Prefeitura substitui tubos danificados por manilhas de concreto armado após desgaste causado por construção irregular.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), atua nesta terça-feira, 10/2, na recuperação de uma REDE de drenagem na rua Girassol, no bairro Lírio do Vale 1, zona Oeste. As equipes substituem tubos danificados por manilhas de concreto armado para restabelecer o funcionamento do sistema e prevenir riscos à população.
Intervenção e causas
Durante a ação, técnicos retiraram trechos da tubulação afetada e instalaram novas manilhas, material considerado mais resistente para suportar a carga do solo e o fluxo das águas pluviais. O serviço foi iniciado após a identificação de danos provocados por uma construção irregular: uma laje com coluna de sustentação foi edificada sobre a tubulação da prefeitura, o que desanelou os tubos e comprometeu a REDE.
A Defesa Civil realizou vistoria técnica no local e, por medida de segurança, a família que residia na área foi retirada. Em seguida, a Seminf iniciou os trabalhos de recuperação para assegurar a estabilidade do solo e reduzir o risco de alagamentos e acidentes no entorno.
Posição da administração
O vice-prefeito e secretário da Seminf, Renato Junior, afirmou: “Essa é uma obra necessária para garantir segurança à população. A drenagem não PODE receber cargas indevidas, porque coloca em risco não só a estrutura, mas principalmente a vida das pessoas. Nosso trabalho é Agir rápido, corrigir o problema e evitar que o pior aconteça”.
Reações de moradores
A moradora e confeiteira Sebastiana Rodrigues, de 69 anos, disse que a resposta do município foi rápida: “Graças a Deus não aconteceu o pior. Realmente a reforma foi feita e a gente não sabia que tinha uma galeria embaixo. Assim que o buraco abriu perto da coluna que segura a laje, ligamos para a prefeitura, explicamos a situação e a prefeitura veio rápido para resolver”.
O autônomo Aécio Pinheiro, de 49 anos, destacou o aprendizado: “Fica a lição de sempre averiguar antes de fazer uma obra. O serviço está muito bem feito pela Prefeitura, estão de parabéns pela qualidade”.
Texto – Valesca Martins/ Seminf | Fotos – Márcio Melo/ Seminf
Assuntos nesse artigo:
#prefeiturademanaus, #Seminf, #redededrenagem, #drenagem, #ruagirassol, #liriodovale1, #zonaoeste, #manilhasdeconcreto, #defesacivil, #renatojunior, #sebastianarodrigues, #aeciopinheiro, #construcaoirregular, #recuperacao, #manutencao, #moradores, #alagamentos, #obras, #seguranca, #valescamartins


