Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus soma 190 notificações em 14 ruas e avenidas vistoriadas durante ‘Mutirão no Bairro’ no Centro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus soma 190 notificações em 14 ruas e avenidas vistoriadas durante ‘Mutirão no Bairro’ no Centro
Manaus

Prefeitura de Manaus soma 190 notificações em 14 ruas e avenidas vistoriadas durante ‘Mutirão no Bairro’ no Centro

1 hora atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Na quarta semana desde o início do “Mutirão no Bairro” do centro histórico, uma ação inédita da Prefeitura de Manaus, o Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb) já fez 190 notificações e aplicou duas infrações por obstrução de calçada e ocupação irregular do logradouro público, na zona Sul. Os dados foram computados até a terça-feira, 27/8.

Foram notificados comércios e lojistas que insistem em manter produtos nas calçadas, como araras, redes, fogareiros e bancas, além de obras irregulares identificadas durante a operação. Conforme o Plano Diretor da cidade, a Lei Complementar 005/2014, que dispõe sobre o Código de Postura, no artigo 38, parágrafo 2, é “vedado aos estabelecimentos comerciais, imóveis residenciais e órgãos públicos a utilização dos passeios públicos para estacionamento de veículos de moradores, clientes e funcionários ou exposição de produtos”.

O trabalho visa melhorar o ambiente no passeio público como espaços livres multifuncionais, onde ocorrem uma série de atividades, tanto de fluxo de pedestres, acesso a lotes, quanto de convivência social.

Vias fiscalizadas

Quatorze ruas e avenidas já receberam fiscalização, incluindo Barão de São Domingos, rua dos Barés, Coronel Sérgio Pessoa, Leovegildo Coelho, Tabelião Lessa, Pedro Botelho, Rocha dos Santos, Marechal Deodoro, Floriano Peixoto, Marcílio Dias e Miranda Leão.

O mutirão foi iniciado no último dia 4/8, pelo prefeito de Manaus, David Almeida, reunindo 16 secretarias municipais e mais de 1.100 servidores em uma operação integrada de infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade, ordenamento e assistência social. Com duração estimada de 90 dias, o mutirão será dividido em três grandes polos territoriais, e nesta primeira fase contempla 49 ruas.

Fiscalização e infrações

“Além da ocupação irregular de calçadas pelos comerciantes, impedindo o direito de ir e vir, e até mesmo do pedestre acessar com tranquilidade os próprios comércios, encontramos obras em execução sem o devido licenciamento, que foram notificadas e embargadas”, disse o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, que acompanha o mutirão nas ruas do centro histórico.

Sobre as ocupações e obstruções do logradouro público, fiscais do Implurb fazem as notificações, orientam novamente os lojistas, e retornam para verificar se os mesmos não voltaram a colocar produtos, araras e bancas nas calçadas. Duas multas foram aplicadas por descumprimento das notificações, gerando infração pela ilegalidade. Para a gerente de patrimônio histórico (GPH) do instituto, Landa Bernardo, o “Mutirão no Bairro” está renovando o ambiente do centro da capital, levando uma série de serviços públicos ao território.

“Vias como Marcílio Dias, Teodoreto Souto, Guilherme Moreira e Doutor Moreira vão ser liberadas para o acesso de carros e os quadriláteros passam também por grande limpeza urbana, incluindo ações de despoluição visual na fiação aérea de postes de energia. Tudo isso somado vai melhorar a qualidade do ambiente e dar segurança para a população que mora ou que vai ao Centro fazer suas compras ou para passear. É a prefeitura trabalhando neste reordenamento necessário e que só trará vantagens para todos”, afirmou Landa.

Ações

As ações visam requalificar o centro histórico e comercial, onde pulsa a memória, a economia e o turismo da capital. A população também é chamada a ser parceira, respeitando as regras de ocupação e ajudando a manter os espaços organizados.

O “Mutirão no Bairro”, no Centro, não é apenas um trabalho de limpeza e manutenção — é um movimento para valorizar o patrimônio histórico, fortalecer o comércio e oferecer mais qualidade de vida a quem vive, trabalha e visita a região.

— — —

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Fotos – Semcom e Maxwell Oliveira/Implurb

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que regulamenta profissão de mestre e instrutor de artes marciais e defesa pessoal
Próximo artigo Líderes definem que PEC das prerrogativas parlamentares será votada nesta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Agentes de saúde da Prefeitura de Manaus participam de curso de capacitação em primeiros socorros

16 minutos atrás

SouManaus: Avanços do palco Malcher em Manaus

12 horas atrás

Prefeitura inicia troca de pulseiras para o ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras no Parque Municipal do Idoso

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus altera tráfego na Rua Catalão, no Novo Aleixo

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus convoca profissionais em nova chamada do ‘Mais Médicos para o Brasil’

16 horas atrás

Visa Manaus capacita permissionários de venda de alimentos do #SouManaus 2025

17 horas atrás

Curso de cuidador de idosos destaca importância da boa nutrição para o envelhecimento saudável

17 horas atrás

‘Dia D da Educação Especial’ é celebrado em escola da prefeitura

19 horas atrás

Prefeitura remove oito caminhões durante Carga Pesada

19 horas atrás

Sine Manaus oferta 344 vagas de emprego nesta quarta–feira, 27/8

20 horas atrás

Prefeito David Almeida assina edital para construção da ‘Cidade do Autista’ e avança na política de inclusão em Manaus

20 horas atrás
Prefeitura tem alta de 6% em novos alvarás de construção emitidos pelo Implurb
Ação da Guarda Municipal resulta na apreensão de menor no Terminal 5
Prefeitura de Manaus leva obras à zona Norte e transforma realidade da rua Boitita
No Dia do Feirante, prefeito David Almeida entrega 1ª etapa da nova praça de alimentação da feira da Manaus Moderna
Prefeitura de Manaus mantém viva a história do Centro com obras de preservação no pavimento da Bernardo Ramos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?