Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus trabalha na elaboração do Plano de Ação à Mudança Climática
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus trabalha na elaboração do Plano de Ação à Mudança Climática
Manaus

Prefeitura de Manaus trabalha na elaboração do Plano de Ação à Mudança Climática

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Manaus é uma das cidades brasileiras que terá um plano de ação para a mudança climática. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), está elaborando este instrumento de planejamento e de enfrentamento aos eventos climáticos extremos, que deve ser entregue no segundo semestre de 2025 e será apresentado pela gestão pública municipal na COP 30, em Belém (PA). Nesta quarta-feira, 19/3, membros do comitê responsável pela elaboração do plano estiveram reunidos na sede da Semmasclima, para falar das fases do projeto.

No documento, haverá o Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o Levantamento de Riscos e Vulnerabilidades à Mudança do Clima e o próprio Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima, que deve passar por consulta pública e aprovação para criação de instrumento legal. 

Em maio de 2023, foi criado o Comitê Municipal de Mudança Climática, por determinação do prefeito David Almeida, com a missão de elaborar o Plano de Ação à Mudança Climática. O titular da Semmasclima, Fransuá Matos, destaca a importância do instrumento de planejamento para a cidade.

“É interessante que tenhamos um horizonte para planejar e mitigar riscos e, com isso, tentar nos antecipar e traçar estratégias para solucionar alguns desafios ambientais que a população PODE ter. Vários agentes da gestão pública fazem parte do comitê e estão participando da elaboração do plano com a instituição que foi contratada”, destacou o secretário.

Um dos membros do comitê e representante da sociedade civil é o advogado Michael Veiga. Para ele, este é um marco histórico.

“Na reunião de hoje, cada integrante do comitê trouxe sugestões para mitigarmos as problemáticas provenientes das alterações climáticas. O secretário da Semmasclima realmente está empenhado em desenvolver este Plano à Mudança Climática, temática fundamental para o desenvolvimento da cidade”, enfatizou. 

Próximos passos

O gerente de Projetos de Clima da I Care, instituição que participa da elaboração do plano, explica que haverá a integração de uma série de esforços para realizar planejamentos que possam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a resiliência da cidade frente aos eventos climáticos extremos, como secas, enchentes, calor, dentre outros. 

“Este foi o primeiro encontro presencial. Teremos outros momentos de consulta pública, para que possamos elaborar juntos o planejamento climático da cidade de Manaus”, destacou.

— — —
Texto – Taianna Castro / Semmasclima
Fotos – João Viana / Semcom
Disponíveis em –
https://flic.kr/s/aHBqjC61Pt

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem no Parque das Nações
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem na zona Centro-Sul da capital

Mais notícias desta categoria

Prefeitura embarga construção com vergalhões em calçada no Parque 10

37 minutos atrás

Prefeitura informa desvio de itinerário da linha de ônibus 611

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus fiscaliza pontos de venda de alimentos no centro da cidade

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus orienta mães sobre amamentação no retorno ao trabalho

2 horas atrás

prefeituraAgeman intensifica fiscalização do serviço de estacionamento rotativo Zona Azul em Manaus

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus celebra “Dia do Artista de Teatro” no Parque Municipal do Idoso

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva novo asfalto ao conjunto Viver Melhor II e transforma a mobilidade da comunidade

16 horas atrás

Representantes de 15 países da América Latina e Caribe visitam cooperativa que fornece produtos da merenda para a rede escolar da Prefeitura de Manaus

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus executa obra emergencial e garante nova infraestrutura de drenagem na rua Ouro Preto

18 horas atrás

Prefeito David Almeida dá início às obras de mais um conjunto habitacional na zona Oeste

18 horas atrás

Juventude, talento e criatividade: conheça o Espaço Cultura Urbana do #SouManaus 2025

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza rua Jequeri com manutenção asfáltica do Plano de Verão

19 horas atrás
Vice-prefeito Renato Junior cobra que Ageman fiscalize Águas de Manaus para recuperar asfalto imediatamente após obras de saneamento nas ruas da cidade
Operação de retirada de cabos e fios em desuso na Marcílio Dias
Fiscalização autua 62 veículos nas zonas Norte e Leste
Sine Manaus oferta 316 vagas de emprego nesta quinta–feira, 21/8
Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?