Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus reforça importância da atualização vacinal contra o sarampo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus reforça importância da atualização vacinal contra o sarampo
Manaus

Prefeitura de Manaus reforça importância da atualização vacinal contra o sarampo

5 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus reforça a importância da atualização vacinal contra o sarampo para fortalecer a proteção da população e evitar a reintrodução da doença no município. A vacinação contra a doença é gratuita, por meio do Sistema Único de saúde (SUS), sendo ofertada em mais de 170 salas gerenciadas pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), distribuídas em todas as zonas geográficas da capital.

A vacinação contra o sarampo é indicada para todas as pessoas com idade de 12 meses a 59 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas utilizadas no Brasil para a prevenção da doença são a tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola, e a tetraviral, que acrescenta a essas a proteção contra a varicela, sendo ambas ofertadas na rotina do serviço público de saúde.

A cobertura vacinal contra o sarampo em Manaus é, atualmente, de 90,92%, considerando a primeira dose da tríplice viral, e de 81,61%, considerando a segunda dose, entre crianças a partir de 1 ano de idade. A meta definida pelo Ministério da saúde para o imunizante é de 95%.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, assinala que os índices vacinais abaixo da meta trazem o risco de reintrodução do sarampo no município. Ela ressalta que, neste ano, já foram registrados casos da doença em outros Estados, a exemplo de São Paulo e Tocantins, e em outros países, como a Bolívia, que é vizinha do Brasil e que, hoje, enfrenta um surto.

“Ter mais gente vacinada é a principal forma de barrar o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa. Por isso, pedimos aos pais que não deixem de imunizar suas crianças, e às pessoas com esquema vacinal incompleto que vão até a unidade básica para receber a dose faltante”, orienta a secretária.

Conforme Shádia, os imunizantes contra o sarampo são ofertados em 172 salas de vacina da Semsa, distribuídos nos cinco distritos de saúde da capital, Norte, Oeste, Leste, Sul e rural. A lista de locais, com endereços e horários de funcionamento, PODE ser consultada on-line no site da secretaria municipal, com acesso direto pelo endereço www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/vacinacao/.

Esquema vacinal

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explica que o esquema vacinal contra o sarampo, conforme o calendário nacional, prevê uma dose da tríplice viral para crianças aos 12 meses, seguida de uma dose da tetraviral, ou da tríplice viral em conjunto com varicela monovalente, aos 15 meses.

“Pessoas de 5 a 29 anos devem comprovar duas doses da tríplice viral. Caso não tenham recebido anteriormente, o intervalo entre as doses é de 30 dias. Por sua vez, as pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos devem comprovar uma dose de tríplice viral”, esclarece.

Isabel enfatiza a importância da atualização vacinal para as famílias que planejam viajar para outros Estados e países com registro recente de casos de sarampo.

“Para evitar a infecção em locais com a presença da doença, pais, crianças e demais familiares devem estar com a vacinação em dia com,  ao menos, 15 dias de antecedência da viagem”, orienta.

Agravo

O sarampo é uma infecção aguda, sendo o vírus da doença transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas ou aerossóis, a partir da fala, espirros e tosse.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Viviana Cláudia Almeida, ressalta o alto grau de transmissibilidade do agravo. “Uma pessoa infectada PODE contaminar de 12 a 18 pessoas suscetíveis, ou seja, pessoas não vacinadas ou que nunca tiveram sarampo”, relata.

A principal medida de prevenção, conforme a gerente, é a vacinação completa, sendo recomendado também o isolamento domiciliar dos sintomáticos, o uso de máscara em ambientes fechados e o evitamento de locais com aglomeração de pessoas.

Os sintomas da doença, conforme Viviana, incluem febre e manchas avermelhadas, começando da cabeça e indo para os pés, podendo ocorrer também tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na boca. Ela orienta que casos suspeitos da doença devem ser encaminhados imediatamente a uma unidade da REDE de Atenção Primária à saúde (APS).

“Lá eles serão avaliados e notificados, sendo ainda solicitados exames e repassadas orientações quanto às medidas de isolamento. Em caso de suspeita, serão investigados e acompanhados pelas equipes de vigilância em saúde da Semsa para ações de bloqueio”, explica a gestora, complementando que não há tratamento específico para sarampo, sendo ofertado suporte clínico quando necessário.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova penas mais duras para militares que agredirem subordinados
Próximo artigo Comissão aprova criação de sistema de informações sobre políticas para crianças e adolescentes

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus deixam infiltração, desabamento e rompimentos de bueiros até 24/12, diz prefeitura

5 horas atrás

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

9 horas atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

10 horas atrás

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

1 dia atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

1 dia atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

1 dia atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

1 dia atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

1 dia atrás
Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS
Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025
Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?