Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus reforça importância do aleitamento materno em ação na zona Sul
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus reforça importância do aleitamento materno em ação na zona Sul
Manaus

Prefeitura de Manaus reforça importância do aleitamento materno em ação na zona Sul

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus reforçam a importância do aleitamento materno em uma ação nesta sexta-feira, 8/8, na creche municipal professora Luzenir Farias Lopes, no bairro Petrópolis, zona Sul. A atividade acontece das 15h às 17h, como parte da agenda da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) referente ao “Agosto Dourado”, mês dedicado à informação, acolhimento e incentivo à amamentação.

Na creche, as equipes da Semsa vão repassar orientações relativas à amamentação em uma roda de conversa com mães, pais, familiares, crianças e educadores. Os profissionais, das áreas de saúde da Criança e do Adolescente, saúde da Mulher, saúde Bucal, saúde do Homem e Nutrição, vão destacar temas como os benefícios do aleitamento materno para mães e bebês, a pega correta na hora do amamentar, o papel das parcerias no apoio às nutrizes, entre outros.

A chefe do Núcleo de Atenção à saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Janaína Terra, explica que os bebês devem ser amamentados exclusivamente com o leite materno até os 6 meses de idade, seguindo com a introdução de alimentação complementar até os 2 anos ou mais. A prática, ela aponta, contribui para reduzir o adoecimento e o óbito das crianças, assim como traz inúmeros benefícios para a mãe.

“A criança que mama ao seio, exclusivamente, até os 6 meses, e depois continua, adoece menos, tem melhor desenvolvimento cognitivo, e se torna um adulto mais saudável, com menos chance de ter pressão alta e diabetes”, exemplifica a servidora.

Conforme Janaína, até o sexto mês de vida, o bebê que recebe o leite materno não precisa de nenhum alimento adicional, nem mesmo água. “O leite materno é composto em sua maior parte de água e tem todos os nutrientes de que o bebê precisa. E, por todos os benefícios que ele traz para a criança, principalmente, foi criado o ‘Agosto Dourado’, para incentivo da promoção e proteção do aleitamento materno”.

O “Agosto Dourado” é inspirado no conceito da “hora dourada”, como é conhecida a primeira hora de vida do recém-nascido com a mãe. A amamentação nesse período, conforme Janaína, contribui para reforçar o vínculo entre mãe e bebê, a partir do contato pele a pele, e até ajuda na recuperação da mulher após o estresse do parto.

“Após um parto normal, por exemplo, colocar o bebê no peito da mãe e incentivar a amamentação ajuda na contração do útero e na redução do sangramento, diminuindo o risco de hemorragia”, aponta.

Programação

Conforme Janaína Terra, ações de promoção do aleitamento materno ocorrem ao longo de todo o ano nas unidades da Semsa Manaus, sendo intensificadas no “Agosto Dourado”. As atividades alcançam todas as unidades da REDE de Atenção Primária, além dos Distritos de saúde (Disas), que promovem ações em unidades básicas e em creches, em parceria com a Secretaria Municipal de educação (Semed).

“Neste mês, todas as unidades de saúde terão atividades e encontros com grávidas, nutrizes e profissionais da REDE de apoio, enquanto os Disas realizam a ‘Semana do Bebê Manauara’, que iniciou no Oeste, na última semana, e segue no Sul, com a ação desta sexta-feira”, informa.

A agenda do “Agosto Dourado” da Semsa terá abertura oficial na terça-feira, 13/8, na unidade de saúde da Família (USF) Gebes Medeiros, no bairro Jorge Teixeira, coincidindo com a ação do Disa Leste na “Semana do Bebê Manauara”. O evento marca ainda a abertura da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2025, com o tema “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.

A primeira atividade da “Semana do Bebê Manauara” da Semsa ocorreu na USF Walid Aziz, vinculada ao Disa Oeste, no último dia 1º/8. Após as ações do Disa Sul, nesta sexta-feira, e do Disa Leste, no próximo dia 13, a agenda da iniciativa segue com atividade na creche municipal Edith Monteiro Porto, no bairro Cidade Nova, vinculada ao Disa Norte, no dia 22; e na escola municipal professora Neuza dos Santos, no ramal do Pau Rosa, vinculada ao Disa Rural, no dia 29 de agosto.

— —- —  
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza obras estratégicas noturnas e reforça infraestrutura no Centro
Próximo artigo Centro recebe nova sinalização e organização do trânsito

Mais notícias desta categoria

Prefeitura alerta para possibilidade de chuvas neste sábado

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza força-tarefa

12 horas atrás

Romu promove ação social em abrigo infantil

14 horas atrás

PMM conclui obra emergencial de drenagem no Vila da Prata

1 dia atrás

Guarda Municipal apreende peles e ossadas de animais

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recupera via no bairro Raiz

1 dia atrás

Prefeitura realiza recuperação asfáltica no bairro Coroado

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza 2º Megafeirão de Empregabilidade

1 dia atrás

Ação educativa da Prefeitura de Manaus conscientiza estudantes

1 dia atrás

Nova frente do pacote de recapeamento viário na zona Norte

1 dia atrás

Prefeitura retoma grupo de trabalho para revitalização dos jardins da praça Dom Pedro II

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura com manutenção asfáltica no bairro Zumbi dos Palmares

1 dia atrás
Apreensão de bebidas irregulares na operação ‘Zero Metanol’
‘Semana da Criança’ encerra com baile e entrega de espaços lúdicos na creche municipal Dalila Bentes
Prefeitura de Manaus licencia quase 500 mil metros quadrados de Habite-se de janeiro a agosto
‘Brinca Manaus’ leva diversão e solidariedade à zona rural
Encontro intergeracional entre alunos e idosos na FDT
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?