A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), realizou o seminário “O Estado da Arte da educação Ambiental no Amazonas”, em alusão ao Dia Mundial da educação Ambiental, celebrado no dia 26 de janeiro. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 29/1, no auditório da Ciência, sede do INPA, e contou com palestras e painéis de especialistas locais e nacionais.
Para o secretário em exercício da Semmas, Elton de Oliveira, este é um momento importante de valorização da educação Ambiental. “Eu parabenizo toda a equipe da Semmas que está diariamente junto à população da nossa cidade, conscientizando sobre a importância do respeito ao meio ambiente. Se queremos um futuro sustentável, precisamos cuidar da natureza desde o presente”, destacou o gestor.
O diretor do INPA, professor e doutor Henrique dos Santos Pereira fez a palestra “educação Ambiental como Estratégia de Enfrentamento ao Negacionismo Ambiental e Climático na Amazônia”. Na sequência, houve um painel virtual, com dois especialistas nacionais, com o tema: O Estado da Arte da educação Ambiental no Brasil, sob apresentação do doutor Marcos Sorrentino, do Departamento de educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da professora Maria Henriqueta Raymundo, da Articulação Nacional de Políticas Públicas de educação Ambiental (ANPPEA) e da Plataforma MonitoraEA.
O evento teve sequência com o painel “Estado da Arte da educação Ambiental no Amazonas”, com a representante da Comissão Interinstitucional de educação Ambiental do Amazonas (CIEA-AM), Edilene Barbosa. Em seguida, foi a vez do painel “O Estado da Arte da educação Ambiental em Manaus”, com o professor Arone do Nascimento Bentes, subsecretário de Gestão Educacional da Semed e com Eriany da Silva Paiva Souza, diretora do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas.
A última palestra foi “Construindo o Mapa do Caminho da educação Ambiental no Amazonas”, com a professora doutora Genoveva de Azevedo, do Laboratório de Psicologia e educação Ambiental do INPA (Lapsea/INPA); e a professora doutora Luiza Magalli Pinto Henriques, Coordenadora-Geral do CGEE.
— — —
Texto – Taianna Castro/Semmas
Foto – Marcos Hideki/Semmas


