Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus tem reunião com Secretaria Nacional de Habitação sobre novas moradias para capital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus tem reunião com Secretaria Nacional de Habitação sobre novas moradias para capital
Manaus

Prefeitura de Manaus tem reunião com Secretaria Nacional de Habitação sobre novas moradias para capital

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Integrando a comitiva do prefeito de Manaus, David Almeida, em Brasília, para reuniões com ministros e secretários ligados ao Desenvolvimento Social e Relações Institucionais, visando acelerar a liberação de repasses de recursos do governo federal, o vice-presidente de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), Renato Queiroz, esteve com o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira.

Nesta quarta-feira, 15/3, Queiroz ainda se reuniu com a coordenadora da região Norte do Programa Minha Casa Minha Vida, Jéssica Italoema Moura. Durante agenda em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ao prefeito David Almeida o retorno do programa na capital.

“Durante o encontro com o secretário nacional tratamos das características e especificações de unidades habitacionais para Manaus, além do NOVO modelo de construção de moradia que o governo federal deverá ter disponível, com publicação em portaria, até o final do mês. Apresentamos os estudos feitos em Manaus, que envolvem construções em seis conjuntos para habitação de interesse social, para atender com moradia digna nas zonas Sul, Leste, Norte e Oeste”, comentou Queiroz.

David Almeida foi até a capital federal em busca de um aporte de R$ 208 milhões que serão revertidos em ações de apoio a famílias afetadas pelos deslizamentos de terra em razão das fortes chuvas dos últimos dias na cidade.

A verba federal será utilizada para a construção de casas populares para pessoas em situação de vulnerabilidade e que moram em áreas de risco já mapeadas.

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH) é responsável por acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia.

Estudos

As propostas encaminhadas ao governo federal buscam atender a moradias populares e promover a retirada de famílias de áreas de risco, uma realidade nacional.

Conforme estudos realizados na gestão atual, Manaus tem áreas públicas da prefeitura que podem comportar programa para construção de unidades habitacionais em várias zonas urbanas. Em busca de parcerias para linhas de financiamento visando a construção das unidades, uma das previsões é a adesão ao Minha Casa Minha Vida, relançado por Lula.

Conforme dados da Vpreshaf, usando recursos próprios e do fundo municipal de Habitação (FMH), há estudos para construção de 50 unidades habitacionais, com possibilidade de ampliação, para atender urgências sociais e decorrentes de desastres naturais ou relacionados a áreas de risco.

“Estamos trabalhando para lançar a licitação e ter essas unidades construídas até o final do ano, destinadas a moradia de interesse social”, explicou o vice-presidente.

O governo federal está ampliando esforços para resgatar a dignidade das famílias que perdem moradias em função das fortes chuvas registradas no Brasil e a habitação é uma das prioridades. O orçamento da pasta para 2023 é de R$ 10,4 bilhões e terão prioridade famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, que terminam habitando em regiões inseguras.

Para as cidades em situação de emergência ou estado de calamidade, o governo federal estruturou a resposta em duas frentes: uma, a partir de planos de trabalho, apresentados ao Ministério da Integração e desenvolvimento regional (MIDR), a serem atendidos com recursos da Defesa Civil nacional; outra, dando prioridade a famílias de baixa renda nos contratos do programa Minha Casa Minha Vida, retomado este ano com a previsão de contratar dois milhões de unidades habitacionais até o final de 2026.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Semcom

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comitê Estadual de Saúde reúne-se com entidades para debater a implantação da Câmara Extrajudicial para a Resolução de Litígios
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recupera redes de drenagens e caixas coletoras em bairros da capital

Mais notícias desta categoria

Manutenção da rede de drenagem repara galeria subterrânea na rua Rio Umatumã em Manaus e reforça segurança local

17 horas atrás

Ecobarreira em Manaus retém 40 toneladas em uma semana e protege o rio Negro

17 horas atrás

Parque Encontro das Águas em Manaus avança com concretagem da oca e implantação urbana

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus remove resíduos da drenagem na rua Iemanjá e evita alagamentos no bairro Tancredo Neves

18 horas atrás

Operação Transporte Legal fiscaliza veículos individuais e complementares em Manaus e registra autuações

19 horas atrás

Procon Manaus apreende 1.461 produtos irregulares em operação de Carnaval na capital

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação da rede de drenagem na rua Berimbau Baiano após rompimento que formou cratera

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta galeria subterrânea de drenagem na avenida Duque de Caxias para reduzir riscos de alagamentos

21 horas atrás

Trecho da avenida Autaz Mirim terá interdição noturna para obras da Cigás entre 23/2 e 16 de março

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na avenida Camapuã para melhorar mobilidade e tráfego

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus cria linha A456 e ajusta itinerários no transporte coletivo urbano

22 horas atrás

Manaus emite Certidão de Habitabilidade para regularização de imóveis e modernização do licenciamento urbano

22 horas atrás
Chuvas em Manaus geram 14 chamados ao Disque 199 e mobilizam Defesa Civil e Sepdec
Prefeitura de Manaus constrói ponte de 40 metros na comunidade Nova Esperança para ampliar mobilidade e segurança
Prefeitura de Manaus realiza capacitação do programa transporte inclusivo para motoristas e cobradores
Prefeitura de Manaus emite alerta severo por risco de alagamentos após chuvas de 19/2 nas áreas urbanas
Turismo em Manaus avança com novos equipamentos e reconhecimento em rankings nacionais e internacionais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?