Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus reunirá instituições para discutir segurança alimentar em contextos emergenciais e de crises humanitárias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus reunirá instituições para discutir segurança alimentar em contextos emergenciais e de crises humanitárias
Manaus

Prefeitura de Manaus reunirá instituições para discutir segurança alimentar em contextos emergenciais e de crises humanitárias

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus irá reunir representantes de diversas instituições, no dia 1º/3, durante o 1º Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto de Situações de Emergências e Crises Humanitárias. A atividade será desenvolvida pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). O evento será realizado no hotel Blue Tree Premium Manaus, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, nº 817, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, explica que o encontro visa discutir e nortear novas estratégias para proporcionar o acesso à alimentação saudável e adequada, identificação e acompanhamento de situação domiciliar de insegurança alimentar e a elaboração do plano de contingência para o enfrentamento da má nutrição.

A desnutrição, que configura um dos principais desafios no país, está muito relacionada à situação de pobreza e é um dos fatores da mortalidade na primeira infância. Além desse problema, o município visa fortalecer o enfrentamento de casos de sobrepeso, obesidade e carência de micronutrientes.

“Esse cenário reforça a necessidade de fortalecimento das ações de vigilância alimentar e nutricional na Atenção Primária à saúde (APS), com profissionais capacitados que estejam aptos a identificar sinais e sintomas e monitoramento de casos de desnutrição infantil, principalmente dos quadros graves e moderados, além de garantir a oferta de cuidados adequados para recuperação dos indivíduos desnutridos”, explica Lia.

No período da manhã, de 8h às 12h, o encontro reunirá 40 representantes da esfera governamental, das áreas da saúde, educação, assistência social, ensino e Pesquisa, entre outras.

Serão promovidas mesas-redondas e as palestras “Compromissos centrais do Unicef na resposta às emergências” e “Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável, e da soberania alimentar no enfrentamento dos agravos da má nutrição”.

À tarde, o público-alvo são 80 profissionais da Atenção Primária do município, de todos os distritos de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde. Serão pactuadas uma série de ações a serem desenvolvidas nos territórios, com foco na triagem dos pacientes, vigilância na APS e o cenário nacional sobre a insegurança alimentar.

“Nosso principal objetivo é promover a qualificação, o diálogo e a integração intersetorial das dimensões alimentar e nutricional, para a garantia dos direitos humanos à Alimentação Adequada (DHAA), da Segurança Alimentar e Nutricional e da promoção de saúde da população e a organização da atenção nutricional no âmbito da Atenção Primária à saúde às pessoas em situação de insegurança alimentar”, destaca Lia Ferreira.

— — — 

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sassá denuncia abandono de obra de ponte que causa alagação de ruas na Cidade Nova
Próximo artigo Em cinco dias, Prefeitura de Manaus retira tubos de ferro, amplia drenagem e inicia reaterro da avenida Djalma Batista

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus implanta nova drenagem na praça José Vitor para conter alagamentos no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste

2 horas atrás

Yara Amazônia Lins é reconduzida à presidência do TCE-AM para 2026/2027 em sessão solene em Manaus

2 horas atrás

Secretaria de Saúde de Manaus lança Dezembro Vermelho com testagem e ações de prevenção ao HIV/Aids

2 horas atrás

Semsa vacina 3.669 pessoas no Dia D e reforça a campanha de vacinação contra a influenza em Manaus

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher com cronograma semanal

3 horas atrás

Rainha Diambi reúne-se com ManausCult em 1º/12 para tratar de cultura, turismo e sustentabilidade

3 horas atrás

Manaus conclui alargamento da avenida do Turismo e amplia capacidade viária em 6,6 quilômetros

3 horas atrás

Sine Manaus divulga 241 vagas em Manaus com atendimento presencial nesta terça-feira 2/12 das 8h às 14h

3 horas atrás

Ageman participa do 14º Congresso Brasileiro de Regulação e ExpoAbar no Rio de Janeiro e amplia cooperação técnica

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus altera itinerário da linha 085 para ampliar cobertura de transporte na zona Leste

4 horas atrás

Operação Trânsito Seguro em Manaus remove 40 veículos e registra 123 autuações na avenida das Torres

5 horas atrás

Semasc Manaus suspende atendimentos presenciais na sede por manutenção na rede elétrica em 3/12

9 horas atrás
Acidente carreta cegonha interdita avenida Rodrigo Otávio e IMMU monta desvio pela rua Nova
Parque Gigantes da Floresta em Manaus fica fechado no sábado 29/11 por causa das chuvas
Vacinação contra a Influenza em Manaus mobiliza 19 unidades e registra 1.455 doses aplicadas no Dia D
Chuvas em Manaus: Prefeitura e Defesa Civil atendem cinco chamadas até as 16h15 na tarde de 29/11
Programa Manaus Cidadã reúne 4 mil pessoas e registra mais de 20 mil atendimentos em 29/11 na zona Norte
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?