulher atenderá em novo endereço

8 horas atrás
IMG 4537 1024x768 1

Projeto social no Zumbi dos Palmares recebe apoio da PMM

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 205420

Renato Junior prestigia posse de novos promotores do MP-AM

1 dia atrás
Ana Lopes Goods 3

Creche municipal lança projeto artístico ‘Ana Lopes Goods’

1 dia atrás
BANNER NOTA 13

USF de Petrópolis suspende atendimentos na segunda-feira, 21/7

1 dia atrás
0392bfc6 f2fb 4f17 87a1 485b4fbf6ec5 1024x768 1

Prefeitura de Manaus realiza 13ª Feira de Ciências em escola da zona Norte

2 dias atrás

Manaus terá aquário municipal com peixes amazônicos e rooftop com vista para o rio Negro

2 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 191741 1

Centro de Manaus vai receber mutirão de serviços com ações de infraestrutura, limpeza e ordenamento a partir de 4 de agosto

2 dias atrás

Prefeito em exercício faz balanço dos últimos sete dias da gestão

Prefeitura intensifica limpeza e mobilização no bairro Japiim para acabar com lixeira irregular no entorno de UBS

Prefeitura urbaniza área degradada no Santa Etelvina

Sinalização em frente a escolas e em vias estratégicas

Escolas da Prefeitura de Manaus são premiadas na 26ª Municipíadas de 2025

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?