A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), segue com os trabalhos de aplicação de nova sinalização viária em diferentes pontos da cidade. O objetivo é organizar o trânsito e aumentar a segurança de pedestres e motoristas.
As equipes executaram pintura de faixas de pedestres, legendas “Pare”, linhas de retenção, linhas amarelas contínuas e seccionadas, além de pintura de bordo em trechos com proibição de estacionamento.
“A sinalização é essencial para garantir a segurança de quem utiliza o sistema viário. Cada pintura, faixa ou legenda tem a função de orientar condutores e pedestres, reduzindo riscos e organizando o fluxo de veículos nas vias da cidade”, destacou o diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.
Na zona Norte, os serviços foram realizados na rua 17 com a rua Marcos Cavalcante, ao lado da escola estadual professor Wilmar Vitoriano, e na rua Tricolor com a rua Marcos Cavalcante, em frente ao hortifruti Reis, ambas no bairro Alfredo Nascimento. A sinalização também foi reforçada na avenida Noel Nutels, entre a rua Tupinambá e a rotatória do Núcleo 23, no bairro Cidade Nova, e na avenida Ibicaré, em frente ao centro educacional Metamorfose, no bairro NOVO Aleixo.
Na zona Leste, a equipe atuou na avenida Tambaqui com a rua Baleia, em frente ao mercadinho Eliza, no bairro Jorge Teixeira, e na rua Barreirinha, no bairro São José Operário, com serviços em frente ao Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, ao Centro Municipal de Arte-educação (Cmae) Aníbal Beça, ao Centro Educacional Inteligente, à policlínica Dr. Antônio Comte Telles e ao Centro Municipal de educação infantil (Cmei) Balbina Mestrinho. A via também recebeu sinalização em frente à escola municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, na rua Edmundo Soares.
Outro ponto atendido foi a avenida Cosme Ferreira, no cruzamento com a rua Antônio Matias, em frente ao colégio adventista Paul Bernard até a rua Miguel Faraday, no bairro São José 1, onde foi aplicada linha amarela contínua indicando proibição de estacionamento.
Segundo o IMMU, os serviços fazem parte de um cronograma contínuo que contempla ruas, avenidas e cruzamentos de todas as zonas da cidade, com foco na melhoria da fluidez e na redução de riscos de acidentes.
— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Divulgação / IMMU